Offboarding: o que é e como fazer, com colaboradores e clientes

offboarding homem olhando camera

É extremamente importante tratar colaboradores com respeito e educação, pois isso é o mínimo esperado por toda e qualquer empresa que busca sucesso, além de evitar o offboarding.

Assim, a  satisfação do empregado irá influenciar diretamente em seu rendimento como também na imagem externa da empresa, afinal, ninguém irá querer trabalhar ou fazer negócios com um empresa que é reconhecida por más condições trabalhistas, não é mesmo?

Por esse motivo é preciso que as empresas estejam atentas  ao modo em que a  gestão de pessoas é conduzida.

Tal processo deve ir do momento de admissão do empregado na empresa, passando pelas condições gerais de trabalho, até o  momento de saída da empresa, que é justamente o que mostraremos neste artigo.

Assim, é  possível afirmar que o offboarding diz respeito ao processo de desligamento dos empregados.

Dessa forma, no decorrer deste artigo vamos explicar os principais pontos do offboarding, sua importância para empresa e o mais importante de tudo: Como fazê-lo.

Boa leitura!

O que é offboarding?

offboarding equipe silencio
O que é offboarding?

O Offboarding trata do processo de desligamento de um empregado de uma empresa.

Dessa forma, guardada as devidas proporções, tal processo de desligamento precisa ser feito de forma clara e com algumas preocupações, pois ele deve ser bom para ambos os lados.

É justamente por esse motivo, que o conceito de offboarding, o qual propõe um desligamento seguro, é cada vez mais utilizado e aceito no universo corporativo.

Entretanto, a aplicação do offboarding de maneira eficiente não é algo simples, uma vez que envolve uma série de etapas e variações.

Se a demissão for uma decisão da empresa, por exemplo, é preciso estudar a melhor forma de comunicar tal decisão ao colaborador, com a reunião de argumentos claros para tal tomada de decisão.

Nesse sentido, é importante não criar nenhum tipo de sensação de injustiça, para que o empregado não tenha nenhum tipo de trauma com a demissão.

De toda forma, é preciso fazer uma reunião prévia de todos os documentos importantes, organizar a devolução de materiais, além de esclarecer questões que envolvam os direitos do colaborador.

O processo todo deve acontecer de uma forma em que a pessoa se sinta respeitada, evitando dúvidas ou qualquer tipo de desentendimentos futuros.

Diferença entre onboarding e offboarding

O onboarding trata-se de um processo para integrar o novo colaborador à equipe, cultura e forma de operação da organização, com o objetivo de assegurar a adaptação e a retenção desse profissional.

É o processo de integração de novos colaboradores em uma instituição, para que eles possam obter os conhecimentos, as habilidades e os comportamentos necessários a fim de efetivamente se tornarem parte da equipe.

Ele envolve várias etapas, como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.

Ao contrário do onboarding, o offboarding, pode ser traduzido de forma livre como “desembarque”, e por isso ele trata do processo de desligamento de um empregado.

A ideia é utilizar as “boas práticas” no momento de desligar um colaborador, não importando se o afastamento foi tomado pelo próprio colaborador ou pela empresa.

O que importa é sempre ter uma relação de transparência e gratidão durante todo o processo de desligamento.

Desse modo, o colaborador não vai se sentir injustiçado e nem a reputação da empresa irá correr riscos.

Dessa forma, o offboarding se dedica a traçar estratégias que tornem a saída do colaborador menos dolorosa e difícil possível enquanto o onboarding trata das estratégias de integração do novo colaborador.

Por que o processo de offboarding é importante para a empresa?

offboarding equipe sentada
Importância do processo de offboarding para a empresa.

Existem diversos motivos para implementar um processo de offboarding dentro da sua empresa.

Por esse motivo, separamos os principais para te mostrar.

Confira!

Humanização no trato com seus colaboradores mesmo em momento de desligamento

O processo inovador da demissão humanizada tem como objetivo evitar o desenvolvimento de emoções negativas ou doenças psicológicas frente a essa situação vista sempre como desagradável para todos.

Nesse sentido, o acolhimento e o direcionamento dos recém-demitidos podem facilitar novas descobertas pessoais e profissionais que não foram desenvolvidas no emprego anterior ou que foram pouco exploradas devido às atividades realizadas e, assim, melhorar a produtividade.

Sendo assim, o processo de outplacement constrói uma percepção menos negativa da situação demissional, aumenta as chances de recolocação e diminui a possibilidade de o funcionário acomodar-se com a nova posição.

O outplacement é uma proposta inovadora e humanizada com um olhar menos pesado do processo demissional. Para tanto, cabe ao responsável por essa implantação o desenvolvimento de recursos que reduzem as emoções negativas e propiciam a motivação daqueles que não mais farão parte do quadro atual de funcionários.

