Fórum de Saúde Digital: o que aprendemos nessa primeira edição?

Conexa Saúde: O que aprendemos no primeiro Fórum de Saúde Digital?

O I Fórum de Saúde Digital da Conexa Saúde aconteceu no dia 5 de agosto de 2021, e contou com a presença de grandes profissionais da saúde e bem-estar que estão à frente da revolução digital na área.

Nesse sentido, foram 5 painéis com convidados de renome debatendo os principais temas da atualidade. Entre os assuntos, falamos sobre telemedicina, saúde mental, telepsicologia, telenutrição, cuidado integrado e o novo papel do RH.

O Fórum trouxe muitas discussões relevantes, e por isso trouxemos um resumo do que rolou e mostrar as novas tendências na área da saúde. Por isso, continue a leitura e confira!

O que rolou no I Fórum de Saúde Digital?

Painel de Telemedicina

O primeiro bate-papo do dia recebeu Guilherme Weigert, CEO do Grupo Conexa, Ben-Hur Ferraz Neto, Cirurgião Hepatobiliar de Transplante e Membro do Conselho Consultivo do Grupo Conexa, e Luciane Infanti, Consultora do Grupo Conexa.

Assim, o bloco que deu início ao evento debateu como a preocupação com a saúde ganhou prioridade nos lares brasileiros com o impacto da pandemia. Anteriormente, alimentação, moradia e educação ficavam no topo da lista. Hoje, a saúde ocupa o segundo lugar na ordem de prioridades.

A telemedicina impulsionou essa mudança oferecendo agilidade e rapidez nos atendimentos e, ao todo, 80% dos usuários aprovam o sistema. Da mesma forma acontece com 87% dos médicos presentes na plataforma Conexa.

“A única forma de oferecermos saúde para uma população tão grande é com a tecnologia”, disse o Dr. Ben-Hur Ferraz Neto.

Segundo painel: Cuidado Integrado

Nesse segundo painel do nosso Fórum, recebemos Gabriel Garcez, Diretor de relações médicas do Grupo Conexa, Cassia Bufolin, Consultora de projetos de telemedicina e Sylvia Valverde, Especialista em saúde ocupacional corporativa na Wilson Sons.

O grande destaque desta rodada foi o sucesso da aplicação da telemedicina no SUS, projeto que contou com a participação de Cassia. Nesse sentido, foi desenvolvido um aplicativo que ajudou a reduzir uma fila de espera de 8 meses para o atendimento dermatológico, para apenas 1 mês.

Para que isso fosse possível, os pacientes enviavam fotos de seus problemas de pele, enquanto os profissionais do outro lado da tela realizavam a triagem.

Dessa forma, foi possível reduzir os atendimentos que realmente precisavam ser realizados presencialmente para 20% do volume total. Sendo assim, os demais conseguiram receber diagnósticos e recomendações de tratamentos de maneira remota.

Além disso, a Sylvia Valverde também falou sobre o cuidado integrado na Wilson Sons, onde a Conexa integra uma etapa no ciclo de saúde ocupacional. Por exemplo, no início da pandemia, foi possível conter uma quantidade significativa de casos de Coronavírus, através do diagnóstico precoce e do acompanhamento virtual de médicos antes, durante e depois do caso.

“Uma coisa que me preocupo muito é com a continuidade do cuidado. Muitas vezes nem o próprio paciente entende que existem pontas que precisam ser atadas ali”, afirma a consultora Sylvia Valverde.

Painel de Telepsicologia

Já o nosso terceiro painel foi sobre Telepsicologia. Aqui, contamos com a presença de Luciene Bandeira, co-fundadora, diretora e responsável técnica pela Psicologia Viva, Cesar Izique, gerente corporativo de saúde e bem-estar da Dasa e André Di Guimarães, médico especialista em medicina do trabalho e coordenador em medicina ocupacional corporativa na Cogna.

Nessa rodada, os convidados discutiram sobre os impactos na saúde mental e emocional gerados pelo isolamento social, imposto pela pandemia. Com isso, também foi abordado como os índices de alcoolismo, violência doméstica, sobrecarga, depressão e ansiedade explodiram no último ano.

