Identidade de gênero: entendendo o conceito e sua importância

mulher negra segurando a bandeira arco-íris, simbolo do movimento lgbtqia+

A identidade de gênero refere-se à maneira como uma pessoa se identifica internamente, seja como mulher, homem ou alguma outra forma que não corresponde ao sexo atribuído no seu nascimento. 

Sendo assim, a identidade de gênero não está diretamente ligada aos aspectos biológicos que são designados aos sexos masculino e feminino; pelo contrário, ela está relacionada à percepção pessoal e a experiência da pessoa sobre si mesma. 

Nos últimos anos, a identidade de gênero tem sido amplamente discutida no Brasil, mas ainda há uma grande desinformação sobre esse assunto, o que gera ainda mais incompreensão e preconceitos.

Pensando nisso, elaboramos um artigo para explicar o conceito de identidade de gênero, os diferentes tipos existentes e a importância desse reconhecimento, promovendo respeito e aceitação. 

Entenda a identidade de gênero

A identidade de gênero não está associada apenas a anatomia dos órgãos genitais de uma pessoa. Na verdade, ela diz respeito à forma como um indivíduo se sente em relação a si mesmo, independentemente das suas condições biológicas. 

É, basicamente, um conceito relacionado a sua autoimagem, e que influencia sua aparência, formas de pensar, etc.

Sendo assim, conhecer as particularidades e nuances relacionadas à identidade de gênero permite uma compreensão mais respeitosa sobre as diferenças entre as pessoas e suas preferências.

Além de compreender o que é identidade de gênero, há também outros termos que deixam as pessoas confusas, como expressão de gênero e orientação sexual. 

Nos tópicos a seguir, vamos explicar cada um desses termos e como eles se relacionam. Continue lendo!

Qual a diferença entre identidade de gênero e expressão de gênero?

Muitas pessoas confundem a identidade de gênero com a expressão de gênero que, mesmo parecendo similares, não são a mesma coisa. 

Como explicamos, a identidade de gênero é a forma como a pessoa se reconhece, já a expressão de gênero é a maneira como um indivíduo exterioriza sua identidade de gênero no ambiente social.

Por exemplo: a expressão de gênero é refletida em fatores como seu nome, vestimentas, estilo de cabelo, tom de voz e linguagem corporal. Ou seja, ela não está associada diretamente no sexo biológico e, portanto, não define o gênero, a identidade ou a orientação sexual de um indivíduo. 

Qual a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual?

A identidade de gênero e a orientação sexual também são frequentemente confundidas, mas é importante esclarecer que esses conceitos também diferem-se entre si. 

Diferente da identidade de gênero, a orientação sexual está relacionada ao desejo de uma pessoa por outra. 

Por exemplo, uma mulher lésbica pode gostar de coisas que tradicionalmente são vistas como masculinas, como consertos de veículos.  

Mesmo que essa mulher tenha essas características, isso não significa que ela deseja ser um homem nem mudar sua anatomia. Ela continua a se identificar como uma mulher e se sente atraída por outras mulheres.

Em síntese, a diferença principal é que a identidade de gênero está relacionada à percepção que uma pessoa tem de si mesma, enquanto a orientação sexual refere-se ao interesse ou atração sexual por outra pessoa. 

Esses termos, muitas vezes, podem parecer difíceis de compreender, mas se você ainda tiver dúvidas, os profissionais de Conexa Saúde podem ajudar a esclarecer melhor esses aspectos. 

botão conversar com psicólogo rosa

Tipos de identidade de gênero

Há diferentes tipos de identidades de gênero, que podem ser agrupadas em três principais categorias: transgênero, cisgênero e não-binário. Confira a seguir as características e particularidades de cada um delas:

  • Transgênero: uma pessoa cuja a identidade de gênero não corresponde ao sexo designado no nascimento. Por exemplo:  indivíduo que nasce com características biológicas masculinas, mas se enxerga como mulher, ou uma pessoa com características femininas, que se reconhece como homem. 
  • Cisgênero: pessoas cuja identidade de gênero está associada ao sexo atribuído ao nascimento. Por exemplo: uma pessoa com características biológicas masculinas que se identifica como homem.
  • Não-binário: pessoas que não se enquadram nas categorias tradicionais de masculino ou feminino. Nesse caso, esses indivíduos podem ter a combinação de aspectos de ambos os gêneros, ou não se reconhecer com nenhum deles, desenvolvem uma identidade de gênero diferente das estabelecidas.

Qual a importância da identidade de gênero na formação pessoal?

A identidade de gênero contribui para a formação da identidade pessoal, influenciando diretamente o bem-estar emocional e psicológico de um indivíduo. 

Isso porque, a identidade do ser humano reflete como cada pessoa se reconhece e também se entende em relação ao mundo ao seu redor e como se posiciona em relação aos comportamentos de gênero esperados pela sociedade.

Sendo assim, quando a identidade de gênero está alinhada com o gênero designado no nascimento, normalmente, a pessoa tende a ter uma maior concordância interna, ou seja, ela se enxerga com o sexo atribuído no seu nascimento.

Porém, os indivíduos que não se identificam com o gênero atribuído quando nascem podem encontrar desafios para encontrar a verdadeira identidade.

Nesse processo, o reconhecimento da identidade de expressão de gênero pode ter um impacto na sua vida e também em outras questões, como autoestima e saúde emocional.

Quando as pessoas podem expressar sua identidade de gênero verdadeira, elas podem ter maior satisfação e bem-estar, que refletem diretamente na autenticidade e realização pessoal.

Em contrapartida, a negação ou rejeição da identidade de gênero desencadeia uma série de problemas, que incluem estresse, baixa autoestima, ansiedade e depressão

Contudo, nem sempre essa aceitação é simples, principalmente, porque pessoas fora da heteronormatividade sofrem frequentemente com a exclusão social e marginalização resultantes de expectativas heteronormativas da sociedade, onde determinadas identidades são indesejadas ou mal-vistas. 

O esforço para se ajustar às normas heteronormativas pode causar uma crise de autoimagem, fazendo com que o indivíduo se sinta em desacordo com os padrões sociais.

Por isso, é importante que a sociedade compreenda essas nuances da identidade de gênero e ofereça apoio e compreensão para que todos possam se expressar de forma plena e segura, permitindo que cada indivíduo se sinta aceito e valorizado.

botão conversar com psicólogo rosa

Como saber mais sobre a identidade de gênero?

Enfrentar preconceito e discriminação pode ser desafiador, mas saiba que você não está sozinha. 

Na  Conexa Saúde, você encontra um espaço seguro e acolhedor para ajudá-lo a lidar com esses sentimentos e construir uma autoimagem positiva. 

Conheça o nosso ecossistema de saúde mental, ecossistema digital de saúde física e mental e encontre o suporte que você merece.

Nossa plataforma conta com profissionais de saúde, como psicólogos, que podem ser consultados para te ajudar a superar adversidades. 

A vantagem é que as sessões são feitas por meio de consultas online, garantindo descrição e a conveniência que você procura.

banner conversar com um psicólogo azul

Créditos da imagem: FG Trade em iStock


Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre saúde física e mental!

    Saúde e bem-estar que encaixa na sua rotina

    A Conexa Saúde é uma solução completa de saúde digital que simplifica o seu acesso a cuidados físicos e mentais. Fale com a gente!