A infecção de garganta pode ocorrer, principalmente, quando há uma mudança drástica de temperatura ou quando o sistema imunológico está debilitado, o que facilita a proliferação de vírus e bactérias que afetam a garganta.
Mesmo sendo uma condição muito comum, a infecção de garganta causa dor intensa, podendo dificultar o processo de deglutição, além de causar febre, rouquidão e outros sintomas.
Quer conhecer as causas, métodos de prevenção e o tratamento mais indicado para infecção na garganta? Leia o nosso artigo!
O que é uma infecção de garganta?
A infecção de garganta ocorre devido à invasão de microrganismos, como vírus, bactérias e fungos, que o sistema imunológico não consegue combater.
Dessa forma, eles se instalam na mucosa da garganta, causando inflamação, dor e outros sintomas, que afetam diretamente o bem-estar geral do indivíduo.
Quais são os sintomas da infecção de garganta?
Os sintomas de infecção de garganta são os mais diversos, podendo variar de acordo com a gravidade do processo inflamatório. Confira os principais:
- Dor de garganta: ela está entre os sintomas mais comuns de infecção de garganta, que é resultado da inflamação da mucosa.
- Coceira na garganta: muitos indivíduos podem apresentar irritação que se manifesta como sintomas de coceira.
- Vermelhidão: este é um sinal claro de inflamação na garganta, causado pela dilatação dos vasos sanguíneos na mucosa da garganta.
- Dificuldade para engolir: esta condição ocorre devido ao processo inflamatório e ao inchaço na garganta, provocando dor ao deglutir.
- Febre: dependendo da gravidade do processo de inflamação, o corpo responde com a elevação da temperatura corporal para combater microrganismos.
- Tosse: esta condição ocorre como um reflexo do organismo para expulsar agentes irritantes e secreções, podendo ser seca ou produtiva.
- Inchaço dos gânglios linfáticos: como resposta imunológica à infecção de garganta, os gânglios aumentam de tamanho, causando o inchaço dos gânglios.
- Dor de cabeça: muitas pessoas apresentam essa condição, que é uma resposta inflamatória.
- Garganta com pus ou placas nas amígdalas: este é um sinal de que há uma infecção bacteriana na região da garganta, como faringite ou amigdalite, por exemplo.
- Calafrios: nos casos em que o indivíduo apresenta febre, o sintoma de calafrio é uma resposta do corpo à febre.
- Mal-estar: diante de todos estes sintomas, o indivíduo apresenta um mal-estar, comprometendo suas atividades diárias.
Quando consultar um médico por suspeita de infecção na garganta?
O médico deve ser procurado quando os sintomas de infecção de garganta persistirem por mais de uma semana ou quando o quadro for severo, incluindo dor intensa, febre persistente, inchaço dos gânglios linfáticos e presença de pus ou placas brancas nas amígdalas.
Além disso, a presença de outros sintomas, como falta de ar, dor no ouvido e dificuldade para abrir a boca, também indica a necessidade de procurar por atendimento médico imediato.
Possui algum desses sintomas de infecção de garganta? Então, marque uma consulta agora mesmo!
Quais são as causas da infecção de garganta?
A infecção de garganta pode ser causada por bactérias e vírus, frequentemente, associados a gripes ou resfriados comum, como a influenza, adenovírus e rinovírus.
Esses agentes podem ser transmitidos pelo ar por meio de gotículas que são expelidas quando o indivíduo tosse ou espirra.
Como é feito o diagnóstico da infecção de garganta?
O diagnóstico da infecção de garganta pode ser feito tanto por um clínico geral quanto por um médico otorrinolaringologista.
O médico avaliará as queixas do paciente e os sintomas associados, e poderá solicitar exames complementares, como testes laboratoriais ou cultura de garganta para identificar a causa da infecção e fazer o diagnóstico correto.
Na hora de procurar por auxílio profissional, a Conexa Saúde oferece atendimento médico por meio de consultas online realizadas de forma ágil, segura e eficiente.
