Metodologia SCRUM? O que é, para que serve e como aplicar na empresa

metodologia scrum mulher explicacao

Você já ouviu falar em metodologia SCRUM? O nome dessa metodologia é baseado em uma jogada do rugby, em que oito jogadores de cada time formam uma espécie de muralha humana.

Hoje em dia, essa palavra é usada para descrever o gerenciamento rápido de projetos de software.

Mas ao contrário do que se pode pensar, a  metodologia precisa ser  utilizada somente para softwares, mas também para vários outros tipos de projetos.

E, mesmo que ainda haja diversos mitos sobre a sua implementação, o SCRUM tem ganhado muito espaço em diversas empresas que usam como uma forma de gerenciar projetos.

Por tudo isso, separamos essas dicas para você entender como funciona a metodologia SCRUM e como ela pode ser usada na sua rotina organizacional.

Boa leitura!

O que é a metodologia SCRUM?

metodologia scrum mulher anotacao

Essa metodologia é um framework muito fácil de usar, especialmente em projetos complexos, que foi criada por Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Ela é uma das metodologias ágeis muito usadas por profissionais que desenvolvem softwares e sistemas.

Assim, ela é um método de trabalho que é feito através de pequenos ciclos de atividades em um determinado projeto.

Tal metodologia ajuda a potencializar o trabalho em equipe, pelo fato de que com ela é possível fazer o acompanhamento da evolução do produto, sempre focando na qualidade do produto e nos prazos estipulados.

A metodologia SCRUM  é essencial para as equipes dos mais variados cenários, ou seja, pode ser usada tanto em equipes mais enxutas quanto nas grandes empresas.

Por que a metodologia SCRUM recebeu esse nome?

Como dito, SCRUM é um nome de jogada muito usada no rúgbi, que é um esporte em equipe, e, a partir desse ponto os desenvolvedores de tal metodologia a nomearam assim.

Entretanto, existem indícios que dizem que Sutherland e Schwaber não contam a história toda.

Isso porque, o  livro “Wicked problems, righteous solutions”, de 1990 trouxe primeiramente a ideia de usar as práticas descritas pelos desenvolvedores de tal metodologia para o desenvolvimento de software.

Ou seja, a escolha de tal nome é muito incerta, entretanto, a utilização dessa metodologia é muito importante para todas as empresas.

História da metodologia SCRUM

A medologia Scrum foi falada pela primeira vez na publicação de um artigo pela The Harvard Business Review, no ano 1986.

Tal artigo foi feito por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, nomeado de “The New New Product Development Game”, que em português significa “O Novo Jogo de Desenvolvimento de Novos Produtos”.

Tal metáfora de “novo jogo” usada pelos autores teve o objetivo de descrever o desenvolvimento bem como o gerenciamento de projetos .

Além disso, conforme já informado anteriormente, esse termo é baseado em um jogada de Rugby, em que, no recomeço da partida, ficam oito jogadores de cada time como uma espécie de muralha humana.

E, com essa analogia ao Rugby, os desenvolvedores colocaram o nome de metodologia scrum.

Além disso, o termo também foi utilizado para simplificar o Sistema de Planejamento do Programa Faseado, da NASA.

Tal documento dispõe de todas as diretrizes das ações espaciais na empresa.

Para quê serve a metodologia SCRUM?

metodologia scrum mao escrevendo

Um dos principais motivos de se utilizar essa metodologia é a transparência que existe entre todos os membros da equipe, onde todos sabem o que cada um está fazendo para poder fazer a sua parte.

Tal transparência garante que todos entendam o projeto em um nível macro, como também saibam perfeitamente quais são as suas tarefas.

O Scrum também permite que o trabalho seja feito com eficiência e inteligência, que é possível justamente pela transparência existente em todo o processo.

Além disso, a utilização dessa metodologia garante a divisão do projeto em pequenas partes, fazendo com que todos os membros da equipe entendam que sua tarefa precisa ser realizada corretamente para que a atividade seja feita plenamente.

