Ginástica laboral: os tipos, benefícios e como implantar na sua empresa

ginastica laboral a ginastica laboral pode ser definida como uma atividade

Hoje em dia, as empresas vêm percebendo cada vez mais os benefícios da chamada ginástica laboral como um investimento prioritário no bem-estar corporativo.

Além disso, acredita-se que o resultado desse investimento seja o sucesso, tanto no aspecto financeiro quanto na qualidade do trabalho.

Assim, investir em saúde nas organizações é uma estratégia para que a empresa se destaque no mercado de forma positiva e alcance maior rentabilidade.

Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a ginástica laboral, quais os tipos e quais as vantagens de praticá-la.

O que é a ginástica laboral?

ginastica laboral tipos de ginastica laboral

A ginástica laboral consiste na prática de exercícios físicos de curta duração pelos colaboradores durante a sua jornada de trabalho.

Ela basicamente consiste em uma intervenção rápida, com duração média de 10 a 15 minutos, e que é realizada em ambiente de trabalho sob a tutela de profissionais especializados nesse tipo de atividade.

Os exercícios são baseados em técnicas simples de respiração, alongamento, controle e entendimento corporal, bem como, reeducação postural e equilíbrio muscular.

Esse tipo de exercício evita não só o aparecimento de doenças ocupacionais, mas também de dores e lesões por esforço repetitivo.

Ela traz benefícios aos sistemas muscular, fisiológico, cardíaco e respiratório. Os exercícios promovem o aquecimento dos músculos que serão solicitados durante a execução das tarefas de trabalho.

Assim, o funcionário desperta e fica mais disposto a enfrentar o dia. Além disso, interrompe a monotonia operacional e compensa esforços repetitivos.

Qual é o conceito de ginástica laboral?

Através de pesquisas tem-se que os primeiros registros de exercícios físicos nos ambientes de trabalho foram por volta de 1925, na Polônia, e nessa época, essa atividade era chamada de “Ginástica de Pausa”.

Além disso, ao comparar registros é possível notar que até o ano de 1970, esse tipo de atividade em locais de trabalho não era visto como uma coisa que realmente auxilia na saúde dos colaboradores.

Nessa época, até os médicos não sabiam afirmar com precisão se esse tipo de atividade trazia algum tipo de benefício para o corpo.

Esse conceito passou a aparecer no Brasil, no ano de 1973, quando algumas empresas passaram a ter a iniciativa de investir em locais que continham opções de esportes e lazer para seus funcionários.

Uma das pioneiras que podemos desse movimento no Brasil, foi o Banco do Brasil, com a criação da Associação Atlética do Banco do Brasil, também chamada de AABB.

Qual é a função da ginástica laboral?

ginastica laboral o que eginastica laboral e seus beneficios

Dentre as principais funções da ginástica laboral, podemos destacar pontos como a melhora e preservação da saúde dos trabalhadores, devido ao fato dessa atividade gerar vários benefícios não somente para eles, mas também para a empresa.

Pode-se destacar também uma diminuição nos índices de afastamento por problemas de saúde.

Pois, os exercícios ao serem realizados com uma certa rotina auxiliam no aumento da produtividade da equipe bem como na melhora do relacionamento entre os colaboradores.

Além disso, uma empresa que se mostra preocupada com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, além de se mostrar mais humana, tem uma redução nos riscos de doenças ocupacionais que levam a possíveis afastamentos médicos.

Vale destacar também que quando isso ocorre, há uma diminuição não só na qualidade de vida do colaborador, mas também compromete as pessoas ao seu redor.

Já em relação a empresa, quando um funcionário é afastado por motivos médicos, há uma perda de produtividade que gera prejuízos.

Quais são os benefícios da ginástica laboral?

ginastica laboral ginastica laboral preparatoria

Depois de saber qual é a função da ginástica laboral, vamos te apresentar também quais os reais resultados de colocar a atividade em ação na sua empresa.

