Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 3 passos

pesquisa de clima

Toda empresa que visa a uma gestão estratégica, certamente, já planejou realizar uma pesquisa de clima organizacional.

Afinal, essa prática desempenha um papel fundamental dentro de uma organização, pois tem por objetivo mensurar, analisar e avaliar a forma como os colaboradores se enxergam dentro do negócio, quais são as suas perspectivas, qual a sua relação na equipe e com o ambiente, entre outros aspectos importantes.

Com isso, o gestor passa a ter uma visão muito mais ampla sobre o quão engajadas são as pessoas, o que precisa melhorar, quais são os desejos e as necessidades para as equipes se empenharem mais e reconhecerem seus valores.

Pensando nisso, a gente resolveu preparar um miniguia para mostrar como montar uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa e realizá-la na prática! Quer saber mais? Então, continue até o final e tome nota das dicas!

Qual é o passo a passo para fazer uma pesquisa de clima organizacional?

1. Faça um planejamento estratégico

A primeira etapa para a realização de uma pesquisa de clima é definir todo o escopo dela. Ou seja, quais são os objetivos, qual modelo será seguido (entrevista, formulário, online etc.), qual o momento e o local (um evento, no expediente, em casa etc.) e quem será o público (gestores, equipes, parceiros etc.).

Afinal, quanto mais direcionada for a pesquisa de clima, mais os dados e informações gerados serão úteis para a tomada de decisão posteriormente. Além disso, é fundamental que haja esse planejamento prévio para não criar ações confusas e com pouco foco!

2. Seja direto com perguntas objetivas

Uma das principais dúvidas de quem pretende realizar uma pesquisa de clima é justamente o que perguntar! De fato, não há uma receita pronta com quais perguntas fazer, pois isso deve estar de acordo com o objetivo do trabalho. No entanto, o mais importante é focar questões objetivas, diretas e que gerem informações realmente úteis.

Uma dica é que sejam criados formulários padronizados, de preferência, de múltipla escolha, com avaliações por notas, estrelas e respostas rápidas, do tipo “sim” e “não”. Essas estratégias costumam ser mais objetivas do que respostas longas e pessoais, que podem confundir e gerar entendimentos errados na hora de mensurar.

3. Avise aos colaboradores

Comunique-se com suas equipes antes de realizar a pesquisa de clima, explicando os objetivos principais, mostrando a importância da participação de todos e garantindo a segurança dos dados e as informações dos participantes.

É fundamental que o colaborador se sinta à vontade para responder às questões sem medo de expor o seu ponto de vista. Se preferir, é possível realizar uma pesquisa de clima sem a necessidade de identificação também.

Como compilar as informações geradas na pesquisa de clima?

Após a realização da pesquisa de clima, é hora de agrupar as informações e começar a mensurá-las. Como já citamos, quando as respostas são objetivas e padronizadas, fica mais fácil organizar tudo e avaliar uma média. Se já houver outras pesquisas anteriores, é indicado fazer comparações, para analisar se as últimas mudanças geraram efeitos ou não.

No caso de ser a primeira vez, lembre-se de guardar esses dados e, principalmente, de criar um planejamento de ações de acordo com os resultados obtidos. Para ajudar na análise, seguem algumas dicas:

  • busque usar planilhas ou sistemas próprios para mensurar tudo;
  • trabalhe com gráficos;
  • se não quiser mostrar os resultados com detalhes, apresente, pelo menos, as ações a serem tomadas na empresa;
  • planeje outras pesquisas de clima para avaliar o desempenho das mudanças.

Enfim, essas foram as dicas de como e por que realizar uma pesquisa de clima dentro da empresa. Sem dúvidas, essa estratégia obtém opiniões e visões de toda a equipe e promove melhorias em prol de todos, permitindo criar um ambiente agradável e satisfatório para as atividades.

Gostou? Quer mais uma dica imperdível sobre clima organizacional? Então, confira também nosso próximo post e saiba como adotar a cultura do feedback dentro de sua empresa!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!