Nariz entupido: causas e soluções para o congestionamento nasal

mulher assoando o nariz para aliviar a congestão nasal

A congestão nasal, como também é chamada, é desencadeada pelo acúmulo de muco e fluido nas vias respiratórias devido à inflamação ou mesmo infecções presentes no organismo. Infelizmente, essa condição é muito comum e causa um enorme desconforto no indivíduo, dificultando sua respiração. 

Devido ao incômodo gerado pela obstrução nasal, principalmente durante a noite, é importante conhecer quais são as causas associadas ao nariz entupido e também as principais soluções para aliviar a congestão nasal e melhorar a respiração. 

Leia o nosso artigo e entenda um pouco mais sobre o nariz entupido e as formas mais eficazes para tratar essa condição. 

O que é a congestão nasal (nariz entupido)?

A congestão nasal ou nariz entupido é, basicamente, a obstrução das vias aéreas em razão da grande quantidade de muco e outros fluidos nas vias respiratórias.

Esse bloqueio das vias aéreas pode causar inchaço, tornando a respiração mais difícil e exigindo esforços adicionais para respirar melhor, o que pode gerar ainda mais desconforto. 

Além da sensação de nariz trancado, esse quadro também pode provocar ainda outros sintomas, como dor de cabeça, pressão sinusal e dificuldade para dormir, podendo afetar de forma significativa a rotina diária.

Sendo assim, o indivíduo afetado pode ter dificuldade para realizar tarefas simples, como praticar atividade física ou dormir bem. 

Quais são as causas comuns para o nariz entupido?

O nariz congestionado pode ter várias causas, incluindo as seguintes:

  • Gripes e resfriados: essas infecções virais provocam sintomas como coriza, espirros e congestão nasal.
  • Reações alérgicas: elas incluem, por exemplo, rinite alérgica, causada por alérgenos como pólen, poeira ou pêlos de animais, resultando em nariz entupido, espirros e coceira, além da sinusite, uma inflamação dos seios nasais, que causa congestão nasal e desconforto.
  • Baixa umidade do ar: essa condição pode irritar as vias nasais, provocando o ressecamento e entupimento do nariz.
  • Altos índices de poluição do ar: agentes poluentes podem irritar as vias aéreas, resultando em nariz entupido.
  • Corpos estranhos no nariz: objetos presos nas vias respiratórias bloqueiam a passagem de ar, causando inchaço.
  • Estresse: essa condição pode acarretar ou mesmo agravar a congestão nasal em razão do aumento da produção de hormônios, que impactam a resposta inflamatória do corpo.
  • Uso excessivo de medicamentos descongestionantes nasais: esses remédios podem provocar uma rinite medicamentosa, que pode retornar ou piorar após o efeito do medicamento passar.

Nariz entupido constantemente: o que pode ser?

Além das causas para a congestão nasal que citamos acima, o nariz entupido constante também pode estar associado a outras condições, como sinusite crônica, quando a inflamação dos seios paranasais é prolongada e permanente.

Além disso, o desvio de septo nasal, uma irregularidade na parede divisória do nariz, também pode causar nariz entupido no indivíduo, assim como a rinite vasomotora, uma reação das vias aéreas provocada por fumaça ou odores fortes.

O nariz entupido também pode ser provocado por outras condições, como asma, pólipos nasais, formações benignas nas passagens nasais, além de alterações hormonais, que podem ocorrer na gravidez ou com o uso de contraceptivos.

Vale ressaltar que para confirmar a causa da congestão nasal, o ideal é procurar um médico que fará o diagnóstico preciso dessa condição.

Como funciona o diagnóstico para a causa do nariz entupido?

O diagnóstico para nariz entupido deve ser feito por um médico, que pode ser o clínico geral ou um especialista em otorrinolaringologia. 

Na consulta, o médico deve avaliar a causa subjacente da congestão nasal por meio de uma análise detalhada do histórico médico do paciente além de exames complementares, se necessário. 

Entre eles estão os exames de imagem ou mesmo uma endoscopia nasal, que permite a visualização precisa do interior das vias respiratórias e dos seios paranasais.

