Toda empresa que visa a uma gestão estratégica, certamente, já planejou realizar uma pesquisa de clima organizacional.
Afinal, essa prática desempenha um papel fundamental dentro de uma organização, pois tem por objetivo mensurar, analisar e avaliar a forma como os colaboradores se enxergam dentro do negócio, quais são as suas perspectivas, qual a sua relação na equipe e com o ambiente, entre outros aspectos importantes.
Com isso, o gestor passa a ter uma visão muito mais ampla sobre o quão engajadas são as pessoas, o que precisa melhorar, quais são os desejos e as necessidades para as equipes se empenharem mais e reconhecerem seus valores.
Pensando nisso, a gente resolveu preparar um miniguia para mostrar como montar uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa e realizá-la na prática! Quer saber mais? Então, continue até o final e tome nota das dicas!
Qual é o passo a passo para fazer uma pesquisa de clima organizacional?
1. Faça um planejamento estratégico
A primeira etapa para a realização de uma pesquisa de clima é definir todo o escopo dela. Ou seja, quais são os objetivos, qual modelo será seguido (entrevista, formulário, online etc.), qual o momento e o local (um evento, no expediente, em casa etc.) e quem será o público (gestores, equipes, parceiros etc.).
Afinal, quanto mais direcionada for a pesquisa de clima, mais os dados e informações gerados serão úteis para a tomada de decisão posteriormente. Além disso, é fundamental que haja esse planejamento prévio para não criar ações confusas e com pouco foco!
2. Seja direto com perguntas objetivas
Uma das principais dúvidas de quem pretende realizar uma pesquisa de clima é justamente o que perguntar! De fato, não há uma receita pronta com quais perguntas fazer, pois isso deve estar de acordo com o objetivo do trabalho. No entanto, o mais importante é focar questões objetivas, diretas e que gerem informações realmente úteis.
Uma dica é que sejam criados formulários padronizados, de preferência, de múltipla escolha, com avaliações por notas, estrelas e respostas rápidas, do tipo "sim" e "não". Essas estratégias costumam ser mais objetivas do que respostas longas e pessoais, que podem confundir e gerar entendimentos errados na hora de mensurar.
3. Avise aos colaboradores
Comunique-se com suas equipes antes de realizar a pesquisa de clima, explicando os objetivos principais, mostrando a importância da participação de todos e garantindo a segurança dos dados e as informações dos participantes.
É fundamental que o colaborador se sinta à vontade para responder às questões sem medo de expor o seu ponto de vista. Se preferir, é possível realizar uma pesquisa de clima sem a necessidade de identificação também.
Como compilar as informações geradas na pesquisa de clima?
Após a realização da pesquisa de clima, é hora de agrupar as informações e começar a mensurá-las. Como já citamos, quando as respostas são objetivas e padronizadas, fica mais fácil organizar tudo e avaliar uma média. Se já houver outras pesquisas anteriores, é indicado fazer comparações, para analisar se as últimas mudanças geraram efeitos ou não.
No caso de ser a primeira vez, lembre-se de guardar esses dados e, principalmente, de criar um planejamento de ações de acordo com os resultados obtidos. Para ajudar na análise, seguem algumas dicas:
- busque usar planilhas ou sistemas próprios para mensurar tudo;
- trabalhe com gráficos;
- se não quiser mostrar os resultados com detalhes, apresente, pelo menos, as ações a serem tomadas na empresa;
- planeje outras pesquisas de clima para avaliar o desempenho das mudanças.
Enfim, essas foram as dicas de como e por que realizar uma pesquisa de clima dentro da empresa. Sem dúvidas, essa estratégia obtém opiniões e visões de toda a equipe e promove melhorias em prol de todos, permitindo criar um ambiente agradável e satisfatório para as atividades.
Gostou? Quer mais uma dica imperdível sobre clima organizacional? Então, confira também nosso próximo post e saiba como adotar a cultura do feedback dentro de sua empresa!