A importância dos insumos no combate à Covid-19

insumos

O mundo nunca acompanhou as negociações de insumos hospitalares tão de perto. No início da pandemia do coronavírus, a população geral, que é majoritariamente leiga em assuntos sobre saúde, foi apresentada à potência dos respiradores. No momento posterior, aos testes de detecção do vírus. E agora, com quase um ano de pandemia, o foco está nas tão aguardadas vacinas.

O que todos esses processos têm em comum é a enorme importância de os hospitais e clínicas estarem devidamente equipados com os insumos necessários para o tratamento da Covid-19.

Siga a leitura para aprender mais detalhes sobre os insumos hospitalares no combate à pandemia da Covid-19!

Os principais insumos necessários no combate ao coronavírus

A lista de insumos hospitalares é longa. Listamos algumas das principais ferramentas necessárias em hospitais e clínicas que oferecem tratamento para pacientes infectados com o coronavírus.

Os principais insumos são:

  • Respiradores;
  • Álcool em gel;
  • Testes de detecção viral;
  • Curativos;
  • Material para uso em UTIs;
  • Material para exames de imagem;
  • Sabonete;
  • Material de limpeza.

Vale destacar os equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem estar disponíveis a todos os colaboradores dos hospitais e clínicas – desde médicos e enfermeiros até o pessoal de limpeza e recepcionistas. São eles que garantem a segurança de quem tanto trabalhou na linha de frente do combate à doença.

Os principais EPIs para trabalhadores da saúde são:

  • Máscaras  cirúrgicas e N95;
  • Luvas descartáveis;
  • Aventais;
  • Toucas;
  • Sapatilhas;
  • Protetores faciais;
  • E, novamente, os tão essenciais álcool em gel e sabonete.

A preocupante falta de insumos no Brasil

Infelizmente, desde o início da pandemia, o Brasil sofreu e ainda agora sofre com falta de insumos e equipamentos.

Em abril de 2020, o Ministério da Saúde lançou a ”Localiza Sus”, uma plataforma online com os registros de dados referentes ao combate do coronavírus. Além dos números de casos e óbitos, também há painéis dedicados aos insumos como ventiladores, EPIs, testes, medicamentos, leitos, respiradores, e agora, também vacinas. Você pode conferir o ”Localiza Sus” clicando aqui.

Em maio de 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou o primeiro levantamento sobre o atendimento médico aos pacientes infectados com o coronavírus. O documento registra 17 mil denúncias de falta de insumos, medicamentos e equipamentos clínicos e de proteção individual.

A conscientização individual sobre a importância dos insumos hospitalares combate à pandemia da Covid-19 se dá em duas esferas: na cobrança e fiscalização dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, mas também em praticar o distanciamento social e seguir as diretrizes de biossegurança para diminuir o número de contágios, e assim, não sobrecarregar o sistema de saúde.

Agora que você está melhor informado sobre a tamanha importância dos insumos nos hospitais e clínicas atuando no combate da pandemia do coronavírus, siga o perfil da Conexa Saúde no Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos informativos sobre saúde e bem estar!

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!