Pesquisa salarial: Entenda como funciona e importância

pesquisa salarial exemplo de pesquisa salarial

Você sabe o que é uma pesquisa salarial? Pois saiba que pode ser de grande ajuda a empresa e seus funcionários!

Antes de mais nada, pensando nas suas possíveis dúvidas quanto a uma pesquisa salarial, nós da Conexa criamos esse post completo. Entenda como funciona essa ferramenta, sua importância e muito mais!

Para saber mais, é só me acompanhar!

Vamos lá?

O que é pesquisa salarial?

pesquisa salarial pesquisa salarial sine

Em primeiro lugar, você sabe o que é uma pesquisa salarial? Pois bem, é neste ponto que começaremos.

Podemos definir a pesquisa salarial como uma ferramenta de auxílio às empresas e aos funcionários. Logo, trata-se de uma pesquisa que ajuda na tomada de decisões.

Você já se perguntou se o salário que recebe é justo pela sua função exercida?

De modo geral, a pesquisa salarial possibilita a empresa se posicionar quanto cada funcionário receberá pela sua função exercida com base no mercado. Deste modo é possível criar um planejamento e definir salários e benefícios justos aos funcionários.

Além de ser algo de direito do funcionário, ainda ajuda atrair novos profissionais e reter talentos importantes na empresa.

Qual a função de uma pesquisa salarial?

Certo, então agora você deve estar se perguntando qual a função desta pesquisa salarial. Já pensou se cada empresa resolvesse pagar aos seus funcionários um valor? Assim, em algum momento alguém sairia prejudicado.

Sendo assim, eu diria que a maior função de uma pesquisa salarial é trazer valores de referência que podem ser pagos aos funcionários pelas empresas.

Contudo, saiba que não é obrigatório que as empresas sigam a pesquisa salarial. Apesar de ser recomendado. Para isso temos o sindicato que é responsável por trazer pisos de pagamento que podem ser seguidos.

Importância de fazer uma pesquisa salarial

pesquisa salarial pesquisa salarial love mondays

Agora falemos um pouquinho sobre a importância de fazer uma pesquisa salarial.

Primeiramente, é por meio de uma pesquisa salarial apurada que se torna possível identificar o quão atrativos aos profissionais é a sua empresa, assim como, o seu posicionamento salarial. É recomendado que seja aplicado aos negócios para não ser pego despercebido. Com isso é possível estabelecer referências e critérios internos.

A importância da pesquisa salarial, então, é de um padrão salarial para as empresas. Assim, é possível tomar posicionamento em relação ao mercado e muito mais. Como por exemplo, definir estratégias para atrair e manter profissionais qualificados, diminuindo assim, o seu turnover.

Isso tudo ajuda a empresa a ser mais competitiva no mercado e crescer.

Vantagens de uma pesquisa salarial

pesquisa salarial pesquisa salarial gratuita 2021

Igualdade no ambiente trabalho

Em primeiro lugar, como vantagem temos a igualdade. Seguir à risca os dados de uma pesquisa salarial é garantir retorno proporcional a todos os membros independente da empresa.

Engajamento dos membros

Agora falemos sobre o engajamento dos membros, que é fundamental para o andamento de tarefas e serviços. Ao receber o que merece pelo seu trabalho, garante ao membro um maior reconhecimento. Como consequência, temos o crescimento da empresa

Melhoria na imagem da empresa perante aos colaboradores, concorrentes e mercado em geral

Uma das principais perguntas de uma pesquisa salarial consiste em avaliar a satisfação do membro com a empresa. Ou seja, isso envolve a imagem do negócio perante aos colaboradores e concorrentes.

De modo geral, a imagem de uma empresa está ligada aos seus funcionários. Logo, receber valores justos pode ajudar nas avaliações.

Profissionais mais qualificados

Por fim, com avaliações positivas, a sua empresa entra na concorrência de forma positiva. Isso implica em profissionais qualificados em busca de uma vaga de trabalho no negócio.

Ou seja, só vantagens.

Como fazer uma pesquisa salarial no mercado?

pesquisa salarial pesquisa salarial gratuita

O primeiro passo para quem deseja fazer uma pesquisa salarial, é ter um objetivo bem definido. Por exemplo: você deseja medir a satisfação dos funcionários com a empresa? Em seguida, faça uma média salarial dentro da sua empresa e compare com concorrentes do mesmo setor. Verifique se o resultado condiz com as atividades exercidas.

E claro, invista em um RH estratégico, além de sites como Glassdoor a favor do negócio, por exemplo.

Quais são as etapas de uma pesquisa salarial?