Além disso, ao aplicar a metodologia Scrum todo o projeto é desenvolvido com foco e flexibilidade.

Quais as vantagens da metodologia SCRUM?

Como dito anteriormente, a metodologia SCRUM divide o projeto em pequenos ciclos, onde em cada um deles estão as atividades que precisam ser realizadas.

Dessa forma, tal metodologia traz algumas vantagens no momento de desenvolver os projetos em sua empresa, que vamos citar a seguir.

Realização

A realização das atividades do projeto por etapas motiva bastante a sua equipe de trabalho.

Isso porque, ela traz uma sensação de que o projeto foi realizado e concluído ao concluir cada etapa. Isso mantém toda a equipe animada.

Transparência

Essa metodologia garante que o projeto seja realizado com total transparência entre toda a equipe que está o executando.

Essa fato faz com que toda a equipe fique sempre motivada a realizar todas as atividades do projeto com excelência

Redução das falhas

Ao utilizar essa metodologia há uma forte redução na quantidade de bugs dos softwares que foram produzidos sob essa gestão.

Reordenação

Ao utilizar a metodologia SCRUM é possível fazer a inversão das prioridades levando em consideração o andamento de cada etapa.

O quê é SCRUM Master e quais são suas atribuições?

metodologia scrum homem pensando

SCRUM Master é o gerente de projeto que tem a responsabilidade de liderar a equipe para atingir todos os objetivos e metas.

Dessa forma, ele garante que a equipe siga corretamente todo o processo de desenvolvimento do projeto.

Ele também participa das reuniões diárias, da revisão de Sprint e do planejamento.

Ao utilizar o SCRUM Master a realização do projeto terá os seguintes benefícios:

  • Agilidade;
  • Foco no essencial;
  • Reuniões de alinhamento;
  • Estrutura enxuta;
  • Colaboração;
  • Transparência;
  • Adaptabilidade.

Outros papéis fundamentais na metodologia SCRUM

A metodologia SCRUM dispõe de dois papéis principais, que são:

Assim, o Product Owner é o responsável pela maximização do valor do produto, resultante de um trabalho de equipe bem feito e desenvolvimento.

Além disso, ao utilizar a metodologia, o profissional visualiza toda a empresa bem como suas estratégias, e assim consegue conhecer muito bem clientes, produtos e modelos de negócio.

Dessa forma, o profissional que utiliza a metodologia entende de forma plena o que é o projeto e quais os recursos que precisam ser utilizados para desenvolver o produto ou serviço e o domínio comercial.

As reuniões  para saber quais são as prioridades da lista de pendências também são muito utilizadas, pois com elas é possível até mesmo retirar o que não for necessário para que o trabalho flua com mais facilidade.

A junção desses papéis do Scrum também é possível acontecer durante as Sprints, que são os intervalos definidos para entregas parciais do projeto ao cliente.

Além disso, o product owner é o único capaz de aceitar as histórias como concluídas sendo o responsável por toda a comunicação entre as partes interessadas, incluindo clientes, gerentes de negócios e a equipe de desenvolvimento.

Como funciona a metodologia SCRUM?

metodologia scrum homem escrevendo

Como dito anteriormente, essa metodologia possui dois papéis principais, que são:

Product Owner: onde o encarregado do backlog faz a orientação adequada da equipe.

E o Scrum Master: que é o responsável por ditar os prazos, além de fazer a mentoria da equipe.

Entretanto, com o passar do tempo a equipe se acostuma com a metodologia, e o Scrum Master fica sendo somente um observador;

Assim, a utilização da metodologia SCRUM precisa que alguns hábitos sejam implementados na equipe, tais como como:

  • Reunião diária;
  • Sprint;
  • Planejamento do Sprint.

Dessa forma, a metodologia é como uma base em iterações, que são os ciclos de produção e avaliação para que o produto seja aperfeiçoado na fase de produção.

