As hemorroidas são caracterizadas por veias inflamadas ou dilatadas localizadas ao redor do ânus ou do reto. Durante a evacuação, essas veias podem se expandir ou se contrair, porém, normalmente voltam ao seu tamanho habitual após esse processo.
Mesmo sendo uma condição comum na população, que afeta cerca de 50% das pessoas acima dos 50 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as hemorroidas são cercadas de estigmas, o que pode dificultar a busca adequada de tratamento, uma vez que as pessoas têm receio em expor o problema.
Essa relutância em buscar ajuda médica pode agravar ainda mais o quadro, resultando em desconforto, dor e complicações mais graves.
Pensando nisso, elaboramos um artigo com tudo que precisa saber sobre hemorroidas, sintomas e quando procurar tratamento. Vem com a gente!
Quais são os sinais e sintomas de hemorroidas?
Os sintomas mais comuns das hemorroidas podem variar conforme o tipo e gravidade dessa condição, mas, normalmente, incluem os seguintes sinais:
- Sensação de saliência na região anal: muitos indivíduos com hemorroidas podem ter a impressão da presença de um caroço ao redor do ânus.
- Desconforto ao evacuar: as veias do ânus inflamadas geram ardência e dor durante a evacuação, desencorajando a pessoa a ir ao banheiro, o que pode levar a outros problemas intestinais.
- Incômodo ao sentar: pessoas com hemorroidas podem ter um desconforto ao sentar, em razão da dor na região do reto.
- Coceira na área anal: para quem pergunta porque hemorroida coça tanto, saiba que essa condição é um sinal de irritação ou inflamação das veias do ânus.
- Sangramento na região anal: em muitos casos, indivíduos com hemorroidas podem observar sangue nas fezes.
Qual o diagnóstico e o tratamento para hemorroidas?
O diagnóstico de hemorroidas é feito por um médico, que baseia sua avaliação em um exame visual da região anal, nos sintomas relatados pelo paciente e, se necessário, na anuscopia, um exame que verifica as condições da região anal.
Dependendo da gravidade do caso, o médico pode propor tratamentos conservadores, que incluem banhos de assentos para aliviar os sintomas ou o uso de pomadas e supositórios para hemorroidas para diminuir a inflamação ou a dor local.
A ligadura elástica também pode ser prescrita. Esse procedimento usa dispositivos para a veia dilatada encolher. Além disso, outros tratamentos incluem ainda a mudança de hábitos alimentares com a inclusão de fibras, a prática de atividade física e o aumento na ingestão de líquidos.
Em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos podem ser recomendados para pacientes que apresentarem hemorroidas internas, prolapso e desarterialização hemorroidária transanal (THD).
Quais são os tipos de hemorroidas?
As hemorroidas podem ser classificadas em três principais tipos, que são os seguintes:
- Hemorroidas internas: são menos dolorosas e estão localizadas na parte interna do reto, acima do esfíncter anal, podendo causar sangramento durante a evacuação.
- Hemorroidas externas: causam dor, sangramento e coceira e ficam ao redor do ânus; por isso, podem ser visíveis e palpáveis, podendo resultar em trombose hemorroidária, caso não seja tratada adequadamente.
- Hemorroidas mistas: provocam dor, coceira e sangramento e são uma combinação de hemorroidas internas e externas.
Além dos diferentes tipos de hemorroidas, elas também são categorizadas em quatro graus, sendo que no primeiro, não há prolapso, ou seja, ela não é visível.
No segundo grau, ela aparece do lado de fora de forma temporária, mas retorna a sua posição após a evacuação. Já as hemorroidas de terceiro grau apresentam o prolapso, sendo preciso inseri-las manualmente.
No quarto grau, a hemorroida está completamente visível e não retorna ao estado normal mesmo com procedimento manual.
Apresenta sintomas de hemorroidas? Então, agende uma consulta com nossos especialistas agora mesmo.
Quais fatores podem piorar o quadro?
Há alguns fatores que podem piorar o quadro de hemorroidas. Um deles é o esforço excessivo durante a evacuação, o que pode contribuir para o desenvolvimento de veias do ânus inflamadas.
Além disso, a obesidade também pode agravar o quadro, principalmente, porque o excesso de peso aumenta a pressão sobre as veias da região anal.
A gravidez é um fator que pode piorar as hemorroidas, especialmente no final da gestação, em razão do aumento do peso, que eleva a pressão nas veias anais.
