Inovações tecnológicas e o futuro da Medicina

Medicina

Os avanços na Ciência e na área da saúde são de extrema importância. Não são de hoje os seus efeitos em diferentes pilares, por exemplo, atendimentos mais personalizados, maior segurança aos pacientes, maior assertividade nos diagnósticos e tratamentos das doenças.

Dessa forma, contribuem para o aumento da qualidade de vida dos pacientes, devido ao amplo acesso às informações, auxiliando na rotina dos médicos.

Os objetivos dessas mudanças são a ampliação das possibilidades de cura e expectativa de vida, revolucionando a medicina nas próximas décadas.

Portanto, é fundamental que o médico mantenha-se atualizado e utilize a tecnologia para um serviço de excelência. A procura da população pela qualidade de vida tem crescido exponencialmente.

No artigo de hoje, vamos entender sobre as inovações tecnológicas, cada vez mais velozes, que estão trilhando o futuro da medicina.

Então, quer entender melhor do que se trata essas inovações e ficar atualizado? Continue com a gente e saiba mais!

Dissecção virtual

Todo estudante de Medicina sabe da dificuldade que é estar em um laboratório de anatomia. Esses estudantes acabam sendo condicionados a conviver e se acostumar com o cheiro de formol.

Muitas vezes, monitores de anatomia não conseguem retirar as peças anatômicas do formol com antecedência. Isso gera consequências negativas em acadêmicos com hipersensibilidade e atopias em geral.

Por isso, uma excelente ferramenta que será implementada no futuro são os estudos em corpos humanos virtuais 3D, usando a realidade aumentada. 

Essa tecnologia, propõe transformar a forma de se relacionar com a anatomia. Ainda mais tendo em vista que o formol é considerado grande limitador para aproveitamento ideal dos estudantes com predisposição a alergias.

Além disso, será possível observar, alterar e recriar modelos anatômicos de forma rápida e com análise detalhada de cada estrutura.

Imagens 3D

A realidade aumentada e tecnologia 3D, tem ganhado grande importância nas cirurgias.

Essa tecnologia demonstra com maior precisão o local da cirurgia em 3 dimensões.

Software médico, em nuvem

Como essa ferramenta é uma plataforma digital, pode ser acessada por diferentes dispositivos, dentre eles smartphones, tablets, computadores, entre outros.

Ou seja, o profissional pode ter acesso a sua agenda médica ou prontuário eletrônico em qualquer lugar. Isso é um facilitador para a organização das consultas e informações dos pacientes. 

Com isso, o médico terá maior tempo para dedicar atenção ao paciente, oferecendo um atendimento centrado na pessoa.

Dispositivos móveis

Certos aplicativos, como os dispositivos wearables, são capazes de acompanhar os sinais vitais, avaliar a qualidade do sono e distâncias percorridas ao longo do dia.

Sendo assim, proporcionam uma coleta de dados com maior exatidão. Esse aparelho é muito mais que um simples relógio. Traz informações que auxiliam na qualificação e quantificação, por exemplo, dos fatores de risco cardiovasculares do paciente.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade de Stanford, realizada com 419 mil usuários desses aparelhos, 0,5% foi detectado com batimentos cardíacos irregulares. Porém, somente 450 procuraram médicos especialistas e desses, 153 pacientes foram diagnosticados com fibrilação atrial. 

Telerradiologia

A troca de informações tem contribuído de forma significativa para diagnósticos mais precisos. Tem como apoio diversas opiniões de médicos com maior experiência na área.

A telerradiologia consiste em transferir imagens radiológicas do local em que está sendo realizado o exame para um outro onde tem acesso ao Radiologista de plantão (médico especialista em exames e diagnóstico por imagem). Isso ocorre através do uso do Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (Picture Archiving and Communication System- PACS).

Com isso, o radiologista pode auxiliar o médico assistente, mesmo que fisicamente ausente no local do exame.

Agendamento online

O outro aliado da saúde são os agendamentos online, pois facilita a marcação das consultas e a rotina dos recepcionistas das clínicas.

