A infecção de garganta é a inflamação dos órgãos dessa estrutura — faringe, laringe e/ou amígdalas — causada pela presença de agentes infecciosos, como vírus e bactérias.
Por si só, a infecção de garganta não é uma doença, mas sim um indicativo de que algo não vai bem no organismo. Normalmente, ela está associada a gripes e resfriados ou outras doenças que afetam o sistema respiratório superior.
Minha garganta está inflamada ou infeccionada?
Você sabia que essas duas coisas são diferentes?
Apesar de serem usadas como sinônimos, elas se referem a condições diferentes, mas que comumente estão associadas.
A inflamação de garganta é uma resposta a qualquer irritação nessa estrutura, independentemente da presença de um agente infeccioso. Sendo assim, a sua garganta pode inflamar, por exemplo, devido ao:
- contato com substâncias alérgenas, como poeira, mofo ou fumaça;
- mau uso ou uso excessivo da voz;
- consumo de comidas quentes ou geladas demais.
A infecção de garganta, por sua vez, é um tipo de inflamação acarretada pela presença de agentes infecciosos. Ou seja, ela é desencadeada diante da contaminação da região por vírus ou bactérias.
Para identificar qual é o seu caso e recorrer ao protocolo de combate mais eficaz, é preciso passar por uma avaliação médica.

A garganta inflamada é contagiosa?
Nos casos em que a inflamação da garganta está associada a infecção por agentes externos, ela é contagiosa e pode ser transmitida a partir de gotículas respiratórias ao falar, espirrar, tossir, beijar e compartilhar objetos pessoais.
Causas da infecção de garganta
Na maior parte dos casos, a infecção na garganta é gerada pelos mesmos vírus que causam o resfriado comum e a gripe. Em menor frequência, porém, o vírus da mononucleose e do HIV também podem acarretar esse problema.
A infecção por bactéria é ainda menos comum, mas pode acontecer, acometendo principalmente crianças e adolescentes.
Sintomas de garganta infectada
O principal sintoma de garganta infectada e/ou inflamada — e um dos primeiros a surgir — é a dor de garganta. Junto a ela, também são comuns:
- vermelhidão na garganta: este é um sinal claro de inflamação na garganta, causado pela dilatação dos vasos sanguíneos na mucosa da região;
- dificuldade para engolir: ocorre devido ao inchaço na garganta, provocando dor ao deglutir;
- garganta com pus ou manchas brancas: este é um sinal de que há uma infecção bacteriana na região da garganta, como faringite ou amigdalite, por exemplo;
- ínguas no pescoço: como resposta imunológica à infecção de garganta, os gânglios aumentam de tamanho, causando o inchaço dos gânglios linfáticos;
- tosse ou pigarro: esta condição ocorre como um reflexo do organismo para expulsar agentes irritantes e secreções, podendo ser seca ou produtiva;
- febre: dependendo da gravidade do processo de inflamação, o corpo responde com a elevação da temperatura corporal para combater microrganismos;
- dor de cabeça: muitas pessoas apresentam essa condição, que é uma resposta inflamatória.
Normalmente, esses sintomas duram, em média, até 7 dias nos casos de infecções mais leves.
Quais são os tipos de infecção de garganta?
Existem diferentes tipos de infecção de garganta a depender da estrutura em que os agentes infecciosos se alojam.
Laringite
Duração: até 3 semanas
Sintomas específicos: rouquidão e/ou perda da voz
A laringite é a infecção da laringe, estrutura que contém as cordas vocais e protege a traqueia, evitando a passagem de objetos estranhos para o trato respiratório durante a deglutição.
Faringite
Duração: até 10 dias
Sintomas específicos: dificuldade de engolir e/ ou falta de ar (em casos mais graves)
A faringite é a infecção da faringe, órgão responsável tanto pela passagem de ar para o sistema respiratório, quanto de alimentos e líquidos para o sistema digestório.
Amigdalite
Duração: até 10 dias (viral e bacteriana) ou semanas (aguda)
Sintomas específicos: manchas brancas nas amígdalas e/ou dor no ouvido
A amigdalite é a infecção da amígdalas, estruturas que fazem parte do sistema imunológico e estão localizadas na entrada da garganta, impedindo a passagem de vírus e bactérias.
Como estão mais expostas, têm mais chances de serem infectadas do que as duas estruturas citadas anteriormente.
Diagnóstico de infecção na garganta
O diagnóstico da infecção de garganta começa com uma avaliação médica que pode ser feita por um clínico geral ou médico otorrino.
Nessa primeira etapa, o profissional vai identificar os principais sintomas do paciente e avaliar as estruturas afetadas.
Para confirmar o diagnóstico, podem ser solicitados exames complementares, como testes laboratoriais ou cultura de garganta para identificar a causa da infecção.
Tratamento para infecção de garganta
O tratamento da garganta infeccionada requer alguns autocuidados, como beber bastante água, a fim de manter a região hidratada, e repouso para que o corpo concentre energias em se recuperar.
Também pode ser benéfico usar sprays e pastilhas que ajudam a anestesiar a área e reduzir a sensação de dor.
Além disso, alguns medicamentos podem ser administrados para a minimização dos sintomas e combate ao agente infeccioso.
Em infecções virais, é comum serem receitados analgésicos e antiinflamatórios, enquanto nas infecções bacterianas é recomendado o uso de antibióticos.
Em casos recorrentes de amigdalite, o médico pode, ainda, recomendar a cirurgia de remoção das amígdalas.
Em todo caso, é muito importante se consultar com um profissional da saúde para aplicar o tratamento adequado para o seu caso. Uma abordagem incorreta pode intensificar o problema ou gerar complicações.
Como procurar um médico especialista para infecção na garganta?
Uma das formas mais práticas, rápidas e convenientes de procurar um médico especialista para infecção de garganta é por meio da telemedicina.
Na hora de procurar por auxílio profissional, a Conexa Saúde oferece atendimento médico por meio de consultas online realizadas de forma ágil, segura e eficiente.
Em casos de infecção na garganta, nossos médicos podem avaliar os sintomas, fazer o diagnóstico e propor o tratamento adequado.
Se necessário, o paciente pode ser encaminhado para a realização de exames físicos e retornar para análise dos resultados e acompanhamento.
Nossa plataforma oferece consultas online de maneira conveniente, segura e ágil, além de disponibilizar atendimento com mais 30 especialidades médicas.
Possui algum desses sintomas de infecção de garganta? Então, marque uma consulta agora mesmo!





