A importância da imagem da empresa perante o mercado e profissionais da área

O offboarding pode contribuir muito para a cultura da empresa. Isso porque ele tem o objetivo de tornar a saída do empregado um processo menos desgastante. Dessa forma, evitam-se atritos que costumam surgir em situações tão delicadas.

Além disso, quando o offboarding é feito corretamente, ele evita que aconteçam confusões no momento de gerenciar os recursos humanos da empresa.

Isso é importante principalmente nas grandes empresas, pois elas devem fazer o registro de seus funcionários de uma forma clara e objetiva, e no momento do seu desligamento isso também é extremamente importante.

Dessa forma, ela consegue saber quando será necessário fazer a reposição de funcionários e também qual o momento de delegar funções.

Outro ponto muito importante é o local de trabalho, isso porque, a demissão segura é feita de um modo que não tenha nenhum tipo de desentendimento entre as partes, para que tudo aconteça da melhor  forma possível.

Isso impede que boatos se espalhem pela empresa e prejudiquem a produtividade dos demais colaboradores, pois dessa forma eles não irão se sentir inseguros.

Além disso, a utilização de tal prática ajuda muito na forma como a empresa é vista no mercado.

Isso porque, os relatos de ex-funcionários insatisfeitos podem acabar prejudicando a imagem e reputação da empresa de forma permanente inclusive.

Assim, a estrutura proposta pelo offboarding faz com que o empregado demitido fique menos consternado, pois a demissão acontece de uma forma humanizada.

Como fazer o offboarding?

offboarding equipe conversando
Como fazer o offboarding?

Teoricamente o  offboarding é um conceito bastante fácil de ser entendido. Entretanto, a sua aplicação na prática também é fácil de fazer?

Para te ajudar a entender como sua aplicação é feita, separamos as seguintes dicas.

Confira!.

Certifique-se previamente que toda a legalidade e formalidade será cumprida no desligamento

Assim como no momento de contratação, o desligamento de um colaborador também envolve uma série de procedimentos burocráticos.

É necessário realizar acertos financeiros com o colaborador, retirá-lo dos dados do time da empresa e regulamentar a situação legal do processo.

Através de um offboarding bem estruturado, é possível realizar todas essas ações em um mesmo momento, evitando o esquecimento de qualquer etapa.

Assim, todo o processo é regulamentado, evitando a necessidade de se entrar em contato novamente com o colaborador para solicitar documentos ou assinaturas, por exemplo.

Realize um processo transparente de desligamento

É muito importante que em todo o processo de desligamento, a empresa deixe claro o que motivou essa decisão.

Isso deve ser feito para que não o empregado não fique com nenhuma dúvida sobre o que motivou a empresa, pois se isso acontecer os demais funcionários podem ficar com receio de serem demitidos também.

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Offboarding de colaboradores.

Demonstre solidariedade e amparo ao colaborador que está sendo desligado

Deixar um local de trabalho nunca é fácil, especialmente em um contexto de crises ou incerteza no mercado de trabalho.

Por isso, é extremamente importante que o setor de Recursos Humanos da empresa tenha uma boa dose de empatia pela situação que o funcionário está passando, promovendo uma demissão humanizada.

Sem isto, há uma grande mecanização e automatização dos processos de desligamento de uma empresa, o que não necessariamente proverá uma boa experiência para o antigo colaborador.

Faça uma entrevista de desligamento

O momento ideal para coletar os dados que basearão futuras decisões é a entrevista de desligamento.

Após a formalização do desligamento, via demissão ou por vontade do colaborador, é interessante fazer esse último encontro profissional.

Esse é um momento em que o profissional pode se sentir livre para apontar erros, melhorias e o que deu certo.

A entrevista costuma ser feita com o RH, mas pode incluir líderes e gestores, se fizer sentido.

Tal encontro não deve se transformar em um campo de batalha e, sim, deve ser enriquecedor e gerar insights para melhorias nos processos.

Entre as vantagens trazidas por essa prática, destacamos:

  • contribui para que a empresa possa identificar problemas na gestão;
  • permite criar maneiras que melhorem o ambiente organizacional, bem como o clima da empresa;
  • oferece a oportunidade de a empresa aprimorar sua própria cultura;
  • contribui para que haja planos de ação que impeçam outros talentos de pedirem desligamento;
  • demonstra apreço pela visão do colaborador em relação à empresa.

Para que esses ganhos sejam usufruídos pelo negócio, entenda a opinião do colaborador em relação ao ambiente físico da empresa, sobre o relacionamento com gestores e colegas, além de saber como ele considera os processos do negócio — e também o desempenho de outros setores.

