Por mais que outubro seja lembrado como “Outubro Rosa” e que exista uma campanha fundamentada na ampliação de debates sobre o tema, esta discussão deve se estender pelo ano todo. 

Afinal de contas, infelizmente o câncer de mama ainda é o que mais afeta as mulheres no mundo e é a principal causa de morte entre esta população. Para efeito ilustrativo, no ano de 2020, aproximadamente 2,3 milhões de novos casos foram contabilizados, segundo pesquisa do IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer). 

Apesar deste dado assustador, sabemos que a esperança está na prevenção. A realização de exames como a mamografia pode facilitar o tratamento em até 90% e aumentar as expectativas de cura.  

No entanto, dados da Fidi (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) mostram que em 2021, o número de exames de mamografia realizados teve uma queda de 35% em relação ao ano de 2019, anterior ao início da pandemia.  

Por isso, a importância de retomarmos com força com o debate sobre a saúde feminina durante todo o ano. E aqui na Conexa, na iMedicina e na Psicologia Viva reafirmamos dia a dia o nosso compromisso de um mundo com mais informação e saúde.  

Convidamos vocês e todas as mulheres que você conhece a se juntarem a esta causa e a lerem esta história vivenciada por uma mulher que é uma amiga do peito! 

Clique no link para ler: Ebook: Amiga do Peito