Turnover é uma palavra de origem inglesa, que vem da ação de perder a bola para o time adversário em uma partida de futebol americano ou no basquete.
Contudo, para assimilar o que é turnover no escopo de uma organização, não é necessário ir muito longe dessa definição, pois na área organizacional o termo remete a não retenção de um elemento fundamental para o sucesso dos negócios: os funcionários.
Dessa forma, perder colaboradores em grande escala prejudica a empresa de várias formas diferentes.
Por isso, para entender melhor o que é turnover e saber como contorná-lo, acompanhe o post a seguir!
O que é turnover?
Uma outra tradução para o termo é “renovação”. No campo organizacional isso quer dizer saída de funcionários e substituição por outros de maneira frequente.
Assim, tanto as admissões quanto as demissões geram muitos custos à empresa. Por esse motivo, a alta rotatividade é um fantasma para o pessoal dos Recursos Humanos.
Por isso, o assunto tem tanta importância para as empresas que ganhou até fórmula própria para calcular sua porcentagem. Porém, para que esse cálculo seja considerado confiável é preciso analisar as variáveis que envolvem o contexto da organização.
Dessa forma, a primeira atitude a ser tomada diante da constatação da alta rotatividade é a identificação das causas do problema.
Quais as possíveis razões?
Os motivos que geram grande fluxo de funcionários podem ser vários. Insatisfação com o trabalho e baixa remuneração estão entre os mais comuns.
A seguir, listamos mais algumas razões:
- más condições de trabalho;
- clima organizacional desfavorável;
- dificuldades na gestão de pessoas;
- inadequação ao cargo ocupado; entre outros.
Como a diminuição do turnover impacta positivamente a organização?
Com a entrada e saída constantes de funcionários, as empresas têm muitos gastos com demissões, questões trabalhistas, treinamento de novos empregados etc.
Por isso, além da instabilidade no clima organizacional, o medo, a insegurança, a desmotivação, falta de harmonia entre a equipe e assim por diante.
Dessa forma, a diminuição do turnover reduz todas essas questões e, como consequência, aumenta a produtividade. Assim sendo, os resultados almejados pela organização são alcançados em menor tempo.
O que fazer para reduzir o turnover?
Para diminuir o turnover é preciso lidar com o problema de forma estratégica e criar diversas frentes de trabalho para atacá-lo.
A seguir, separamos algumas dicas para combatê-lo:
Gestão de Transparência
Uma forma de atrair e reter talentos que vem sendo muito utilizada atualmente é a Gestão de Transparência.
Assim, Como o nome já diz, o objetivo é ser transparente em todos os processos organizacionais. Desde o anúncio das vagas em aberto até os cortes a serem feitos dentro da empresa por causa de alguma crise.
Política de feedbacks regulares
Feedbacks constantes entre colaboradores e gestores devem ser incentivados. Para que essa estratégia funcione melhor, os feedbacks devem ter mão dupla, acontecendo de líder para funcionário e vice-versa.
Assim, o empregado sentirá mais liberdade para dizer o que lhe incomoda e o gestor poderá encontrar uma solução que seja conveniente para ambas as partes.
Plano de carreiras adequado às equipes
Quando há a definição clara de até onde se pode chegar dentro da empresa, a motivação para alcançar cargos melhores tende a crescer e, por isso, faz com que os colaboradores sejam mais produtivos e fiéis à corporação para a qual trabalham.
Treinamentos constantes
Os treinamentos preparam e atualizam os funcionários. Pessoas que se sentem bem informadas e preparadas exercem suas funções com mais segurança e confiança.
Dessa forma, isso proporciona crescimento pessoal e profissional, além de trazer melhores resultados para a corporação.
Adoção do onboarding
Com isso, para diminuir a alta rotatividade as ações devem começar nas contratações. Onboarding é uma palavra em inglês que designa uma série de processos que objetivam inserir os novos contratados na cultura da empresa, com o intuito de proporcionar-lhes maior adaptação e capacitação.
Assim, empresas que se preocupam com seus funcionários têm muito mais chances de alcançar o sucesso, pois terão colaboradores motivados.
Portanto, a comunicação interna, gerida pelo RH, tem papel fundamental na diminuição da rotatividade. Com ela pode-se manter um canal aberto de conversa com os colaboradores e saber o que os agrada ou não.
Agora que você entende o que é turnover, pode saber mais sobre como reduzir o índice de rotatividade em sua empresa. Acesse nosso post sobre o assunto!
REFERÊNCIAS:
HAMMES, Carla Cristina Ferreira, Antonio José dos SANTOS, and José Maria MELIM. "Os impactos do turnover para as organizações." Revista ESPACIOS| Vol. 37 (Nº 03) Año 2016 (2016).
HENRARD, Laryssa Prado, and Eleite QUADROS. "A influência do comportamento dos líderes no turnover organizacional." Percurso 1.16 (2015): 52-78.
Pavanello, Letícia, and Eliana V. Jaeger. "Rotatividade nas empresas: motivos internos e externos." REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí 4.6 (2015): 070-074.
Rothmann, Ian. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. Elsevier Brasil, 2017.