Mensagens motivacionais para equipes: o que é, benefícios e como aplicar?

mensagens motivacionais grupo maos dadas

Sua equipe de trabalho está precisando de um gás? Mensagens motivacionais para equipes são uma ótima alternativa para deixar o time alinhado em seu propósito.

Você já escutou falar que “as palavras têm poder”? Isso é a mais pura verdade, e muitas empresas utilizam frases motivacionais para manter a sua equipe sempre com bons resultados.

De acordo com o psicólogo e especialista em motivação, Jonathan Fater, mensagens com uma boa estrutura conseguem atingir a natureza inspiracional das pessoas.

Dessa forma, elas são um mecanismo muito poderoso e que consegue mudar o pensamento e permitir que sua equipe atinja seus objetivos.

Por isso preparamos esse artigo para explicar os benefícios das mensagens motivacionais e como aplicá-las em sua equipe.

Boa leitura!

O que são as mensagens motivacionais para as equipes?

Primeiramente é necessário que você saiba o que é uma mensagem motivacional, pois somente dessa forma você conseguirá utilizá-la da forma correta para atingir os objetivos de sua equipe.

A mensagem motivacional é um tipo de texto que é feito para um público específico, ou seja, é uma mensagem feita para motivar a equipe de trabalho, como é o caso do presente artigo.

Dessa forma, quando uma mensagem motivacional é criada ela não é elaborada para a pessoa se sentir bem momentaneamente, pois seu propósito vai além disso.

Ela tem o objetivo de estimular seu receptor a ter coragem para mudar o seu comportamento e colocar isso em prática.

Assim, uma mensagem motivacional deve ir além daquele momento que a pessoa a leu, pois a pessoa vai pensar nela por muito tempo.

Para que servem as mensagens motivacionais para equipes?

mensagens motivacionais para equipe time

Saiba agora para que serve as mensagens motivacionais para a sua equipe como uma parte importante de sua estratégia de comunicação:

  • Proporciona um sentimento de esperança;
  • Estimula a vontade de fazer o melhor;
  • Diminui a insegurança, e gera autoconfiança;
  • Motiva o profissional a se realizar no trabalho;
  • Altera os padrões emocionais relacionados ao sentimento de felicidade;
  • Cria um ambiente baseado em atitudes positivas.
  • Todas essas vantagens se conectam com o objetivo macro, o aumento de vendas devido a melhor produtividade dos colaboradores.

As mensagens motivacionais funcionam?

De acordo com o livro “Psychology of Motivation” (“Psicologia da Motivação”, em tradução livre), a motivação vem de uma  força interna que faz a pessoa agir, querer  persistir e seguir em frente.

Dessa forma, uma pessoa motivada é uma pessoa autoconfiante e consegue modificar padrões emocionais interferindo de forma concreta na atitude das pessoas.

Assim, uma mensagem motivacional proporciona esperança e ajuda nas pessoas.

Além disso, a motivação produz efeitos positivos para a saúde da pessoa e também proporciona auto realização.

Assim podemos falar categoricamente que as mensagens motivacionais funcionam muito bem.

Quais são os benefícios de utilizar frases como estas?

Quanto mais motivada for a sua equipe o desempenho de cada um dos funcionários será melhor.

Além disso, uma equipe motivada gera impactos nos resultados finais da empresa.

Entretanto,deixar um funcionário motivado no ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil.

Para que isso aconteça é preciso elaborar bem planejadas que quando colocadas em prática seja possível notar a melhora na equipe.

Por isso, separamos alguns benefícios da motivação para a sua equipe:

  • Melhora a autoestima dos colaboradores

Quando os funcionários estão motivados isso faz com que eles fiquem mais confiantes, melhora sua autoestima, e faz com que seu trabalho seja feito de uma melhor forma.

  • Melhora a otimização de tempo

Esse é um dos principais benefícios de uma equipe motivada, pois sempre que o colaborador está motivado ele foca mais em suas atividades.

Dessa forma,  o tempo  que ele se dedica para realizar suas tarefas diárias será otimizado, fazendo com que sua performance melhore.

