A telemedicina tem tomado grandes proporções e se mostrado uma ótima opção para se consultar com um médico contando com conforto e comodidade.
Além disso, o serviço apresenta ótimas oportunidades para troca de informações entre pacientes e especialistas.
Isolamento social
Com a instauração do isolamento social em 2020, a área da saúde, assim como demais âmbitos da sociedade, teve que se reinventar em todas as suas noções, mas principalmente no que diz respeito ao contato com o paciente.
A partir disso, a telemedicina que já vinha criando seu espaço, chegou a grandes proporções se mostrando uma ótima opção para manter os cuidados com a saúde em dia, com acompanhamento e intermediação de um especialista, sem deixar de cumprir a quarentena.
Isso porque, devido a necessidade, o Ministério da Saúde aprovou as consultas à distância, o que resultou em mais de um milhão de consultas realizadas por telemedicina em 2020, driblando a resistência por um atendimento formal e mostrando novos horizontes.
Só aqui na Conexa Saúde, saltamos de 50 atendimento por dia para 15 mil consultas diárias, assumindo a liderança de teleatendimento no Brasil.
Através dessa movimentação, a democratização à saúde aumentou, garantindo a segurança das informações partilhadas em consultas e garantindo o acesso do paciente com diferentes especialistas, desde clínicos gerais à psicólogos e nutricionistas.
Entretanto, existem algumas restrições diante do serviço à distância. Por exemplo, a consulta só pode ser realizada por uma plataforma autorizada, a fim de garantir a segurança e privacidade do paciente.
Como escolher um médico pela internet?
É normal ficar na dúvida sobre o médico antes de passar pela consulta, mas, para evitar imprevistos, é importante fazer uma pesquisa sobre o perfil do especialista antes de agendar seu horário.
Hoje em dia fazer essa pesquisa é algo muito simples. Basta procurar pelo nome do especialista em alguma plataforma de busca, como o Google, e analisar as avaliações feitas, em seu perfil comercial, por outras pessoas que já se consultaram com ele.
De acordo com um levantamento sobre Saúde e Internet, mais da metade dos entrevistados consideram importante analisar as opiniões de outros pacientes antes de realizar sua própria consulta.
Além disso, o relatório também mostrou que os médicos com mais avaliações possuem mais procura de pacientes. Quanto mais avaliações, mais agendamentos acontecem.
Leia também Telemedicina e atendimento convencional: entenda as diferenças
Benefícios da telemedicina
O principal benefício da telemedicina é a possibilidade de se consultar com um médico especialista em qualquer lugar que possua acesso a internet. Com isso, os atendimentos podem ser realizados mesmo em locais remotos e com pouco acesso a meios de transporte
Sem contar que ao realizar uma consulta via telemedicina você não precisará se preocupar com gastos para locomoção e terá a segurança e comodidade de conversar com um médico diretamente da sua casa.
Além disso, a telemedicina proporciona a agilidade no atendimento e análise de um exame ou diagnóstico, pois a troca de informações acontece de forma muita mais rápida dentro dessa modalidade. Tanto entre os profissionais, quanto entre médico e paciente.
Existem diferentes especialidades disponíveis para atendimento dentro da telemedicina, fora o suporte que é 24 horas, atendendo as diferentes rotinas e também questões emergenciais, evitando idas desnecessárias ao pronto socorro.
Para acompanhar mais informações e novidades sobre telemedicina e ficar por dentro dessa revolução dentro da saúde, não deixe de acompanhar nosso blog.
Fique de olho também em nosso Instagram e Facebook.