A partir dos resultados obtidos, é possível identificar as condições que provocam o nariz entupido, permitindo que o médico recomende o tratamento mais apropriado para o paciente.

Na hora de procurar atendimento médico, a Conexa Saúde pode te ajudar com eficiência, precisão e agilidade. Somos um ecossistema digital de saúde física e mental, que oferece  consultas online em uma plataforma moderna e segura.

Por meio dos benefícios da telemedicina, nossos médicos de mais de 30 especialidades podem atender pacientes de diferentes localidades de forma rápida e conveniente.

O melhor é que, mesmo em um atendimento online, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. Após a realização dos exames, você pode retornar para revisão dos resultados e acompanhamento contínuo da doença.

O que fazer com o nariz entupido: tratamentos e dicas para aliviar

A boa notícia é que, para aliviar a congestão nasal, você pode adotar vários métodos que amenizam os sintomas. Confira os principais:

  • Umidificadores de ar: em períodos de tempo seco, a baixa umidade do ar pode ressecar e inflamar os vasos nasais. Sendo assim, esses equipamentos podem ser uma alternativa para quem está com o nariz entupido, pois eles ajudam a manter o ambiente mais úmido e confortável, facilitando a respiração.
  • Lavagens nasais: esse procedimento também ajuda a avaliar a obstrução nasal. Você pode usar soro fisiológico com o auxílio de uma seringa para lavar as narinas. O ideal é aplicar de duas a quatro vezes ao dia.
  • Banho quente: a água quente pode promover um alívio imediato, uma vez que o vapor ajuda a umidificar o ar e aliviar a sensação de nariz trancado. 
  • Bebidas quentes: o consumo de bebidas quentes também ajuda a aliviar os sintomas de nariz entupido. 
  • Compressas mornas: umedeça um pano em água morna e coloque sobre o rosto, pois isso ajuda a aliviar essa sensação de nariz trancado, já que o calor da compressa pode reduzir a inflamação e abrir as vias nasais, facilitando a respiração.
  • Descongestionantes nasais: esse medicamento também pode ser usado para aliviar os sintomas, mas lembre-se que a automedicação nunca é indicada. O ideal é procurar um médico que possa prescrever o tratamento mais adequado.

Como prevenir o congestionamento nasal?

Para prevenir a congestão nasal, é importante que o indivíduo adote hábitos mais saudáveis e medidas para manter as vias respiratórias limpas e diminuir a exposição a irritantes.

Confira algumas práticas essenciais para evitar a obstrução nasal:

  • Adotar uma dieta equilibrada e nutritiva rica em frutas e vegetais, pois esses alimentos possuem antioxidantes e vitaminas essenciais para fortalecer o sistema imunológico;
  • Manter a hidratação adequada, consumindo em torno de 2 litros água, para deixar as mucosas nasais hidratadas;
  • Utilizar umidificadores para que o ambiente fique mais úmido e confortável, prevenindo o ressecamento nas narinas.
  • Proteger-se durante o inverno, principalmente com o uso de roupas adequadas.
  • Manter a vacinação em dia: as imunizações do calendário vacinal ajudam a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo os riscos de doenças.

Quando procurar um médico devido ao nariz entupido?

Em muitos casos, o nariz entupido é uma condição passageira, associada, frequentemente, a gripes e resfriados.

No entanto, se a congestão nasal persistir por mais de 10 dias, o recomendável é procurar um médico, para avaliar a situação do paciente e investigar as possíveis causas subjacentes à congestão nasal.

Na hora de procurar atendimento médico, saiba que a Conexa Saúde é uma plataforma digital de saúde física e mental que oferece consultas online com médicos de mais de 30 especialidades.

A vantagem é que você pode ter um atendimento rápido, seguro e eficiente sem precisar sair de casa. Além disso, nossos médicos podem solicitar exames para confirmar o diagnóstico. 

Após a realização dos exames, o paciente pode retornar para revisão dos resultados e acompanhamento contínuo da doença.

Créditos da imagem: PeopleImages em iStock


Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre saúde física e mental!

    Saúde e bem-estar que encaixa na sua rotina

    A Conexa Saúde é uma solução completa de saúde digital que simplifica o seu acesso a cuidados físicos e mentais. Fale com a gente!