Perfis de liderança: os 4 mais comuns e como identificar cada perfil

perfis de lideranca mulher equipe

Perfis de liderança é algo muito importante dentro de uma organização. Saber ser um bom líder faz toda a diferença, principalmente no trabalho em equipe e na produtividade individual.

Não é à toa que ser liderança é sempre um dos requisitos mais esperados de candidatos a vagas de alto grau de importância como gestão, por exemplo.

Mas não só nestes cargos, qualquer dono de negócio que quer fazer o seu negócio andar para frente e ser bem-sucedido, precisa saber liderar. Não importa se o negócio é físico, virtual, pequeno, médio ou grande.

Mas antes de pensar em liderar, sugerimos que você reflita: você saberia dizer qual é o seu perfil de liderança? Esta resposta pode vir de diversas formas, mas a principal maneira de se descobrir é fazendo um teste de autoconhecimento.

É válido dizer ainda que assim como todo ser humano, nenhum líder é igual a outro, mas bons líderes possuem características em comum como saber se comunicar.

Pensando na importância da liderança nos dias atuais, neste artigo trazemos não só as características de um bom líder e o perfil de cada um, mas diversos fatores acerca da liderança corporativa que precisam ser explorados como os desafios em tempo de trabalho remoto.

Quer saber como ser um bom líder e se você já tem esse perfil de liderança? Então continue conosco!

Boa leitura!

O que é liderança no meio corporativo?

perfis de lideranca homem
Perfis de liderança no meio corporativo.

A liderança corporativa é essencial para o sucesso de uma organização. Ela tem um papel de extremamente necessário e relevante dentro da corporação, visto que um bom líder contribui para o bom desempenho e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Contudo, é importante ressaltar que um bom líder além de se desenvolver individualmente, precisa de um ambiente de trabalho que favoreça este crescimento coletivo. De nada adianta o gestor saber liderar, se a empresa não incentiva tal liderança ou os próprios empregados a rejeitam.

Uma companhia pode ter grandes produtos ou desempenhar um importante serviço, mas sem uma gestão competente, tanto financeiramente falando quanto pessoal, seu crescimento estará limitado. E é isso que toda organização não quer, certo?

Por isso, ao ser feita da forma certa, a liderança garante uma rotina bem estruturada, com a possibilidade de identificar riscos e ameaças, além de oportunidades, por meio da busca de diferentes caminhos de atuação no mercado, novos objetivos e investimentos.

Vale dizer que cada líder possui uma característica única e bons líderes compartilham de características em comum.  Por isso, confira a seguir quais são as principais características de um líder.

Quais são as características de um líder?

Sabe aqueles líderes que marcam a nossa trajetória profissional e até mesmo as nossas vidas como um todo? Aqueles que sempre serão referências quando tocarmos neste assunto?

Pois bem, esses perfis de liderança por mais que fossem diferentes em seus aspectos e personalidades, possuíam características em comum. Continue lendo para conferir algumas delas.

Mas a verdade é que para se tornar um bom líder e ter sucesso nesta empreitada, mais do que estar à frente de uma operação e saber gerar resultados à empresa, o líder precisa acima de tudo, motivar, inspirar e influenciar a sua equipe. Afinal, sem ela ele não conseguiria fazer nada disso, certo?

E engana-se que liderar um grupo de pessoas é uma tarefa fácil. Pelo contrário, é algo tão complexo que já vi profissionais desistirem de assumir cargos de gestão por medo de não saber dar conta do recado.

Isso é compreensível quando pensamos que não estamos lidando com máquinas e sim, pessoas de diferentes personalidades, pensamentos e motivações. 

Contudo, quem assume a responsabilidade de liderar uma equipe precisa entender todos e saber como unir forças em prol de algo em comum – no caso, o sucesso do negócio. É preciso estarem juntos e preparados para momentos de turbulência e não só nos momentos bons, inclusive.