  • Crescimento pessoal

Quando o seu funcionário está bem no trabalho isso faz com que ele se sinta mais confiante, fazendo com que ele cresça profissionalmente e pessoalmente.

  • Melhora no relacionamento interpessoal

Um colaborador motivado consegue desempenhar com excelência as suas atividades profissionais, e um ponto muito importante para essa motivação é a relação com seus companheiros de trabalho.

Dessa forma, quanto melhor for a relação interpessoal com a equipe, maior será a motivação dele e da equipe.

  • Mais colaboração e trabalho em equipe

Um dos principais benefícios de uma equipe motivada é a melhora do trabalho desenvolvido por ela.

Afinal, com um bom relacionamento interpessoal, a equipe irá unir forças e realizar um trabalho cada vez  melhor.

  • Mais produtividade e resultados para a empresa

Outra super vantagem de uma equipe motivada é o aumento de produtividade, pois isso faz com que eles fiquem mais engajados e dando o seu melhor no desempenho de suas atividades.

Como utilizar as mensagens motivacionais para unir a equipe?

O  papel do líder é fundamental no momento de utilizar as mensagens motivacionais para unir sua equipe.

Assim, por meio das mensagens motivacionais sua equipe cria automaticamente objetivos comuns e trabalham juntos para conseguir alcançar todos, ou seja, para atingir o  sucesso de toda a equipe.

Por isso, todos os departamentos da empresa precisam ter essa consciência do que seria esse sucesso.

Pois, se todos conseguirem realizar um bom trabalho em equipe, consequentemente toda a empresa terá bons resultados.

Por isso, um bom líder mantém sempre a sua equipe unida e motivada.

Assim, o líder deve fazer com que toda sua equipe saiba superar conflitos da melhor forma possível para que se mantenham unidos.

E, o modo que muitos deles conseguem superar os conflitos que podem surgir e manter a equipe unida é justamente com as mensagens motivacionais.

Mensagens motivacionais para equipes

mensagens motivacionais para equipe pessoa feliz

O líder da equipe conta com diversas formas de comunicação para levar mensagens motivacionais para a sua equipe, o que ajuda a atingir o objetivo de todos os seus colaboradores.

Por isso, separamos os principais meios de comunicação para divulgar as mensagens motivacionais em sua equipe.

  • Grupos de mensagens

Hoje em dia a grande maioria das pessoas está presente nos aplicativos de mensagens que permitem a formação de grupos.

Assim, o líder da equipe pode formar um grupo de sua equipe no WhatsApp ou no Slack, para conseguir estar em constante comunicação.

E, além dessa comunicação diária do grupo, é possível enviar uma mensagem motivacional para a sua equipe todas as manhãs, por exemplo, fazendo com que a equipe tenha mais gás e determinação.

  • Painel de metas

Se em sua equipe tem um painel de metas, podendo ser tanto semanal quanto mensal, você pode destacar frases motivacionais nele, fazendo com que sua equipe consiga atingir todos os seus objetivos.

  • Treinamentos e palestras

Outra ótima forma de motivar a equipe é, no meio da  apresentação de dados e informações de um treinamento, colocar mensagens motivacionais para os seus colaboradores.

Isso é bom pois usar essas mensagens em situações como essa é possível impactar os colaboradores partindo da inspiração.

Isso acontece pois as pessoas têm a tendência de olhar para modelos de comportamento de seus líderes e seguir seus exemplos para atingir o mesmo sucesso.

  • E-mail ou documentos pessoais

Agora, caso você precise motivar um colaborador em específico, a melhor maneira de fazer isso é com mensagem motivacional em uma comunicação individualizada.

Assim, quando você for retornar um relatório ou no feedback sobre o desempenho do funcionário coloque uma mensagem motivacional para esse colaborador.

Tal estratégia também pode ser usada para estimular a continuidade de um bom trabalho de um funcionário que apresenta resultados excepcionais.

Mensagens para levantar o astral

Toda relação humana é social, isso porque ninguém consegue fazer nada sozinho, e, por esse motivo, é importante o trabalho em equipe.

