Cuidar da saúde é um hábito que requer atenção e disciplina, fundamentalmente no que diz respeito ao cronograma de realização de check-ups para acompanhar o estado de seu organismo.
A medicina preventiva é o principal método para o cuidado com seu corpo, afinal ela trará análises gerais, auxiliando o diagnóstico precoce de doenças que possam vir a surgir.
Para saber mais sobre a importância, como funciona e os benefícios do check-up para a sua saúde, acompanhe esse post até o final!
O que é o check-up?
O check-up é nada mais, nada menos do que uma bateria de exames que visa analisar o funcionamento do seu corpo e avaliar o estado e possíveis alterações em seu organismo.
Os exames podem variar de acordo com o paciente e seu histórico de saúde, tendo como como foco os exames clínicos, laboratoriais e de imagem.
De qualquer forma, os exames que normalmente são feitos nessa bateria são: coleta de sangue para analisar hemograma, colesterol e glicemia, além do eletrocardiograma e ultrassom.
Quais são os benefícios do check-up?
Bom, através dos exames solicitados, o médico poderá verificar a existência de doenças como diabetes, hipertensão e até câncer, iniciando um tratamento efetivo e imediato, aumentando as chances de combate.
Assim, você poderá não só acompanhar, como também prevenir o desenvolvimento de alguma doença ou complicação de saúde física ou psicológica.
Isso porque questões como o estresse, por exemplo, pode ocasionar problemas cardiovasculares e síndrome do intestino irritável, além de depressão e transtorno alimentar.
Quem deve realizar um check-up e qual a frequência necessária?
O check-up deve ser realizado por todas as pessoas, afinal ele é uma forma de prevenção à possíveis doenças que podem surgir.
Mas, para pessoas acima de 40 anos ele se torna imprescindível visto que a partir dessa faixa etária as mudanças no corpo são maiores e mais impactantes devido ao processo de envelhecimento que fica mais acelerado.
A frequência vai depender do histórico de saúde do paciente e de sua família, mas normalmente o check-up deve ser realizado anualmente ou, no máximo, a cada dois anos.
Saúde da mulher: atenção em dobro
No caso das mulheres, existem outras questões que devem ser somadas às dicas faladas acima. Isso porque o corpo feminino possui especificidades que precisam de atenção, principalmente no que diz respeito ao sistema reprodutivo.
A maioria das mulheres sabem a importância de passar com uma ginecologista com frequência, normalmente de forma anual.
Nesse sentido, os principais exames ginecológicos solicitados no check-up são: papanicolau, ultrassom endovaginal e a mamografia.
A mamografia é mais solicitada para mulheres acima de 40 anos, mas dependendo do histórico da família deve começar a ser feito a partir dos 30 anos.
Com esses exames será possível analisar o estado do colo do útero, dos órgãos da região pélvica e das glândulas mamárias e possíveis alterações.
Saúde do homem: exames de próstata
No caso dos homens, também existe uma especificidade que deve ter a sua devida atenção: o exame retal, mais conhecido como exame de próstata.
É através dele que os médicos verificam o estado do reto e de um possível câncer na região, através do nível de antígenos da próstata presente no sangue.
Deve ser feito por homens a partir dos 50 anos, ou 45 em caso de histórico familiar.
Todos esses exames são de fácil acesso e possuem realizações rápidas e práticas, por isso não deixe de fazer o seu check-up e manter a sua saúde em dia.
Gostou do post? Acompanhe o nosso Instagram e Facebook para acompanhar mais conteúdo como esse.