A indigestão é um desconforto ou uma dor no abdômen inferior, que ocorre devido a alguma alteração gástrica, como enjoos, vômitos, sensação de estômago cheio, queimação e flatulências.
Há muitos fatores que podem provocar a indigestão, como abuso de alimentos ricos em gordura, ingestão de líquidos em excesso nas refeições ou comer muito rápido.
Se você quer evitar ou mesmo aliviar essa condição, leia o nosso artigo e entenda o que é indigestão, principais sintomas, causas e os tratamentos recomendados. Confira!

Quais são as causas da indigestão?
A indigestão, chamada também de dispepsia, é uma condição muito comum provocada pelas mais diferentes causas, como mencionamos.
Conhecê-las ajuda você a identificar rapidamente os motivos para essa indisposição abdominal e, assim, entender quando procurar orientação médica. Confira:
- Alimentação inadequada;
- Problemas digestivos, como intolerância alimentar, síndrome do intestino; irritável, gastrite ou refluxo gastroesofágico;
- Ingestão de líquido em excesso durante as refeições;
- Mastigação inadequada;
- Comer rápido e sem mastigar corretamente.
Quais alimentos podem causar indigestão?
Há muitos alimentos que frequentemente estão associados à indigestão, que incluem comidas gordurosas, picantes ou ácidas, frituras e bebidas alcoólicas.
Ademais, alimentos ultraprocessados, ricos em conservantes, laticínios, refrigerantes e bebidas gaseificadas também podem desencadear má digestão.
Quais são os sintomas da indigestão?
Os sintomas da indigestão são muito típicos e facilmente identificados, como sensação de inchaço no estômago, dor e desconforto abdominal, enjoo, vômitos e eructações (arrotos) constantes.
Quando a indigestão é preocupante?
Como mencionamos, a indigestão é muito comum e, na maioria das vezes, não requer preocupação. Contudo, alguns sinais exigem atenção e podem indicar a necessidade de uma orientação médica.
Se a dispepsia vier acompanhada de outros sintomas, como perda de peso sem justificativa, presença de sangue nas fezes, falta de ar, sudorese ou frequência cardíaca, náuseas, vômitos ou dor e dificuldade para engolir, procure ajuda médica o mais rápido possível para uma investigação da causa subjacente.
Como é feito o diagnóstico da indigestão?
O diagnóstico da indigestão e das causas associadas é feito por um médico, que pode ser um clínico geral ou um gastroenterologista, que analisa o histórico de saúde e os relatos do paciente.
Para investigar os motivos por trás dessa condição, uma bateria de exames costuma ser solicitada, como teste de sangue e de fezes, além de endoscopia digestiva alta para avaliar a presença de alguma alteração no trato gastrointestinal.

Qual é o tratamento da indigestão?
De modo geral, o tratamento da indigestão envolve a mudança de hábitos alimentares, como evitar o consumo de comidas gordurosas e ultraprocesadas, manter uma hidratação adequada e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
Dependendo da causa subjacente, uma abordagem medicamentosa também pode ser necessária para tratar condições, como gastrite, refluxo gastroesofágico ou intolerâncias alimentares.
O que fazer para aliviar a má digestão?
Nos casos em que a indigestão não está associada a uma condição médica mais grave, é possível adotar algumas medidas simples para aliviar esse desconforto abdominal, que são os seguintes:
- Ingerir líquidos adequadamente;
- Evitar deitar logo após as refeições;
- Reduzir o consumo de álcool e cafeína;
- Optar por alimentos que ajudam na digestão, como fibras e iogurte natural;
- Evitar alimentos que causam desconforto;
- Realizar refeições menores e mais frequentes.

Quanto tempo dura uma má digestão?
A má digestão pode durar de poucos minutos a dias, dependendo da causa subjacente e do tratamento adotado. No entanto, essa condição é temporária e geralmente melhora com a mudança de hábitos alimentares.
Qual é a diferença entre indigestão e refluxo gastroesofágico?
A indigestão é caracterizada por um desconforto na parte superior do abdômen, podendo ser causada por alimentação inadequada e hábitos pouco saudáveis.
Já o refluxo gastroesofágico é uma condição na qual o ácido do estômago retorna ao esôfago, provocando sensação de queimação na garganta e no peito, náuseas e arrotos.
Por isso, fique sempre atento aos sintomas associados para, assim, adotar as medidas necessárias.
Quando procurar um médico para indigestão?
O médico deve ser consultado quando os sintomas de indigestão forem persistentes ou acompanhados de sintomas, como sangue nas fezes, falta de ar, náuseas, perda de peso, vômitos, sudorese, frequência cardíaca e dificuldade para engolir.
Além disso, se a dor abdominal for intensa e não melhorar com as mudanças de hábitos alimentares, busque orientação médica o quanto antes para investigar a causa e obter um tratamento adequado.
Ao apresentar sinais de indigestão e outros sintomas, na Conexa Saúde, você pode agendar consultas online pela internet e receber atendimento especializado no conforto da sua casa.
Contamos com um amplo quadro de médicos de mais de 30 especialidades, que oferecem orientações específicas para o seu caso, garantindo um diagnóstico preciso e o tratamento indicado.
Em casos de dores agudas, a plataforma ainda conta com o Pronto Atendimento online. Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Aproveite os benefícios da telemedicina e marque hoje mesmo uma consulta com os nossos especialistas.

Revisado por:
Juliana Seixas
Especialista em Medicina de Família pela UERJ. Médica do Trabalho pela Funorte. Pós graduanda em gestão de saúde pela FGV. CREMERJ 52981249.