1. Aumento da produtividade

Sabemos que um colaborador estressado não possui uma boa produtividade e, conforme esse estresse aumenta, a tendência é que a produtividade caia ainda mais.

Como consequência disso, temos a frustração de ambas as partes. Pois o empregador fica infeliz pelo funcionário não corresponder às expectativas e, o colaborador fica frustrado e começa a se sentir pressionado por não ter uma boa produtividade.

Por isso, caso a sua empresa queira alcançar alguns resultados favoráveis, é interessante investir no bem-estar do quadro de funcionários.

Ou seja, quando os músculos do corpo estiverem mais relaxados, o colaborador se sentirá mais aliviado pelas pressões que a rotina de trabalho oferece, e por isso, terá mais foco em produção e decisões estratégicas.

Vale a pena destacar também que, quando o colaborador percebe que está sendo atingido pelo ótimo rendimento, o ambiente fica ainda mais agradável e satisfatório.

2. Prevenção de doenças

É importante destacar que a ginástica laboral evita as chamadas doenças que provêm da má postura do corpo no local de trabalho.

Pode ser considerado também como um estímulo às atividades físicas.

Aliás, quando o funcionário vive constantemente em ambientes estressantes além de não praticar nenhum tipo de exercício físico, ou seja, ser uma pessoa sedentária, a possibilidade de ter problemas de saúde são grandes.

Dentre eles, podemos destacar, dores nas articulações, obesidade e alguns problemas cardiovasculares.

3. Redução das faltas dos colaboradores

Um dos possíveis benefícios da adição da ginástica laboral nos ambientes de trabalho é que se o colaborador for adaptado e aprender a sentar de forma correta, sua postura irá melhorar e as dores diminuirão.

Com isso uma redução nas faltas será obtida.

4. Aumento na interação entre a sua equipe de trabalho

Em alguns ambientes de trabalho geralmente não há uma relação entre os colaboradores, mesmo os que se sentam lado a lado.

E, isso se deve na maioria das vezes ao fato de que os ambientes de trabalho são muito engessados mesmo atualmente.

Dessa forma, ao inserir pausas com intuito de descontração durante o expediente, você faz com que seja possível conhecer melhor as outras pessoas além de aumentar a troca de experiências entre os colegas.

Por isso, a integração social é um ponto de bastante enfoque em toda empresa.

E ao adicionar a ginástica laboral em sua empresa, os relacionamentos interpessoais tendem a melhorar, despertando o sentimento de trabalho em equipe.

5. Melhoria do clima organizacional

Outro grande ponto a se destacar como vantagem da implantação da ginástica laboral se deve a uma melhoria no clima organizacional.

Pois, por ser uma atividade extra, os exercícios deixam o dia mais leve e mais produtivo para os colaboradores e a empresa.

Podemos dizer também que a prática da ginástica aproxima os colaboradores, devido a interação existente entre eles durante a atividade, aumentando dessa forma, a satisfação do funcionário não só com a empresa, mas também com a sua função.

6. Melhora a autoestima

Como já citamos, além dos vários benefícios físicos que a ginástica laboral proporciona pelo fato de as pessoas passarem a ter mais conhecimento sobre seu corpo.

Esses exercícios também auxiliam no entendimento do funcionamento do próprio corpo bem como na definição de suas capacidades físicas.

Esses exercícios são responsáveis por estimular a reflexão sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho, além de fazer com que o colaborador se sinta mais valorizado.

Quais são os tipos de ginástica laboral?

ginastica laboral ginastica laboral corretiva

A ginástica laboral atualmente se divide em 5 tipos, sendo cada um deles guiados por um propósito diferente como veremos a seguir.

Ginástica preventiva

Esse tipo de ginástica tem como objetivo trabalhar por duas frentes, sendo elas, exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

A ginástica preventiva tem como principal objetivo a melhora na resistência cardiovascular e respiratória através de exercícios que ampliam a capacidade de transporte de oxigênio e energia pelo corpo.