Aliás, uma alimentação inadequada, rica em alimentos processados e pobre em fibras, também pode levar a prisão de ventre, agravando o quadro de hemorroidas.
Outro fator que contribui para uma piora dessa condição é o sedentarismo, já que a falta de atividade física regular pode comprometer a circulação sanguínea, aumentando o risco de problemas venosos, como as hemorroidas.
Como prevenir o surgimento de hemorroidas?
Para prevenir o surgimento de hemorroidas, é possível adotar algumas medidas simples, mas muito eficientes.
A primeira delas é adotar uma alimentação rica em fibras, que auxilia na regulação do trânsito intestinal, prevenindo também a constipação.
Além disso, a ingestão adequada de líquidos também é um cuidado importante, visto que a hidratação melhora a passagem das fezes, evitando que fiquem ressecadas.
A prática de atividade física regular auxilia na manutenção do controle de peso, evitando que o excesso eleve a pressão das veias anais, provocando hemorroidas.
Somado a isso, evitar fazer muito esforço ao evacuar e diminuir o tempo sentado no vaso sanitário, contribui para a redução da pressão nas veias da região anal e previne a formação de veias do ânus inflamadas.
Lembre-se que a adoção de hábitos saudáveis são essenciais para prevenir hemorroidas, visto que mudanças no estilo de vida podem melhorar a saúde digestiva e o trato gastrointestinal.
Apresenta sintomas de hemorroidas? Então, agende uma consulta com nossos especialistas agora mesmo.
Quais os fatores de risco para hemorroidas?
Além dos aspectos que podem piorar o quadro, há também fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de hemorroidas. Confira os principais:
- Idade avançada: com o avanço da idade, o risco do surgimento de hemorroidas é aumentado, uma vez que os tecidos que sustentam as veias da região anal enfraquecem e esticam com o passar dos anos.
- Obesidade: o excesso de peso também é um fator de risco, já que ele pressiona as veias da região anal, além de dificultar a circulação sanguínea, provocando a inflamação das veias do ânus.
- Esforço para evacuar: quando um indivíduo faz força excessiva para evacuar, esse movimento causa pressão nas veias do ânus, o que pode favorecer o desenvolvimento de hemorroidas.
- Sedentarismo: a falta de exercício físico regular pode levar a constipação e obesidade, que são fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença.
- Constipação crônica: pessoas que têm dificuldade para evacuar e, por isso, fazem muito esforço podem apresentar hemorroidas devido ao aumento da pressão nas veias da região anal.
- Gravidez: ao longo da gestão, a gestante tem um aumento do peso, que pode provocar inchaço nas veias anais, podendo resultar em hemorroidas.
Quando a hemorroida se torna preocupante?
Os sinais de alerta da hemorroida incluem sangramento durante a evacuação, dor intensa, aguda ou severa, que não apresenta melhora com os tratamentos conservadores, ou a existência de prolapsos, ou seja, quando a hemorroida se posiciona fora do ânus e não retorna ao normal.
Nesses casos, procure um médico, pois essa condição pode indicar complicações mais sérias.
Somado a isso, mudanças intestinais, como constipação e diarreia persistentes, podem sinalizar outras condições e merecem atenção.
Para quem se pergunta se hemorroidas podem virar câncer, é importante destacar que não há relação entre essas doenças. Contudo, o ideal é sempre procurar um médico para avaliar essa condição.
Como a telemedicina pode ajudar com as hemorroidas?
Pessoas com hemorroidas podem contar com os benefícios da telemedicina. Plataformas de saúde digital, como a Conexa Saúde, podem ajudar no diagnóstico e também no tratamento dessa condição.
Você pode passar por consultas online ágeis e eficientes com médicos de mais de 30 especialidades, que oferecem orientações sobre cuidados em casa e a prescrição de medicamentos, sem precisar sair de casa.
Se necessário, o médico pode indicar o paciente para exames físicos e, depois, ele pode retornar para avaliação dos resultados e acompanhamento regular.
Nos casos de dor intensa, é possível contar com o nosso Pronto Atendimento Virtual, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde você consulta com um médico em poucos minutos de forma rápida e é avaliado se o caso pode ser manejado sem a necessidade de ir ao pronto-socorro ou se a ida é indispensável.
Apresenta sintomas de hemorroidas? Então, agende uma consulta com nossos especialistas agora mesmo.
Créditos da imagem: RealPeopleGroup em iStock
Revisado por:
Otto Beckedorff
Rotina Médica Pronto Atendimento Conexa. CRMSP 226325.