A importância dos insumos no combate à Covid-19

insumos

O mundo nunca acompanhou as negociações de insumos hospitalares tão de perto. No início da pandemia do coronavírus, a população geral, que é majoritariamente leiga em assuntos sobre saúde, foi apresentada à potência dos respiradores. No momento posterior, aos testes de detecção do vírus. E agora, com quase um ano de pandemia, o foco está nas tão aguardadas vacinas.

O que todos esses processos têm em comum é a enorme importância de os hospitais e clínicas estarem devidamente equipados com os insumos necessários para o tratamento da Covid-19.

Siga a leitura para aprender mais detalhes sobre os insumos hospitalares no combate à pandemia da Covid-19!

Os principais insumos necessários no combate ao coronavírus

A lista de insumos hospitalares é longa. Listamos algumas das principais ferramentas necessárias em hospitais e clínicas que oferecem tratamento para pacientes infectados com o coronavírus.

Os principais insumos são:

  • Respiradores;
  • Álcool em gel;
  • Testes de detecção viral;
  • Curativos;
  • Material para uso em UTIs;
  • Material para exames de imagem;
  • Sabonete;
  • Material de limpeza.

Vale destacar os equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem estar disponíveis a todos os colaboradores dos hospitais e clínicas – desde médicos e enfermeiros até o pessoal de limpeza e recepcionistas. São eles que garantem a segurança de quem tanto trabalhou na linha de frente do combate à doença.

Os principais EPIs para trabalhadores da saúde são:

  • Máscaras  cirúrgicas e N95;
  • Luvas descartáveis;
  • Aventais;
  • Toucas;
  • Sapatilhas;
  • Protetores faciais;
  • E, novamente, os tão essenciais álcool em gel e sabonete.

A preocupante falta de insumos no Brasil

Infelizmente, desde o início da pandemia, o Brasil sofreu e ainda agora sofre com falta de insumos e equipamentos.

Em abril de 2020, o Ministério da Saúde lançou a ”Localiza Sus”, uma plataforma online com os registros de dados referentes ao combate do coronavírus. Além dos números de casos e óbitos, também há painéis dedicados aos insumos como ventiladores, EPIs, testes, medicamentos, leitos, respiradores, e agora, também vacinas. Você pode conferir o ”Localiza Sus” clicando aqui.

Em maio de 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou o primeiro levantamento sobre o atendimento médico aos pacientes infectados com o coronavírus. O documento registra 17 mil denúncias de falta de insumos, medicamentos e equipamentos clínicos e de proteção individual.

A conscientização individual sobre a importância dos insumos hospitalares combate à pandemia da Covid-19 se dá em duas esferas: na cobrança e fiscalização dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, mas também em praticar o distanciamento social e seguir as diretrizes de biossegurança para diminuir o número de contágios, e assim, não sobrecarregar o sistema de saúde.

Agora que você está melhor informado sobre a tamanha importância dos insumos nos hospitais e clínicas atuando no combate da pandemia do coronavírus, siga o perfil da Conexa Saúde no Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos informativos sobre saúde e bem estar!

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

      [GUIA PRÁTICO]
      [GUIA PRÁTICO]