Ele acontece quando duas ou mais pessoas vão realizar um trabalho para atingir um objetivo comum.

Por isso, em um ambiente organizacional, o trabalho em equipe é muito importante, e, tão importante quanto, é manter o astral da equipe alto.

Por isso, separamos as seguintes frases que você pode usar para levantar o astral de sua equipe e fazer com que ela desempenhe suas funções da melhor forma possível.

  • Encontre um grupo de pessoas que o desafiem e inspirem, passem muito tempo com elas e isso mudará sua vida. Amy Poehler
  • O trabalho em equipe faz o sonho funcionar.  John C. Maxwell
  • O compromisso individual com um esforço de grupo – é isso que faz uma equipe trabalhar, um trabalho de empresa, um trabalho de sociedade, um trabalho de civilização. Vince Lombardi
  • Talento vence jogos, mas trabalho em equipe e inteligência ganham campeonatos. Michael Jordan
  • O trabalho em equipe é a capacidade de trabalhar juntos em direção a uma visão comum. A habilidade de direcionar realizações individuais para objetivos organizacionais. É o combustível que permite que pessoas comuns obtenham resultados incomuns. Andrew Carnegie
  • Lembre-se, o trabalho em equipe começa criando confiança. E a única maneira de fazer isso é superar nossa necessidade de invulnerabilidade. Patrick Lencioni
  • Convido todos a escolherem o perdão em vez da divisão, o trabalho em equipe acima da ambição pessoal. Jean-François Coper
  • Nenhum de nós é tão esperto quanto todos nós juntos. Ken Blanchard
  • A força da equipe é cada um de seus membros. A força de cada membro é a equipe. Phil Jackson
  • Unidade é força. . . quando há trabalho em equipe e colaboração, coisas maravilhosas podem ser alcançadas. Mattie Stepanek
  • Para mim, o trabalho em equipe é a beleza do nosso esporte, onde você tem cinco atuando como um. Você se torna altruísta. Mike Krzyzewski
  • O melhor trabalho em equipe vem de homens que estão trabalhando independentemente para um objetivo em uníssono. James Cash Penney
  • Se você quiser se levantar, levante alguém. Booker T. Washington
  • Muitas ideias crescem melhor quando transplantadas para outra mente do que aquela em que elas surgiram. Oliver Wendell Holmes
  • O trabalho em equipe é a capacidade de trabalhar juntos em direção a uma visão comum. A habilidade de direcionar realizações individuais para objetivos organizacionais. É o combustível que permite que pessoas comuns atinjam resultados incomuns.  Andrew Carnegie
  • Quando ele levou tempo para ajudar o homem a subir a montanha, eis que ele mesmo escalou. Provérbio Tibetano

Mensagens para elogiar a equipe

Outro ponto extremamente importante é reconhecer os méritos e os resultados alcançados por seus colaboradores.

Essa é uma maneira muito boa de manter seus funcionários motivados, além de mostrar que você confia neles.

Por isso, separamos algumas frases que você pode usar para elogiar a sua equipe:

  • Tenho muito orgulho de trabalhar com pessoas dedicadas, experientes, inteligentes e unidas. Obrigada, equipe! Marianna Moreno
  • Uma única pessoa não faz coisas incríveis no mundo dos negócios. Uma equipe, sim. Steve Jobs
  • São pessoas determinadas como vocês que trazem o sucesso para a nossa equipe! Marianna Moreno
  • Vocês são importantes para nossa organização. A dedicação de cada um é que faz a diferença. Marianna Moreno
  • A sinergia da nossa equipe é impressionante e é o que me motiva a seguir firme e forte com nosso trabalho. Marianna Moreno
  • Confiamos no trabalho de vocês porque sempre entregaram o melhor! Marianna Moreno
  • Vocês são pessoas que não se contentam com a zona de conforto, se dedicam e gostam de desafios! Marianna Moreno
  • O crescimento de vocês é o crescimento da nossa empresa. Obrigado, equipe!
  • Valorizamos novas ideias, criatividade, dedicação e esforço. Valorizamos a nossa equipe! Marianna Moreno
  • A vitória da nossa equipe merece ser celebrada. Agradecemos a dedicação e por trabalharem com tanta sinergia. Marianna Moreno
  • A equipe perfeita existe e é a minha! Marianna Moreno

Frases motivacionais para produtividade

As pessoas sempre falam muito em produtividade nas empresas, é uma forma muito boa de alcançar bons resultados e manter sua equipe sempre motivada.