Primeiramente, saiba que as etapas de uma pesquisa salarial também podem variar de acordo com as empresas participantes. Mas podemos fazer um breve passo a passo aqui:

A primeira etapa na pesquisa salarial é a elaboração de perguntas, que deverão ser as mesmas para todas as empresas participantes. Em seguida, os dados são coletados a partir das respostas dos funcionários e tabuladas. Posteriormente é a hora de analisar o resultado, receber recomendações de melhoria com base nisto e o relatório aos participantes.

Bem simples, não é mesmo?

Tipos de dados coletados em uma pesquisa salarial

pesquisa salarial pesquisa salarial catho

De modo geral, os dados coletados em uma pesquisa salarial tem somente a finalidade de trazer um padrão as empresas. Os mais importantes são o salário em si por função, benefícios oferecidos, adicionais, remunerações e satisfação com a empresa, por exemplo.

Existem perguntas padrões a serem utilizadas, contudo, são considerados diferentes contextos como a região, área de atuação e muitos outros. Logo, as perguntas e os resultados podem variar.

Dependerá do especialista ou site.

O que mais levar em consideração na pesquisa?

Já deu pra perceber que a pesquisa salarial pode ser de grande importância para o crescimento da empresa, contudo, existem fatores dentro da pesquisa que precisam de ainda mais atenção.

Dentre eles:

Benefícios

Em primeiro lugar, os benefícios. A maioria dos profissionais procuram possíveis benefícios ao analisarem vagas de empresa, ou ao menos, oportunidades.

Principalmente cidades grandes acabam incluindo além do salário, benefícios como vale transporte e vale alimentação por exemplo. Outras empresas optam pelos benefícios com o crescimento do funcionário dentro da empresa, como aumento no ticket alimentação. Assim por diante.

Seguros de vida e planos de saúde ou odontológicos também são importantes dentro da pesquisa salarial.

Saúde empresarial

Um dos fatores que mais impactam no dia-a-dia de uma empresa é a saúde dos colaboradores. E quando falamos de saúde estamos falando sobre vários aspectos dela: a saúde física e a saúde mental, acima de tudo.

Por isso, cada vez mais as empresas têm investido em soluções que deem aos seus colaboradores melhores possibilidades de acompanhamento da saúde tanto deles próprios quanto das famílias. Quem nunca pensou em escolher uma vaga de emprego por causa do “convênio” que a empresa tinha?

Porém, com a popularização dos aplicativos e novas tecnologias, serviços complementares como a telemedicina têm ganhado bastante espaço nas corporações. Na maior parte dos casos, os colaboradores gostariam de poder resolver algumas questões de sua saúde sem precisar sair de casa e isso faz muita diferença para eles.

Afinal, algumas consultas como a terapia online ou mesmo com uma especialidade médica para tirar dúvidas podem ser feitas de casa.

Além disso, serviços de saúde corporativa têm dado cada vez mais atenção a especialidades que antes eram mais negligenciadas pelos planos de saúde comuns. Entre elas podemos citar a nutrição e a psicologia como as principais – e que devem contar com a atenção para o bem estar e o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Remuneração variável

O que você entende por remuneração variável? Pois bem, aqui consideramos uma possibilidade de aumento salarial, ou as famosas comissões.

Diversas empresas implementam uma remuneração variável. Pode ser de grande vantagem para uns e não para outros. Ou seja, são considerados os méritos por um bom serviço ou por ter batido as metas de vendas, por exemplo. E por aí vai.

É válido considerar na pesquisa salarial se existem aumentos nos salários dos funcionários e qual o período analisado. Assim como, se as comissões estão ajudando a manter os membros motivados com as tarefas.

Incentivos de curto ou longo prazo

Se tem algo que pode atrair profissionais qualificados e reter talentos são incentivos de curto ou longo prazo. De modo geral, a meta é gerar engajamento e motivação. E como seria isso? Como um exemplo bem simples, pense no crescimento dentro da empresa.

Existem pessoas que trabalham por anos em um mesmo cargo, com os mesmos benefícios e salário. Aos poucos é possível ver o membro desmotivado e aí entram os turnover.

Uma forma de reverter esse problema é dar incentivos, como possibilidades claras de crescimento dentro da empresa, recompensas pelo trabalho e reconhecimento.

Esse é um dos pontos mais importantes a serem levados em consideração em uma pesquisa salarial.

Diferenciais na empresa

Por fim, o que as empresas oferecem de diferencial aos seus funcionários? Aqui daremos o exemplo de treinamentos!

Uma das metas do RH é manter os membros da equipe motivados e engajados. Uma das maiores táticas adotadas são os treinamentos, por exemplo.

Além disso, os treinamentos são diferenciais em muitas empresas, pois promovem o conhecimento em diversas áreas, o que garante não só o crescimento pessoal, mas também empresarial. Já tem sido visado e aplicado por grandes empresas.