Outros tópicos que podem ser abordados em uma entrevista de desligamento:

  • entendimento da imagem que a pessoa tem da empresa e qual seriam as chances de ele indicá-la para colegas;
  • análise sobre a atenção que a empresa dá para a carreira das pessoas e quais são os aspectos de melhoria que devem ser implementados;
  • entendimento sobre o clima organização;
  • feedback sobre lideranças e a relação entre gestão e pessoas colaboradoras;
  • avaliação mais detalhada de quais são os motivos que levaram àquela pessoa a solicitar o desligamento da empresa (quando essa iniciativa parte dela), entre outros.

Em que momento aplicar a entrevista de desligamento?

É preciso deixar o funcionário fechar o ciclo na empresa para realizar a entrevista de desligamento.

Entrevistas feitas com antecedência podem desfavorecer o clima organizacional, com comentários feitos pelo ex-colaborador a colegas, por exemplo. Isso pode fomentar a “rádio-peão”, o que desfavorece o ambiente organizacional.

Como o conceito de offboarding se aplica também à relação empresa – cliente?

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Conceito de offboarding se aplica também à relação empresa – cliente.

Grande parte das empresas negligenciam a importância de dar atenção ao processo de offboarding e isso já foi comprovado em uma pesquisa: os profissionais de RH gastam 8 vezes mais tempo planejando estratégias de onboarding do que de offboarding.

É claro que nosso intuito aqui não é desprezar ou equipar a relevância de uma atividade em relação a outra. No entanto, pensar em ações para reduzir um pouco essa diferença pode ser positivo, pois com o offboarding é possível:

  • que o colaborador mencione a empresa positivamente entre seus pares, e isso pode ser relevante para atrair profissionais de alta performance;
  •  que o funcionário saiba que tem as portas abertas para oportunidades futuras, especialmente no caso em que a demissão ocorreu por vontade dele;
  • que a empresa não seja exposta de forma negativa nas plataformas de emprego com avaliações que têm abrangência nacional (ou internacional).

Benefícios proporcionados por estratégias de offboarding no trato com clientes

Um processo de offboarding realizado de forma correta pode proporcionar diversos benefícios para a empresa e para o próprio colaborador, evitando atritos, dúvidas sobre o desligamento e até minimiza as chances de erros em questões burocráticas da saída.

Entre os principais benefícios do offboarding para a empresa é possível destacar.

  • Mantém uma boa imagem da empresa;
  • Constrói ex-funcionários embaixadores e não detratores;
  • Evita atritos com o colaborador que está de saída;
  • Preserva a segurança da empresa, mantendo uma rotina de trocas de senhas e de acesso a documentos sigilosos, na saída dos colaboradores;
  • Cria um processo padronizado de desligamento.

Práticas de offboarding com clientes

As organizações estão melhor equipadas para atrair talentos, integrá-los em programas de orientação e treinamento estratégicos, gerenciar seu desempenho e reconhecer significativamente suas contribuições.

No entanto, muitas organizações tendem a vacilar na condução do offboarding de funcionários. De acordo com uma pesquisa da Aberdeen, apenas 29% das organizações têm algum processo formal de offboarding.

É fato que, algum dia, todas as pessoas contratadas acabarão deixando a sua organização. Por isso, aqui estão algumas práticas que você pode adotar para aproveitar ao máximo o processo de offboarding. Assim, poderá fornecer a melhor experiência para sua organização e clientes.

  • Comemore suas contribuições;
  • Descubra insights;
  • Questione para entender e melhorar;
  • Dê suporte;
  • Peça indicação;
  • Faça um plano.

Conheça o Conexa Corporate

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Processo de offboarding.

Imagine o funcionário usufruindo de vários serviços como check-up anual, visualização de resultados, sanar dúvidas, se conectarem com médicos e psicólogos sem sair da empresa.

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Para conhecer um pouco mais sobre a Conexa Corporate, acesse www.conexasaúde.com.br.

Conclusão

offboarding mulher papeis
Offboarding.

Uma empresa que deseja atingir o sucesso e bons números precisa pensar em diversas frentes de atuação para conseguir tal feito.

Além de bom gerenciamento de estoque, organização, bons produtos e insumos, outros fatores levam ao sucesso ou fracasso.

Neste cenário, o papel do funcionário é imprescindível para um bom resultado. Por isso, vale a pena se preocupar com a entrada de um colaborador na empresa, como será feita a integração dessa pessoa, a maneira de recebê-lo e como fazê-lo se sentir parte da equipe.

Porém, não se esqueça de que é igualmente importante pensar no desligamento daqueles que colaboraram para o sucesso da marca.

Para que isso ocorra, a melhor abordagem a se tomar é a empatia, organização, clareza e coleta de dados daqueles que não colaboram mais para a empresa.

Com todos estes itens, será possível retirar o máximo da experiência de alguém que já trabalhou no local e melhorar os processos internos da marca.

Ao valorizar seu antigo funcionário e resolver as questões da empresa diretamente com ele, além de evitar desgastes públicos e processos jurídicos desnecessários, a organização poderá utilizar estas informações de maneira a otimizar seus processos internos.

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