Com essa facilitação, é possível dedicar-se a uma melhoria na gestão, evitando deslocamentos desnecessários dos pacientes.

Prescrição Eletrônica

Essa tecnologia tem transformado a forma como os tratamentos são realizados.

As prescrições/prontuários manuais oferecem grande risco para os pacientes. Principalmente pela letra dos médicos ser conhecida por falta de clareza e abreviações.

Órgãos Artificiais

Consiste em um dispositivo ou biomaterial, que ao ser implantado no corpo, pode substituir um órgão natural.

A impressão em 3D tem sido bem conhecida, mas não é a única opção para a fabricação das partes do organismo, pois os órgãos artificiais podem ser desenvolvidos em laboratórios. 

Esses órgãos serão fundamentais para o suporte à vida, embora também possam ser usados para fins estéticos.

Nanotecnologia na saúde

É uma prática da Medicina moderna que consiste em um conjunto de pesquisas e descobertas em prol da saúde, com manipulação da matéria em níveis moleculares e atômicos.

Por esse motivo, a nanotecnologia tem acesso às células menores, invisíveis a olho nu, dificilmente atingidas por outros meios. 

Sendo assim, tem transformado o tratamento do câncer, de doenças inflamatórias, cardiovasculares, neurológicas e ao combate do vírus da imunodeficiência adquirida (AIDS).

É possível notar melhora da eficácia terapêutica e da cinética, devido ao desenvolvimento das nanopartículas, maior biodistribuição e liberação do fármaco no organismo, reduzindo também a toxicidade.

Isso ocorre através de injeção direta na corrente sanguínea do paciente ou por meio da ingestão de pílulas e comprimidos. Atualmente, é a principal possibilidade de diagnóstico de HIV.

Em até uma hora, reconstrói certos tecidos humanos, descobre coágulos sanguíneos no cérebro de maneira menos invasiva, objetivando prevenir o AVC.

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

O prontuário eletrônico do paciente (PEP), é uma ferramenta que coleta e armazena dados do paciente. Facilita, então, as possíveis alterações nos prontuários.

Essa é uma forma de otimizar o tempo dos médicos. Ademais, é importante por garantir uma padronização dos dados da instituição, seja hospital ou clínica.

Telemedicina

A telemedicina tem como objetivo ampliar o acesso à assistência e cobertura em um território extenso como o Brasil. 

É uma área que auxilia a medicina diagnóstica, intervencionista e terapêutica. Através de recursos tecnológicos pode alcançar locais mais distantes e, assim, proporcionar troca de informações e opiniões entre os especialistas.

Dessa forma, oferece uma assistência ao diagnóstico com otimização do tempo por meio das videoconferências, maior exatidão nas informações, redução de custos evitáveis, realiza procedimentos com equipamentos robóticos controlados à distância e discussão de casos clínicos complexos com profissionais de diversas partes do mundo e especialistas.

A proposta é utilizar tecnologias da informação e comunicação para orientar durante a realização de consultas e acompanhar diagnósticos, além de realizar trocas de dados dos pacientes. 

Diante tantos benefícios da tecnologia, a telemedicina já é uma realidade. Por isso, é necessário que se comece a pensar em um futuro no qual essa ferramenta será parte do nosso cotidiano, profissional da saúde.

Portanto, esses recursos proporcionam cada vez mais acesso e monitoramento eficaz da saúde da população. A proposta desse advento é tornar atendimentos mais rápidos e práticos, otimizando processos internos. A finalidade é do momento da consulta ser dedicado e centrada à pessoa, com maior humanização.

A implementação das inovações tecnológicas na saúde é repleta de desafios. Mas, o mais importante são as vantagens recompensadoras que estarão disponíveis a todos no futuro da Medicina.


Para manter-se informado, nada melhor do que acessar um conteúdo de qualidade, não é mesmo?  Então, siga-nos nas redes sociais e não perca nenhuma atualização. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Texto: Lyz Tavares

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!