Assim, o Scrum é feito de uma forma dinâmica, utilizando o conceito de MVP (Mínimo Produto Viável), o que significa que no fim de cada iteração a equipe faz uma versão mais simples do produto final, por meio do menor esforço possível, o qual será apresentado para o cliente.

Dessa forma, com o MVP em mãos, o cliente dará um feedback, onde ele irá aprovar ou solicitar mais melhorias para o produto.

Nessa metodologia, cada iteração tem o nome de Sprint e tem um tempo de duração de duas a quatro semanas, entretanto, tal período pode ser maior ou menor, dependendo do projeto.

Nesse sentido, antes de a equipe iniciar um Sprint, ela realiza uma reunião de planejamento junto com o representante do cliente, que é o Product Owner.

Em tal reunião, se definem as tarefas, os responsáveis, os métodos e o tempo do projeto.

Posteriormente, é iniciada a realização do Sprint, onde cada um dos membros da equipe desempenha suas atividades e faz o acompanhamento do status do projeto por meio de um Daily Scrum, que são as reuniões rápidas diárias.

O projeto também pode ser acompanhado por meio do Sprint Burndown, que é um gráfico onde é mostrado todo o progresso das tarefas em relação ao tempo predeterminado para concluir todo o Sprint.

E, depois que o Sprint for encerrado, a equipe faz uma reunião de revisão para saber como ficou o produto gerado, e a Sprint Retrospective, que é um encontro que foca nas lições aprendidas.

Conheça os termos técnicos da metodologia SCRUM

metodologia scrum grafico

Além das informações passadas anteriormente, há alguns cuidados que precisam ser tomados para entender como aplicar a metodologia SCRUM no dia a dia da empresa.

Dessa forma, esses são alguns dos principais termos utilizados nessa metodologia:

  • Burndown chart: que é um gráfico onde é apresentado o restante de trabalho que precisa ser realizado, ajudando na organização do trabalho das equipes;
  • Daily SCRUM: é a reunião diária rápida diária em que participa todos integrantes da equipe para que seja definida as atividades do dia;
  • Impediments (ou impedimentos): são os obstáculos que a equipe enfrenta e que não são falados na reunião daily SCRUM. O SCRUM master que tem a responsabilidade de garantir que tais dificuldades sejam resolvidas;
  • Metas do Sprint: são os objetivos do Sprint;
  • Product Backlog: é uma lista de prioridades com as funcionalidades desejadas para o produto;
  • Sprint planning: é a reunião de planejamento a qual acontece no começo do Sprint para ajudar a definir as prioridades e evitar que pontos importantes não sejam executados;
  • Sprint: é uma sequência de atividades que têm prazos definidos;
  • Tarefa sprint: é  a menor porção do projeto, ou seja, é a uma atividade que geralmente tem a duração de 16 horas.

A equipe toda precisa saber sobre todos esses termos e, principalmente, a pessoa que faz a organização do fluxo de trabalho do projeto.

Isso porque esses termos são os fundamentos do SCRUM e da forma que ele é usado no seu dia a dia.

Por isso, fique atento para que não aconteçam erros que comprometam a comunicação e a compreensão de cada ponto.

Como aplicar a metodologia SCRUM na sua empresa?

metodologia scrum equipe

Para aplicar a metodologia SCRUM no dia a dia de sua empresa é necessário seguir alguns passos.

Isso porque, tais passos ajudam sua equipe a ter mais agilidade no momento de incorporar a cultura SCRUM.

Além disso, as habilidades de sua equipe aumentam e eles conseguem aproveitar todos os benefícios dessa forma de trabalho.

Por isso, separamos os seguintes passos para você conseguir executar corretamente a metodologia SCRUM na rotina de sua empresa

Designar cargos

Esse é o primeiro passo que você precisa tomar, pois os cargos têm que ser definidos para ficar claro o fluxo de trabalho que deve ser empregado para o SCRUM funcionar na sua empresa.

Ou seja, a divisão dos cargos é uma das muitas bases dessa metodologia.