Por isso, é frequente encontrar características comuns entre líderes de sucesso, por mais diferentes que estes sejam. Características estas que cada vez mais estão sendo requisitadas em vagas de cargos de gestão de equipe e que muitos profissionais, em busca de crescimento, buscam durante sua jornada.

Entre as características comuns que podemos citar aqui temos a empatia e inteligência emocional, considerada primordial atualmente pois é muito importante que um líder saiba lidar com os acontecimentos inesperados da melhor forma possível. Por exemplo, como lidar com a crise e a onda do trabalho em casa?

Vale ressaltar que um bom líder, portanto, precisa cuidar não só de si mesmo, mas dos outros. Influenciar e engajar a equipe, solucionar conflitos quando preciso, além de saber como se comunicar nas mais diversas situações.

E quando o assunto são resultados, o líder precisa não só dar um bom e proveitoso feedback, mas também aceitar os que vierem de seus funcionários.

Importância de uma boa liderança

perfis de lideranca mulher computador
Perfis de liderança e sua importância.

Como vimos acima, para ser um líder é preciso trabalhar bastante no sentido de gerir uma equipe. Um bom líder influencia e motiva a sua equipe a desempenhar o melhor trabalho em prol do sucesso do negócio e do próprio grupo.

Saber ouvir e falar, respeitar o próximo (incluindo as diferenças), ter empatia e vontade de ensinar e aprender fazem parte dos requisitos essenciais de todo líder de sucesso.

Podemos dizer que tem gente que nasce para ser líder, outros não tem essa mesma habilidade, mas é sempre bom ressaltar que estas características podem ser desenvolvidas ao longo do tempo ou até aprimoradas com treinamentos e cursos.

Isso porque, mesmo aqueles líderes natos precisam se atualizar e buscar melhorias contínuas.

Uma boa liderança é peça fundamental no sucesso de uma companhia, pois ajuda a equipe a andar no mesmo caminho rumo ao sucesso e de mãos dadas. Alcançando os objetivos e atingindo as metas estabelecidas.

Além disso, contribui para um clima de bem-estar dentro da corporação, sendo horas bem aproveitadas e produtivas.

Quais são os 4 perfis de liderança mais comuns?

perfis de lideranca lideres
4 perfis de liderança.

E se você está em busca de identificar qual o seu, saiba que há muitos perfis de liderança – justamente pelo fato de sabermos que cada pessoa é única.

Para te auxiliar, preparamos aqui uma breve descrição sobre os 4 perfis de liderança mais comuns. Confira!

Autocrático

A liderança autocrática é uma forma mais tradicional de liderar as pessoas, tanto que remete aos antigos chefes e governantes. O líder com este perfil simplesmente centraliza todas as decisões e o que valoriza é a obediência de seus subordinados, e ainda controla tudo com rigidez.

Liberal

A liderança liberal é um pouco diferente, pois o líder direciona as ações para fatores totalmente decisórios, mas ele não atua o tempo todo junto a equipe para fechamento destas ações. Com isso, a equipe participa das tomadas de decisões, tornando a liderança flexível dentro da empresa.

Democrático

O líder democrático é o que busca incentivar os seus subordinados nas tomadas de decisões. Este estilo de liderança prioriza a colaboração, opinião e todo tipo de compartilhamento. O líder, portanto, não atua de forma autoritária, mas sim, participativa.

Coaching

O líder coaching é o profissional que está sempre preocupado em dar o exemplo, pois sabe que isto reflete no comportamento dos seus colaboradores. Ou seja, ele compreende que a imagem passada e a forma como trata sua equipe reflete nós resultados apresentados por ela.

Qual o perfil comportamental de um líder?

perfis de lideranca mulher braco cruzado
Perfis de liderança e comportamento.

É através do Perfil Comportamento que as pessoas podem ser analisadas nas mais variadas situações do dia a dia, identificando o tipo de comportamento ao qual o profissional se encaixa.

