Infecção urinária: tudo que você precisa saber!

A infecção urinária é uma condição comum em pessoas de todas as idades, sendo causada por bactérias presentes no sistema intestinal, que podem se propagar para o trato urinário, normalmente, pela uretra, provocando inflamação.

De acordo com um artigo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, essa condição acomete cerca de 7 milhões de pessoas todos os anos no Brasil. 

Compreender o que é infecção urinária, sintomas mais comuns e causas permite que o indivíduo identifique os primeiros sinais e busque atendimento médico quando necessário.

Leia o nosso artigo e confira tudo sobre o que causa a infecção urinária e os tratamentos disponíveis. Vem com a gente!

Quais são os sintomas da infecção urinária?

Há alguns sintomas típicos da infecção urinária que devem ser observados, garantindo que a busca por atendimento médico adequado o mais rápido possível. Os principais sinais incluem os seguintes:

  • Queimação ao urinar: um dos sintomas mais comuns de infecção urinária é a ardência durante a micção, já que o trato urinário, principalmente a uretra, apresenta inflamação. 
  • Incontinência: nos casos de infecção, o indivíduo também pode notar vazamento involuntário de urina, ocorrendo de forma esporádica ou mais frequente e intensa. 
  • Dor na região pélvica: essa infecção também pode causar desconforto pélvico ou dor na região inferior do abdômen e até pontadas mais fortes ao realizar movimentos físicos. 
  • Febre persistente: com a presença de infecção, a pessoa pode ter febre, já que o  sistema imunológico tenta expulsar as bactérias, pois muitos microrganismos não conseguem viver em ambientes mais quentes.
  • Mudança no aspecto da urina: com o aumento da inflamação, principalmente, se a pessoa não for submetida a um tratamento adequado, a urina pode ficar mais escura e apresentar sinais de sangue. 

Quais são as causas da infecção urinária?

A infecção urinária costuma ser provocada por uma série de fatores, normalmente, associada ao ingresso de bactérias no sistema urinário, que incluem uretra, bexiga e rins, que se proliferam na região, formando uma colônia de bactérias.

Ao se instalar no trato urinário, o seu funcionamento é comprometido, causando os sintomas citados no tópico anterior. Confira as principais fatores que provocam essa condição:

  • Uso de peças íntimas inadequadas: muitos tecidos usados nessas roupas comprometem a ventilação da pele, retendo calor e umidade, o que propicia a criação de um ambiente favorável para o crescimento de bactérias. 
  • Pouca hidratação: ao consumir uma quantidade insuficiente de água, há uma redução do volume de urina, o que pode dificultar a eliminação completa de bactérias e toxinas do sistema urinário. 
  • Higiene íntima incorreta: a falta de uma limpeza adequada pode transferir bactérias da região anal para a área genital, no caso das mulheres, o que aumento o risco de desenvolver infecção urinária. 
  • Pedras nos rins: os cálculos renais são capazes de bloquear o fluxo urinário, favorecendo o acúmulo de bactérias que se acumulam na bexiga. 
  • Retenção da urina: pessoas que seguram o xixi podem ter infecção urinária, já que essa prática impede que a bexiga seja esvaziada por completo, contribuindo para o aumento de bactérias. 
  • Candidíase não tratada: a presença de fungos na área genital de maneira persistente pode acarretar infecções frequentes, facilitando o ingresso de bactérias no sistema urinário. 
  • Gravidez: as mudanças hormonais e a expansão do útero durante a gestação podem comprometer o esvaziamento completo da bexiga, favorecendo a infecção urinária.
  • Aumento da próstata: essa condição pode fazer a compressão da uretra, complicando a micção e permitindo a proliferação de bactérias na região.
  • Bexiga baixa: a falta de sustentação do órgão pode prejudicar o esvaziamento total da urina, criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias.

Quais são os tipos de infecção urinária?

Há diferentes tipos de infecção urinária, que indicam a presença desta condição em áreas específicas do sistema urinário. Entenda a seguir quais são elas:

Cistite

Caracterizada pela proliferação das bactérias da uretra para a bexiga, acumulando-se de maneira significativa.

Essa condição pode provocar problemas no funcionamento do órgão, causando ainda a dificuldade para reter a urina ou uma micção descontrolada e recorrente.  