Ela ainda combate a incidência de problemas de saúde referentes aos riscos referentes a qualquer tipo de atividade relacionada ao trabalho.

Aumentando dessa forma a consciência que a pessoa tem sobre seu corpo além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a coordenação e a resistência da pessoa.

É importante considerar que a ginástica laboral preventiva auxilia também na queima de calorias, ajudando os colaboradores com a perda de peso e melhorando a autoestima dos mesmos.

Ginástica corretiva

Nessa modalidade, o principal objetivo está na otimização da ergonomia do trabalho, contrabalanceando os efeitos negativos provenientes de determinadas atividades.

Se o trabalho utiliza muito seus braços, carregando peso, com o passar do tempo, ele pode vir a ter dores musculares com frequência além de possíveis problemas nas articulações.

Por isso, a ginástica corretiva, nesse caso em específico, teria como principal foco, fortalecer o tríceps para contrabalancear os efeitos da flexão de braço sobre a articulação do cotovelo.

A ginástica corretiva auxilia também no fortalecimento das estruturas musculares que geralmente são forçadas pelas tarefas do trabalho.

Dessa forma, ao realizar esse tipo de ginástico, o colaborador terá uma diminuição nas dores bem como nos problemas nas articulações e na prevenção do surgimento de doenças ocupacionais.

Ginástica preparatória

Já a ginástica preparatória, tem como principal objetivo a preparação dos colaboradores para seu dia de trabalho, ou seja, ela deve ser realizada antes de começar a rotina do dia a dia.

Além disso, um dos pontos a se destacar a respeito desse tipo de ginástica é que ela é responsável por alongar os músculos mais utilizados durante uma jornada de trabalho, gerando assim o aumento da circulação sanguínea bem como da disposição e capacidade de concentração do colaborador.

Conhecida também como uma prática de ativação, a ginástica preparatória auxilia no aquecimento dos músculos do corpo e na aceleração dos batimentos cardíacos, produzindo dessa forma, mais energia.

Ginástica compensatória

Se você procura um tipo de exercício para realizar entre pausas durante o expediente, a ginástica compensatória é a sua melhor opção. Pois, ela faz com que haja uma interrupção na sua monotonia operacional.

Ou seja, ela compensa os esforços repetitivos das tarefas que você realiza durante seu dia a dia, além de proporcionar uma reparação nos músculos, corrigir as chamadas posturas inadequadas. Bem como, ainda proporcionar uma maior disposição para o resto do seu dia de trabalho.

Geralmente, dentre seus exercícios estão inclusos alongamentos, correção de postura e técnicas de respiração.

Ginástica de relaxamento

Por ser denominada ginástica de relaxamento, geralmente é realizada no fim do expediente. Essa ginástica tem como foco a oxigenação das estruturas musculares que estão envolvidas nas tarefas do dia a dia, evitando, dessa forma, o acúmulo de ácido lático e proporcionando o devido relaxamento do colaborador.

Ela também é responsável por diminuir o ritmo de trabalho, redução dos níveis de estresse e proporciona também o aumento na sensação de vigor e bem-estar. Na maioria das vezes, seus exercícios são mais leves e geralmente utilizam técnicas tanto de meditação quanto de respiração e massagem.

Outros tipos de ginásticas laborais

Existem outros tipos de ginásticas laborais que valem a pena destacar, pois ela também pode ser classificada por meio dos objetivos específicos de cada exercício que empresas e colaboradores necessitam. E podem se dividir em 3 tipos, como, por exemplo:

  • Postural que se relaciona ao equilíbrio, alongamento e fortalecimento das musculaturas que tem pouco uso;
  • Terapêutica que trata distúrbios, patologias e alterações posturais, conforme queixas da equipe;
  • Manutenção ou conservação, que tem como propósito a manutenção dos resultados derivados de um trabalho realizado.