E sim, cada perfil possui também um estilo de liderança.  Por isso, separamos abaixo o perfil comportamental de cada líder. Veja!

Comunicador

Um líder comunicador possui um perfil de comportamento mais otimista e persuasivo, além de ter a facilidade de se relacionar com outras pessoas – o que o ajuda a compreender melhor seus funcionários.

Executor

A dominância faz parte do líder com perfil executor. Ele é geralmente movido pelos resultados, além do fato de gostar de ser desafiado e lidar bem com metas.

Planejador

O líder com perfil planejador é aquele que passa estabilidade, está sempre atento aos mínimos detalhes e possui um ritmo consistente nas tarefas do dia a dia.

Analista

O líder com perfil mais analista, assim como planejador, também presta atenção aos detalhes. Ele ainda atua com profundidade e precisão nas suas atividades diárias. .

Como identificar o perfil de liderança dos gestores?

perfis de lideranca homem equipe
Como identificar os perfis de liderança?

Já ressaltamos que há diferentes tipos de líderes espalhados por aí e você pode conferir alguns destes perfis ao longo deste texto.

Contudo, líderes possuem algumas características em comum e saber identificar o perfil de liderança dos gestores faz toda a diferença na forma como você lida com eles.

E se você é um líder e está em busca de identificar os perfis de liderança na busca de desenvolver uma liderança corporativa mais positiva para sua equipe, prestar atenção aos detalhes dos seus gestores atuais faz toda a diferença. Preste atenção a pontos como:

  • Seus gestores se comunicam bem?
  • Eles são carismáticos?
  • Levam leveza ao ambiente de trabalho?
  • Fazem com que os colaboradores se sintam bem e motivados?
  • Conduz o time com igualdade e responsabilidade?
  • Assumem riscos? Entre outras questões.

Ao pensar em bons líderes, não podemos deixar de pensar que são aqueles que enxergam além dos resultados. Enxergam as individualidades e almejam o bem-estar de seus funcionários.

Perfis de liderança em tempos de trabalho remoto

Os tempos de pandemia da Covid-19 trouxeram muitos desafios às empresas de todo o mundo, com a crise econômica e a alta do desemprego, ficou evidente a importância da atuação dos gestores nas mais diversas frentes na tentativa de motivar seus funcionários e evitar problemas na equipe.

Outro fator que chegou com força e, em muitas companhias, para ficar é o modelo de trabalho remoto.

Este modelo requer uma liderança preparada e flexível para lidar com os mais variados contratempos impostos por esta modalidade, tais como a dificuldade na comunicação e falta de motivação.

Mas como desenvolver uma boa liderança nestes tempos? Confira algumas dicas!

  1. Domine as tecnologias com as quais irá trabalhar para poder auxiliar a sua equipe à distância;
  2. Deixe os objetivos e metas claros para que não haja falhas na comunicação;
  3. Valorize e encoraje o diálogo, pois ele será essencial para evitar problemas no trabalho remoto;
  4. Dê autonomia à sua equipe, além de apoio e feedback, pois cada membro precisa sentir que seu trabalho importa;
  5. Respeitar o horário de trabalho dos seus funcionários também é importante para garantir o bem-estar de todos;
  6. O trabalho em home office necessita de certa flexibilidade do líder, pois cada colaborador tem condições específicas em casa.
  7. Por fim, que tal organizar reuniões presenciais com toda segurança quando possível?

A seguir você confere alguns testes de perfis de liderança para poder identificar rapidamente que tipo de líder você é e saber quais os seus pontos fortes e fracos, melhorando os fracos.

Teste de perfis de liderança

perfis de lideranca mulher
Teste de perfis de liderança.

Claro que se você chegou até aqui deve estar se perguntando qual o seu perfil de liderança, não é mesmo? Afinal, percebemos o quão importante é se ter bons líderes atualmente, em meio a tantos desafios para as corporações.

