Diante do cenário competitivo do mercado de trabalho, os gestores estão buscando, cada vez mais, por metodologias efetivas, que possibilitem sua atuação estratégica e o alcance de resultados concretos.
Peter Drucker, já nos anos 1950, disse: “o que não se pode medir, não se pode gerenciar”. Nesse sentido, a metodologia OKR vem sendo muito utilizada como forma de desenvolver metas e meios para alcance de objetivos. Esse modelo foi suporte para o crescimento do Google e de outras empresas de sucesso.
Explicaremos, a segui, o que são OKRs, como a metodologia funciona e como aplicá-la na sua empresa. Acompanhe!
O que são OKRs?
O conceito original dos Objectives and Key Results (OKRs) — objetivos e resultados-chave, na tradução — foi criado na década de 1970, pelo ex-CEO da INTEL, Andrew S. Grove. Contudo, ele tornou-se mundialmente conhecido em 1999, por ter impulsionado o crescimento do Google.
De forma simples, os OKRs foram elaborados para definição de metas. Esse recurso busca criar engajamento e alinhamento em torno de metas mensuráveis, as quais serão alcançadas por meio do gerenciamento das atividades dentro da empresa. O foco é voltado para a simplicidade e para a disciplina.
Quais são os componentes do OKR?
A metodologia consiste em estabelecer o que vai ser feito e a maneira como os resultados serão medidos. O OKR, portanto, possui dois elementos: objetivos e resultados-chave.
- Objetivos: descrições qualitativas do que se deseja alcançar. Os objetivos devem ser curtos e inspiradores, capazes de motivar e desafiar a equipe;
- Resultados-chave: é a forma quantitativa de mensurar o progresso em relação ao atingimento dos objetivos. Cada objetivo deve ter de 2 a 5 resultados principais.
Por que o OKR é diferente dos outros métodos?
Muitos métodos de gestão tradicionais são sistemáticos e inflexíveis. Eles já não cabem mais no cenário acelerado e dinâmico dos negócios.
Isso não acontece com os OKRs, já que o método podem ser utilizados por cada empresa de forma adaptada e ajustada, sendo possível assumir diferentes versões.
De forma geral, os pilares da metodologia estão relacionados a quatro fatores:
- clareza e simplicidade dos objetivos e dos resultados-chave;
- metas ágeis, definidas para um período de tempo mais curto;
- prioridade à transparência, sendo os OKRs conhecidos por todos os funcionários da empresa;
- metas ambiciosas, com foco nos resultados e não no esforço das tarefas.
Como aplicar esse método?
Toda empresa, independentemente do seu tamanho, pode implementar os OKRs. Segundo Mônica Santos, diretora de RH do Google, os passos a serem seguidos consistem em entender que os OKRs:
- devem ser parte da cultura da empresa;
- ajudam a definir as prioridades;
- são mensuráveis e é necessário que sejam simples;
- precisam ser desenvolvidos não só por presidente e diretores, mas também pelos funcionários (top-down e bottom-up);
- são públicos e promovem o engajamento de todos na empresa.
Como vimos, o OKR torna o processo de gestão mais simples e ágil. Por ser uma ferramenta de comunicação muito eficaz, proporciona o alinhamento e o engajamento da equipe em torno de um objetivo inspirador.
Agora que você entendeu o que são OKRs e como a metodologia funciona, pode implementar os objetivos e resultados-chave para organizar as prioridades de sua empresa e dos funcionários, distribuindo os esforços de maneira equilibrada.
Dessa forma, evita-se desperdícios e desgastes no dia a dia de trabalho. A sua atuação como gestor também pode se tornar mais efetiva e estratégica, com a apresentação de resultados concretos para a empresa.
Gostou deste post? Percebeu como os OKRs podem ajudar na melhoria do desempenho de sua equipe? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e aproveite para nos contar o que você quer melhorar no seu ambiente de trabalho.
Referências:
Alexandre, JH de O., et al. "Uma Abordagem para o Gerenciamento Estratégico Ágil em Saúde utilizando PES, OKR e MAnGve." Revista Eletrônica da Estácio Recife 3.2 (2017).
Marras, Jean Pierre. Gestão de pessoas em empresas inovadoras. Saraiva Educação SA, 2017.