O que é a pancreatite e como identificar?

A  pancreatite é caracterizada pela inflamação do pâncreas, que ocorre quando as enzimas produzidas pelo órgão danificam seus próprios tecidos, resultando em lesões, que podem ser tanto leves quanto potencialmente letais. 

Suas causas podem ser as mais variadas, porém, o consumo de álcool está entre os principais fatores que podem desencadear a doença. Contudo, outras circunstâncias estão associadas a traumas, determinados medicamentos, doenças pré-existentes, etc. 

Dessa forma, entender o que é a pancreatite, sintomas mais comuns e como identificar essa condição permite que o indivíduo busque por tratamento médico adequado e eficaz.

Leia o nosso artigo e encontre tudo que você precisa saber sobre o que causa a pancreatite, tipos e como tratar.

botão falar com um médico conexa

Quais são os sinais e sintomas da pancreatite?

Os sintomas dessa doença podem variar conforme os tipos de pancreatite, que pode ser aguda e crônica. 

No caso da condição aguda, os sintomas são os seguintes:

  • Dor abdominal aguda e intensa na região superior do abdômen, que pode irradiar para as costas, além de sensibilidade ao toque no abdômen;
  • Náusea e vômito;
  • Febre;
  • Icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos).

Já no caso de pacientes que apresentam a pancreatite crônica, os sintomas incluem:

  • Diarreia;
  • Dor intensa durante as crises da doença parecida com pancreatite aguda;
  • Diabetes (em razão da perda de funções exócrinas e endócrinas do pâncreas).

Como é feito o diagnóstico de pancreatite?

O diagnóstico da inflamação do pâncreas deve ser realizado a partir do histórico do paciente, especialmente, se houver o consumo de álcool em excesso, além da realização de diferentes tipos de exames.

De forma geral, os médicos podem solicitar testes de sangue, que detectam a existência de inflamação no pâncreas e o aumento das enzimas pancreáticas. 

A ultrassonografia também costuma ser solicitada, pois possibilita a visualização do pâncreas, identificando eventuais cálculos biliares ou obstruções.

Somado a isso, exames mais avançados e sofisticados, como a tomografia computadorizada e ressonância magnética também entram na lista dos exames requeridos, já que eles permitem uma análise completa das estruturas do pâncreas, além de identificar possíveis complicações associadas à doença.

Quais as causas da pancreatite?

As causas da doença são as mais diversas, e compreendê-las é importante para poder buscar os tratamentos mais adequados. Entre as principais causas, temos:

  • Abuso de álcool;
  • Existência de cálculos biliares;
  • Fibrose cística;
  • Doenças autoimunes
  • Infecções provocadas por vírus;
  • Uso de determinados medicamentos que irritam o pâncreas; 
  • Altos níveis de cálcio no sangue.
botão falar com um médico conexa

Tipos de pancreatite

Como já mencionamos ao longo do artigo, existem dois tipos da doença: pancreatite aguda e crônica. Cada uma possui características distintas, diferentes progressões e impactos variados na saúde do paciente.

Entenda sobre as especificidades de cada uma delas:

Pancreatite aguda

A pancreatite aguda é uma condição onde o indivíduo tem um aumento nas medidas do pâncreas, provocado pela inflamação. 

Nesse caso, os sintomas são súbitos e tendem a ter uma duração mais curta. Entre eles estão vômitos, náuseas, icterícia, febre e distensão abdominal.

As principais causas estão relacionadas ao uso de medicamentos, consumo de álcool em excesso e determinadas condições médicas, como hiperlipidemia.

Além disso, esse tipo da doença pode levar a complicações mais graves, como infecções, falência de múltiplos órgãos e necrose do tecido pancreático.

Pancreatite crônica

Já a pancreatite crônica é uma condição que tem uma progressão lenta com sintomas persistentes, que incluem dor abdominal contínua, diarreia, perda de peso e insuficiência pancreática, podendo piorar gradativamente com o passar do tempo. 

Normalmente, as causas estão associadas a doenças autoimunes, consumo excessivo de álcool e fatores genéticos e metabólicos.

Entre as complicações da pancreatite crônica estão a perda da função pancreática de forma progressiva e problemas digestivos crônicos.

botão falar com um médico conexa

Como é feito o tratamento da inflamação do pâncreas?

O tratamento para pancreatite é diverso e pode incluir, por exemplo, mudanças nos hábitos alimentares, evitando alimentos gordurosos e que podem causar irritação no pâncreas. Além disso, é comum o uso de medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar a dor. 

Em casos mais graves, a cirurgia também pode ser indicada pelo médico. Vale ressaltar que, em todos os casos, recomenda-se tratar a causa adjacente da pancreatite para prevenir crises e também a recorrência da doença. 

Sendo assim, é importante identificar fatores desencadeadores, como consumo de álcool em excesso e a existência de cálculos biliares, etc. 

Quais outras complicações a pancreatite pode causar?

A pancreatite é uma doença que pode apresentar complicações, que impactam significativamente a saúde geral do paciente.

Uma delas está associada à necrose do tecido pancreático, que pode levar ao desenvolvimento de infecções, exigindo o uso de medicamentos específicos e até a realização de cirurgia. 

Outra complicação associada à pancreatite é a insuficiência renal, que ocorre por conta da desidratação e da hipotensão, que podem comprometer a função renal. Nesse caso, pode ser necessário a realização de diálise. 

Quando devo ir ao médico para tratar a pancreatite?

O indivíduo com suspeita de doença deve procurar atendimento médico imediato ao apresentar sinais de alerta, que incluem dor abdominal intensa, náuseas e vômitos, febre alta e icterícia.

Esses sintomas podem sinalizar a existência de uma inflamação séria do pâncreas, que requer tratamento médico urgente. 

Lembre-se que o diagnóstico precoce é importantíssimo para evitar complicações mais sérias e garantir uma recuperação adequada e rápida. 

Na hora de buscar atendimento médico, conte com os benefícios da telemedicina. A Conexa Saúde é uma plataforma de saúde digital, que ajuda no diagnóstico e também no tratamento dessa condição. 

Ao apresentar sintomas de pancreatite, você pode passar por consultas online ágeis e eficientes com médicos de mais de 30 especialidades, sem precisar sair de casa.

Se necessário, o médico pode indicar o paciente para exames físicos e, depois, ele pode retornar para avaliação dos resultados e acompanhamento regular.

Nos casos de dor intensa, é possível contar com o nosso Pronto Atendimento Virtual, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde você consulta com um médico em poucos minutos de forma rápida.

banner marcar consulta online azul

Créditos da imagem: Panuwat Dangsungnoen em iStock


Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre saúde física e mental!

    Saúde e bem-estar que encaixa na sua rotina

    A Conexa Saúde é uma solução completa de saúde digital que simplifica o seu acesso a cuidados físicos e mentais. Fale com a gente!