Assim, o sistema de telepsicologia da Conexa tem sido uma peça fundamental para empresas poderem oferecer o suporte necessário para os colaboradores. Segundo César Izique “Poucas décadas atrás, o maior número de afastamento era em relação às lesões repetitivas, mas hoje, o maior índice de afastamento são as doenças de saúde mental.”

Painel: Telenutrição

No quarto Painel do I Fórum de Saúde Digital, conversamos sobre hábitos alimentares e seu impacto na nossa rotina. Os convidados foram a Danielle Toledo, especialista em nutrição clínica e responsável pela telenutrição do Grupo Conexa, Joziane Lacerda – Gerente das áreas de Remuneração, Benefícios, Relações Trabalhistas e Sindicais, Operação de RH e Diversidade e Inclusão para América Latina na TK Elevadores – e Jorge Feliciano, executivo de Gente & Gestão do Grupo Martins.

Falar sobre alimentação, nutrição e hábitos saudáveis nunca foi tão importante. Afinal, estamos vendo uma geração envelhecendo e apresentando números preocupantes em doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Nesse sentido, Joziane Lacerda e Jorge Feliciano contam como tem sido acompanhar a saúde de seu pessoal no dia a dia das empresas, e como o sistema de Telenutrição tem auxiliado para uma reeducação dos hábitos de seus colaboradores.

Em geral, uma nutrição balanceada é essencial para ter mais disposição, melhor produtividade, regulação dos hormônios do humor, mais qualidade de vida e muito mais. Além disso, é fundamental na prevenção de doenças e na redução do índice de sinistralidade nas empresas.

Então, com um acompanhamento nutricional à distância, é mais prático acompanhar o dia a dia do paciente, exercendo uma transformação mais profunda e assertiva. Dessa forma, é possível combater a raiz das doenças apresentadas, gerando um impacto positivo na vida de cada colaborador e suas famílias.

Sobre isso, o executivo Jorge Feliciano comenta que “Com educação e comunicação em conjunto com nossos parceiros, que trazem mais qualidade de vida para todo nosso time através de um processo de conscientização, nos tornamos capazes de levantar a bandeira da boa alimentação.”

Painel sobre o novo papel do RH

O último painel do nosso Fórum recebeu Paula Gallo, CHRO do Grupo Conexa, Alexandre Espinosa, diretor de RH Corporativo do Grupo Carrefour, Patrícia Pugas, diretora executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza e Fernanda Caracciolo, diretora de RH da Raia Drogasil. Aqui, nossos convidados debateram sobre suas experiências em administrar as pessoas durante a pandemia do novo Coronavírus.

Nesse sentido, um dos principais desafios foi a chegada quase obrigatória do home office; e junto com ele, todas as demandas que surgiram neste cenário incerto e volúvel.

“Implementamos no segundo mês da pandemia e foi um dos programas que nós tivemos maior satisfação de ver acontecer”, diz Alexandre Espinosa.

Por fim, redesenhar os processos internos, programas de suporte e apoio e estar mais atento às necessidades dos funcionários foi fundamental para manter as equipes sólidas. Desta forma, a pandemia também foi capaz de desconstruir e questionar o papel dos Recursos Humanos.

Quem é a Conexa Saúde?

O Grupo Conexa é o maior ecossistema de Saúde Digital da América Latina. Através da nossa plataforma de telemedicina, temos como missão revolucionar o acesso à saúde de qualidade e oferecer uma experiência fácil, segura e humanizada.

Atualmente, gerenciamos 16 milhões de vidas e possuímos parceria com 67 mil profissionais de saúde, e mais de 23 especialidades. Atendemos todos os estados brasileiros e estamos presentes em outros 7 países, levando multidisciplinaridade para a saúde nos mais diversos contextos pessoais e familiares. 

Em 2020, realizamos mais de 2 milhões de atendimentos e temos como meta chegar a 6 milhões de consultas ainda em 2021.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e como podemos integrar ao sistema de cuidado integrado da sua empresa? Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content