Até este momento aposto que você sabia que ser um bom líder faz a diferença no trabalho, mas não imagina a quantidade de características e perfis diferentes que um líder tem.

E sim, compreender isso é essencial para você profissional saber como se posicionar nas mais variadas situações. Ou seja, o autoconhecimento faz parte da descoberta de perfis de liderança e há vários testes que ajudam nisso. Veja abaixo!

  1. Teste “Estilo de Liderança”– este teste, elaborado por Robert Half, te ajuda a reconhecer o seu estilo de liderança e ver dicas de como ser um líder melhor para sua equipe.
  2.  No “Qual o seu Perfil de Liderança” do Uol Economia, você poderá verificar que perfil você exerce na sua empresa.
  3. Você também pode descobrir o seu perfil de liderança através de um teste rápido elaborado pela escola de idiomas Lingopass e assim, ser capaz de melhorar o desempenho da sua empresa.
  4. E como falar bem em público é uma habilidade que nem todas as pessoas possuem, mas são capazes de desenvolver, testá-la é uma ótima forma de descobrir como você está no momento neste quesito.
  5. Inteligência emocional é uma das características mais comuns que um líder deve ter para lidar com certas situações ao longo da carreira, por isso saber como anda as suas emoções faz toda a diferença se você almeja a boa liderança.

Obviamente que na internet há muitos testes e cursos para líderes, inclusive gratuitos, que ajudam você e, consequentemente, sua equipe a serem bem-sucedidos.

Conheça o Conexa Corporate

E a essa altura você já deve saber que um líder não caminha sozinho, precisa de sua equipe para andar rumo ao sucesso.

Aliás, sem equipe não há como ter perfis de liderança, não é mesmo? Por isso, nossa última dica para melhorar o desempenho e engajar sua equipe é cuidar da saúde e bem-estar deles.

E foi pensando nisso que a Conexa criou o “Conexa Corporate”, um produto voltado para empresas e capaz de oferecer soluções digitais independente da localidade.

Assim, dá apoio e bem-estar a funcionários e outros colaboradores de companhias, ajudando a reduzir custos e otimizar o seu negócio. Conheça nosso site acessando aqui.

Conclusão

perfis de lideranca lider equipe
Perfis de liderança.

Após ler este artigo com certeza ficou claro que perfis de liderança são mais do que essenciais na garantia de bons resultados para uma empresa.

O que torna ainda mais evidente a necessidade de a empresa e o próprio profissional investir em melhorias na liderança, através de cursos e treinamentos – por exemplo.

Fato é que aqui apontamos muitas características comuns de bons líderes e perfis comportamentais de cada um.

Porém, é preciso compreender que jamais será possível apontar qual o melhor estilo de liderança. Isso porque, todos possuem seus pontos positivos e os negativos – que vai depender do tipo de negócio e do ritmo de trabalho necessário.

Um tipo de liderança pode ser mais adequado do que outro. Por exemplo, qual o melhor líder para lidar com trabalho remoto? Afinal, este modelo de trabalho trouxe novos desafios e a necessidade de novos conhecimentos para perfis de lideranças, antes acostumadas apenas ao presencial.

Ou seja, o importante no caso é conhecer todos os tipos de perfis de liderança e características de um líder que existem. Assim, você consegue desenvolver o autoconhecimento e trabalhar em si mesmo os pontos fortes e fracos do seu perfil. Obviamente, melhorando os pontos fracos e valorizando ainda mais os que já estão fortes.

Desta forma, você tem a possibilidade de achar alternativas para melhorar sua performance, visando sempre o sucesso não só seu (individualmente falando), mas da sua empresa e claro, da sua equipe como um todo.

Por este motivo, trouxemos neste texto não só as mais variadas características e perfis comportamentais de um líder, mas os mais diversos testes, para que você se encontre no meio de tantos aspectos.

Gostou do conteúdo e quer continuar bem informado sobre a saúde e o mundo corporativo? Então não deixe de acessar o nosso blog!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!