Em casos de infecção na garganta, nossos médicos podem avaliar os sintomas, fazer o diagnóstico e propor o tratamento adequado.
Se necessário, o paciente pode ser encaminhado para a realização de exames físicos e retornar para análise dos resultados e acompanhamento.
Como tratar a infecção de garganta?
O tratamento para infecção de garganta, normalmente, envolve o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor.
Além disso, em casos mais graves, o médico pode prescrever outras abordagens medicamentosas, como corticosteroides, para reduzir a duração dos sintomas da garganta inflamada.
Os pacientes que apresentam infecções provocadas pela bactéria estreptococos também podem precisar de tratamento com antibióticos.
Contudo, vale lembrar que a automedicação nunca é indicada. O ideal é que o tratamento seja recomendado sempre por um médico.
Além dos medicamentos prescritos pelo especialista, gargarejos com água morna e sal e o uso de pastilhas e sprays também podem ser uma alternativa eficiente para aliviar os sintomas e ajudar no tratamento da infecção de garganta.
Já em casos com maior gravidade, a remoção cirúrgica das amígdalas pode ser considerada.
Como se prevenir da infecção de garganta?
Há diversas formas de prevenir infecção recorrente de garganta, incluindo a adoção de boas práticas de higiene e cuidados com a saúde. Confira algumas dicas:
- Lave as mãos regularmente, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro, para evitar a proliferação de germes.
- Evite compartilhar utensílios, como copos, talheres ou outros itens pessoais que possam transmitir bactérias ou vírus.
- Hidrate-se de forma adequada para manter a garganta hidratada e ajudar a proteger a região contra infecções.
- Mantenha uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais, pois esses alimentos possuem nutrientes importantes para ajudar o organismo a combater infecções.
- Pratique atividade física regularmente, pois, os exercícios ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
- Proteja-se sempre que tiver mudanças bruscas de temperatura para diminuir o risco de infecções na garganta.
Infecção de garganta em crianças
A infecção de garganta em crianças é muito comum, principalmente, porque a imunidade ainda está em desenvolvimento e devido às características específicas da saúde infantil.
Nessa fase, o sistema imunológico das crianças está em processo de adaptação aos diversos patógenos diários e, por isso, o organismo pode ser mais vulnerável.
Na hora de procurar atendimento médico para infecção de garganta em criança, na Conexa Saúde, você tem acesso à médicos pediatras, que estão disponíveis para oferecer uma avaliação adequada e propor o tratamento mais indicado de acordo com a condição do paciente.
A vantagem é que a criança pode receber um atendimento adequado e acessível, sem precisar sair de casa, garantindo toda a atenção e cuidado necessário de profissionais especializados e qualificados.
Infecção de garganta em adultos
Já no caso de infecção de garganta em adultos, ela pode ocorrer por diversos motivos, como infecções virais, bacterianas, ou fúngicas.
Além disso, ela pode surgir ainda devido a outras condições, como refluxo ácido e irritação devido à poluição ou fumo, uso excessivo da voz e exposição a produtos químicos, entre outros fatores.
A abordagem de infecção de garganta em adultos deve incluir as abordagens citadas ao longo deste artigo.
Como procurar um médico especialista para infecção na garganta?
Uma das formas mais práticas, rápidas e convenientes de procurar um médico especialista para infecção de garganta é por meio da telemedicina.
Hoje em dia, a tecnologia pode facilitar o acesso ao atendimento médico, possibilitando que os pacientes consultem especialistas, recebam diagnósticos precisos e sejam acompanhados clinicamente sem sair de casa.
Quer encontrar os melhores cuidados de saúde? Então, conheça a Conexa Saúde e aproveite os benefícios da telemedicina.
Nossa plataforma oferece consultas online de maneira conveniente, segura e ágil, além de disponibilizar atendimento com mais 30 especialidades médicas.
Possui algum desses sintomas de infecção intestinal? Então, marque uma consulta agora mesmo!
Revisado por:
Otto Beckedorff
Rotina Médica Pronto Atendimento Conexa. CRMSP 226325.