Por isso, separamos algumas frases para motivar a produtividade de sua equipe e fazer com que os resultados de sua empresa sejam sempre os melhores.

  • A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer! Walt Disney, desenhista e empresário americano.
  • Não pense por muito tempo, faça. Mas não faça por muito tempo, pense. Confúcio, filósofo e pensador chinês.
  • Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor. Steve Jobs, empresário e fundador da Apple.
  • Amadores sentam e esperam por inspiração, o resto de nós simplesmente se levanta e vai trabalhar. Stephen King.
  • Meça duas vezes. Corte uma vez só. Harrison Ford.
  • O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. Henry Ford.
  • Não tente se tornar uma pessoa de sucesso, prefira tentar se tornar uma pessoa de valor. Albert Einstein, gênio, físico e cientista.
  • Se você gastar muito tempo pensando sobre uma coisa, você nunca vai fazê-la. Bruce Lee, ator e mestre de artes marciais.
  • Comece com boas pessoas, defina as regras, comunique-se, motive e recompense seus funcionários. Se você fizer todas essas coisas de forma eficaz, você não tem como errar. Lee Iacocca, lendário executivo da Ford e ex-presidente da Chrysler.

Frases motivacionais com reflexões para equipe

As frases motivacionais para equipe muitas vezes fazem o profissional chegar a  conclusões que irão fazer bem tanto para eles quanto para a empresa.

Isso porque, o dia a dia e as pressões que os funcionários vivem na empresa podem acabar causando momentos de desânimo e incertezas, e, para que isso não aconteça é preciso que o líder motive sua equipe e apresente caminhos e foco nos objetivos.

Por isso, separamos essas frases para que você possa além de motivar sua equipe, fazer com que seus colaboradores reflitam sobre elas.

  • Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas. Ayrton Senna
  • A única maneira de dar início a alguma coisa é parar de falar e começar a fazer. Walt Disney
  • A persistência é o caminho do êxito. Charles Chaplin
  • O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos. Michael Jordan
  • Se fizéssemos tudo o que somos capazes, surpreenderíamos a nós mesmos. Thomas Edison
  • O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência. Henry Ford
  • A felicidade no trabalho consiste no resultado de se aprender a trabalhar em equipe. Roberto Shinyashiki
  • Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa e sim por uma equipe. Steve Jobs
  • Verdades precisam ser ditas. Sentimentos devem ser demonstrados. Projetos devem ser executados. Viva menos na teoria e mais na prática. Eduardo Volpato
  • Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar em você. Cynthia Kersey

Todas essas frases proporcionam uma reflexão sobre o comportamento, atitudes e respeito no trabalho em equipe.

Com elas foi possível encontrar referências sobre o quanto é importante ter autoconhecimento, retirar crenças que limitam as pessoas, e a valorização pessoal e comportamental.

Elas também mostram que não é possível ter um bom resultado sem que haja determinação, esforço, dedicação, experiências e muitas vezes lágrimas e suor no decorrer das suas atividades laborais.

Assim, as pessoas que não desistem e que sempre procuram as melhores soluções para os seus desafios caminham em direção ao sucesso.

Conclusão

mensagens motivacionais para equipe colaboradores maos

Como visto neste artigo, existem várias mensagens que podem ser usadas para melhorar o engajamento dos funcionários.

Isso é possível pois ao usar mensagens motivacionais, o colaborador se sente parte da equipe e isso impacta diretamente na produtividade deles.

Por isso, se você conseguir sempre colocar alguma frase motivacional no dia a dia de seus colaboradores, sua empresa pode crescer e chegar ao topo.

Quer saber mais? Acesse nosso Blog e confira os últimos artigos!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!