Pielonefrite

Já a pielonefrite é uma fase mais severa, onde a infecção se expande para os ureteres e atinge os rins. Pessoas com esse tipo de infecção urinária tendem a sentir desconforto e dores intensas, o que podem comprometer até as atividades diárias. 

Uretrite

Nesse tipo de infecção urinária, as bactérias se instalam na uretra, que é, justamente, a primeira entrada do trato urinário, podendo provocar inflamação e causar dor ao urinar ou a ejacular, no caso dos homens.  

botão agendar consulta rosa

Como diagnosticar a infecção urinária?

Para diagnosticar a infecção urinária, o indivíduo deve ser submetido a uma consulta com um médico, que pode ser um clínico geral ou um urologista, que fará uma avaliação clínica e analisará também os sintomas relatados e o histórico do paciente.  

Além disso, para confirmar essa condição, pode ser solicitado exames complementares para atestar a presença de bactérias ou outros agentes infecciosos no sistema urinário. 

Dependendo da gravidade do caso, o médico pode requerer ainda testes adicionais, como hemograma para verificar a presença de infecção no organismo ou um ultrassom para observar o trato urinário.

A partir dos resultados, é possível propor o tratamento mais adequado para combater a infecção urinária e aliviar os sintomas. 

Como tratar a infecção urinária?

Os tratamentos para infecção urinária, normalmente, envolvem o uso de antibióticos, que combatem e impedem a proliferação de bactérias.  

Dependendo dos sintomas relatados pelo paciente, analgésicos também podem ser recomendados para o alívio da dor, além de anti-inflamatórios para diminuir as irritações e melhorar a micção.

Contudo, o tratamento também não restringe apenas ao uso de medicamentos, mudanças no estilo de vida são essenciais para fortalecer o sistemas imunológico e evitar novas infecções, como praticar higiene íntima adequada, aumentar a hidratação e usar proteção em relações sexuais.

Como prevenir a infecção urinária?

Para prevenir a infecção urinária, é possível adotar algumas medidas simples que evitam o desenvolvimento de bactérias no sistema urinário. Confira as principais:

  • Realizar higiene íntima adequada para impedir o acúmulo de bactérias;
  • Não utilizar substâncias químicas na região íntima, como medicamentos, cosméticos e cremes, sem orientação profissional;
  • Fazer xixi sempre que sentir vontade, contribuindo para a eliminação de bactérias;
  • Não compartilhar roupas íntimas, mesmo que estejam limpas, para que germes e bactérias não sejam transferidas;
  • Não utilizar duchas higiênicas de outras pessoas, já que esses itens podem conter resíduos de secreções que contribuem para a proliferação de bactérias.
  • Manter-se hidratado ingerindo, pelo menos, dois litros de água por dia para manter um fluxo adequado de urina.

Quando consultar um profissional?

Ao observar os primeiros sinais de infecção urinária, como ardência ou dor ao urinar, vontade frequente de micção, urina com cor escura, mau cheiro ou presença de sangue, fique atento, pois esses sintomas indicam a necessidade de buscar ajuda médica de forma imediata. 

Outros sinais de alerta incluem ainda dor nas costas ou na região pélvica, além de febre, náuseas e vômitos.

Além disso, o ideal é buscar orientação especializada se a infecção urinária for recorrente ou se a pessoa estiver grávida, já que esta condição pode gerar complicações. 

Lembre-se que um diagnóstico precoce evita o agravamento do quadro e favorece a obtenção de um tratamento adequado. 

Apresenta sinais de infecção urinária? Então, conte com os benefícios da telemedicina.

Na Conexa Saúde, você pode passar por consultas online com médicos especializados para obter um diagnóstico preciso e o acompanhamento eficaz dos sintomas. Quando necessário, o paciente pode ser encaminhado para uma consulta presencial. 

Nos casos de dor intensa, é possível contar com o nosso Pronto Atendimento Virtual, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde você consulta com um médico em poucos minutos de forma rápida. 


Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre saúde física e mental!

    Saúde e bem-estar que encaixa na sua rotina

    A Conexa Saúde é uma solução completa de saúde digital que simplifica o seu acesso a cuidados físicos e mentais. Fale com a gente!