Quem pode praticar a ginástica laboral?

ginastica laboral ginastica laboral compensatoria

A ginástica laboral é indicada para todos os funcionários da sua empresa, independentemente da idade e do cargo ocupado, tais como aqueles que:

  • As pessoas que realizam os chamados movimentos repetitivos;
  • Executam tarefas que necessitam de um grande esforço físico ou até mesmo mental;
  • Pessoas que desempenham cargos com pouca movimentação;
  • Trabalham que manejam ou movimentam de cargas e pesos;
  • Exercem atividades que influem na má postura ou em posturas não ergonômicas.

Relação entre ginástica laboral e a saúde do coração do colaborador

Falar da saúde do coração dos colaboradores também é importante! E, a ginástica laboral bem como qualquer tipo de exercício físico, auxilia de forma positiva na saúde do coração. Pois além de reduzir as possíveis consequências do sedentarismo, esse tipo de atividade também ajuda na prevenção de diversos problemas cardiovasculares.

Vale a pena ressaltar também que quanto mais incentivo o colaborador tiver para o seu autocuidado, melhor ele estará física e mentalmente em seu dia a dia. Além disso, tanto sua atenção quanto sua produtividade podem vir a melhorar.

A inserção da ginástica laboral nos ambientes de trabalho veio com uma forma de fazer com que os funcionários tenham algum contato com as atividades físicas de forma regular.

Ou seja, a ginástica laboral é algo simples e acessível e que pode ser oferecida aos seus colaboradores. Ela é realizada no próprio ambiente de trabalho e não traz a demanda de possíveis investimentos em equipamentos ou até mesmo espaço adequado.

Como implantar a ginástica laboral na sua empresa?

ginastica laboral aulas de ginastica laboral nas empresas

O primeiro passo para realizar essa prática em sua empresa é contar com um profissional habilitado. Ele deve ser contratado pela empresa para guiar as atividades.

Após isso, os problemas ergonômicos devem ser mapeados para que o treinamento tenha mais objetividade.

Com o decorrer do tempo, as atividades podem começar a serem práticas por meio da implementação de um programa que deve ser aplicado aos funcionários conforme indicado pelo profissional competente.

Além disso, alguns exercícios de alongamento provavelmente estarão inclusos, bem como algumas atividades em grupo. Sempre siga as orientações passadas e recomendadas pelo profissional.

A ginástica laboral nas empresas é um excelente artifício para combater problemas relacionados à deterioração da saúde dos funcionários.

Especialmente em ambientes estressantes, essa prática ajuda a aliviar os níveis de estresse.

Além disso, contribui para o alívio de tensões musculares e a correção da postura, ajudando a evitar afastamentos decorrentes de problemas de saúde.

O que a legislação diz sobre as atividades laborais?

Atualmente algumas leis foram criadas e definidas a respeito da prática da ginástica laboral em ambientes de trabalho, como, por exemplo, a Lei N.º 6.213, de 2005 coloca em art. 8º que diz:

  • Art 8º. As empresas que não possuírem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA deverão constituir comissão formada por funcionários e pela direção da empresa, com o objetivo de zelar pelo controle de qualidade, da realização e da frequência das sessões destinadas à prática da ginástica laboral, adequadas ao tipo de atividade laboral exercida pelo corpo funcional.

Já a Lei n° 3273, de 2019 coloca que a ginástica laboral poderá ser utilizada nos serviços públicos:

  • Institui atividade de ginástica laboral diária para servidores, efetivos ou comissionados, empregados, empregados terceirizados e estagiários no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Conclusão

ginastica laboral ginastica laboral beneficios

Como você pôde observar, implementar a ginástica laboral pode ser fundamental para a redução de danos causados pelas atividades operacionais.

Por meio dessas práticas, você pode melhorar a qualidade de vida entre seus colaboradores e reduzir o absenteísmo, que afeta grande parte das organizações.

Para implementar essas atividades, é importante buscar um profissional da área que desenvolva uma rotina de exercícios que se encaixe às necessidades da instituição.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!