E, para que dê certo, sua empresa tem que fazer a avaliação do perfil da equipe e do projeto.

Outro ponto importante é fazer a identificação de quem será útil para cada uma das funções conforme suas habilidades.

Dessa forma, será possível fazer  equipes multidisciplinares que serão capazes de trabalhar de acordo com os padrões de qualidade.

Liste prioridades

Priorizar as demandas e objetivos é um passo extremamente importante para que qualquer projeto dê certo.

Tal estratégia ajuda a organizar a rotina e o posicionamento da empresa.

Afinal, os passos principais de cada etapa irão receber a devida atenção, aumentando assim as chances de elas serem feitas de acordo com o esperado.

Planeje sprints

Depois que fizer a lista de prioridades, faça o planejamento de cada Sprint, definindo o prazo para a sua execução, quem serão os envolvidos e as suas responsabilidades.

Também deve ser feita a avaliação das ferramentas necessárias para a realização do projeto e como cada uma deve integrar o dia a dia de cada pessoa.

Faça reuniões regulares

As reuniões são fundamentais para a implementação da metodologia SCRUM.

Especialmente pelo fato de que eles permitem que as equipes façam o alinhamento de expectativas e avaliem o que deu certo.

Framework SCRUM

O Framework Scrum serve para fazer a organização do caos, além de orientar na realização do projeto para que ele possa ser entregue da forma desejada.

Ele é usado por equipes que fazem o desenvolvimento de software em todo o mundo.

Inclusive, é a metodologia ágil mais usada entre todas, conforme o 14º relatório anual State of Agile, onde diz que 60% das equipes de software utilizam essa metodologia.

O Framework Scrum também é usado por outros setores de TI sendo encontrado inclusive em equipes de marketing, onde existem projetos que precisam andar com presença de cenários complexos.

Qual a diferença entre a metodologia SCRUM e os métodos ágeis?

metodologia scrum computador

As metodologias ágeis são o conjunto de práticas utilizadas para gerenciar de forma relevante o desenvolvimento de software.

Elas começaram a ser usadas por um grupo de programadores, onde eles criaram um documento que dispunha de valores e princípios para o desenvolvimento de software, o Manifesto Ágil.

Ou seja,  Ágil é um modo de desenvolver software onde mostra que mesmo que os computadores executem o código, são as pessoas que o criam e mantêm.

Conheça outras metodologias ágeis

Existem diversas metodologias de  Desenvolvimento Ágil que são:

  • Scrum: que é uma forma de fazer o processo de desenvolvimento do software mais eficiente;
  • SAFE: é uma forma de desenvolvimento ágil do meio corporativo;
  • DSDM: é uma metodologia que enfatiza o envolvimento constante do usuário;
  • Crystal: é a metodologia que busca a adaptação dos diferentes métodos;
  • Kanban: é uma metodologia utilizada para a organização das tarefas da empresa por meio de post-its colorido e softwares;
  • Lean: é a metodologia que ajuda a empresa a melhorar os seus resultados fazendo a eliminação dos pontos que não agregam valor a empresa;
  • FDD: é a metodologia que procura desenvolver as atividades por funcionalidade, ou seja, por meio de um requisito funcional do sistema.

Conclusão

Conclui-se que a metodologia SCRUM é uma forma de realizar as atividades com mais agilidade, eficiência e qualidade para que os projetos da empresa tenham sucesso.

Tal abordagem deixa claro os problemas que acontecem no processo de desenvolvimento dos projetos de software, pois fornece os meios para que a equipe consiga solucionar todas as questões necessárias.

Além disso, a satisfação dos colaboradores de empresas que utilizam o SCRUM também costuma aumentar.

Afinal, tal metodologia faz com que as equipes consigam agir com autonomia e colham aprendizados constantes, desenvolvendo um senso de pertencimento à equipe.

Por fim, nota-se que a gestão ágil dos projetos está sendo cada dia mais utilizada no mercado de tecnologia, especialmente no desenvolvimento de software.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!