Qual é o número mínimo de empresas indicadas para a pesquisa salarial?

pesquisa salarial pesquisa salarial brasil

De modo geral, o número mínimo de empresas indicadas para uma pesquisa salarial pode variar e muito. Logo, são considerados critérios, regiões e entre outras.

Levando em consideração as opiniões de alguns especialistas no assunto, podemos estimar como mínimo, de 10 a 12 empresas.

Apesar de existir um número mínimo de empresas indicadas para uma pesquisa salarial, é importante considerar imprevistos, visto que uma empresa convidada não precisa necessariamente aceitar o convite.

Qual o melhor site de pesquisa salarial?

De modo geral, existem diversos sites bons na internet que podem ajudar funcionários e empresas a se informar sobre salários. Existem diversos cargos, setores, cidades do Brasil e ainda, outros países. Ou seja, amplas possibilidades de comparação.

Pensando nisso, fizemos uma breve listinha com 4 dos melhores!

Exemplos de perguntas para uma pesquisa salarial

Primeiramente, saiba que as perguntas utilizadas em uma pesquisa salarial são padrões. A meta é recolher feedbacks dos funcionários a fim de descobrir se estão cientes de seus direitos. Como por exemplo, remunerações além do salário em si.

Assim, é possível saber também qual a satisfação do profissional com seu salário e benefícios.

Uma equipe de especialistas fica responsável pela elaboração das perguntas de uma pesquisa salarial pensando em um todo: empresa e membros.

Além disso, existem critérios específicos de cada empresa para a elaboração das perguntas, logo, o uso efetivo das informações precisa levar em conta as referências.

Como exemplo de perguntas, temos:

  • Quantos funcionários trabalham na sua empresa?
  • Levando em conta a sua experiência com base em seu salário e remuneração, qual a probabilidade de você recomendar conhecidos para trabalhar conosco?
  • Com qual frequência seu salário aumenta?
  • Sua empresa incentiva seus funcionários?
  • Quais são as porcentagens de desconto que a empresa faz para os serviços de pensão ou saúde?

E assim por diante.

Como elaborar um plano de cargos e salários?

pesquisa salarial pesquisa salarial 2021

Antes de mais nada, você sabe elaborar um plano de cargos e salários?

De modo geral, se você deseja oferecer a sua empresa e seus funcionários remunerações mais justas, o plano de cargos e salários pode te ajudar. Aqui é o melhor caminho para o crescimento de seus funcionários devido a motivações e reconhecimento dentro da empresa.

Outro ponto fundamental é colocar os profissionais nas posições corretas dentro da empresa de acordo com seus talentos.

Pensando nisso, em uma série de melhorias na empresa, a equipe de RH fica responsável por elaborar o plano de cargos e salários. O passo a passo você confere a seguir:

Em primeiro lugar, você precisa entender o andamento da empresa, quais são as hierarquias, procedimentos estratégicos e abordagem do RH, por exemplo. Se desejar alterar cargos e salários, é de extrema importância convocar uma reunião com os membros. Se todos estiverem cientes e de acordo, é só prosseguir com a coleta de dados e partir para a classificação dos cargos. Aqui é importante destacar todas as descrições de funções.

Além disso, após essas etapas, o ideal é que seja realizada uma pesquisa salarial a fim de comparar a remuneração para posteriormente criar uma faixa salarial dentro da empresa.

Conheça a Conexa Saúde

Por fim, conheça a Conexa  Saúde, a maior plataforma focada em cuidado integrado da América Latina. Os médicos e instituições de saúde são conectados aos pacientes através da telemedicina. Aqui você conta com diversas soluções em saúde digital, sejam hospitais, clínicas ou empresas.

Temos ainda, as unidades de negócios que fazem parte da Conexa Saúde, como: Conexa Operadoras, Docpass e a Conexa Corporate, ao qual será citada a seguir.

Desde 2017 revolucionando a medicina!

Conexa Corporate

Falemos agora sobre um produto da Conexa voltado às empresas: o Corporate. Aqui temos serviços em saúde digital visando proporcionar saúde e bem-estar às equipes de organizações. Além disso, independente da localidade, a Conexa Corporate te ajuda a reduzir custos e absenteísmo de colaboradores.

Confira mais informações aqui.

Conclusão

Já deu pra perceber que a pesquisa salarial pode ser de grande ajuda para uma empresa e seus funcionários, não é mesmo? Sendo assim, invista na ferramenta e aproveite as vantagens oferecidas por ela.

Lembre-se, investir em seus funcionários é investir em sua empresa!

Esperamos que este post possa ter sanado suas dúvidas, caro leitor! Confira mais em nosso blog!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!