1º fórum Pernambucano de Gestão e Inovação em Saúde

Gestão e Inovação em Saúde

Aconteceu nos dias 4 e 5 de Dezembro o 1º fórum Pernambucano de Gestão e Inovação em Saúde em Recife.

Destacou-se palestra de abertura do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, que analisou os impactos da transformação digital no mundo e no Brasil. O erudito ministro, apresentando sólido embasamento, comentou sobre as oportunidades e desafios.

Oportunidades e desafios

Apesar da preocupação com o desaparecimento de empregos e a necessidade de treinamento para aproveitamento das novas oportunidades de trabalho, prevaleceu o otimismo ao considerar que o Brasil é uma democracia jovem e sólida, em que a sociedade usufrui o alcance das mídias sociais para dar seu recado sobre a ética, transparência e credibilidade nas relações entre os homens.

O ministro falou sobre o determinismo tecnológico e alertou que a própria tecnologia norteará a implementação de progressos como a telemedicina e inteligência artificial.

Digitalização em saúde

Esclareceu que a digitalização em saúde reduzirá desperdícios e facilitará a entrega de valor aos pacientes, que passam a ser o centro das estratégias.

A seguir, houve sessão sobre telemedicina, moderada pelo Dr. Cristiano Hecksher, diretor médico do Real Hospital Português. As apresentações foram da Dra. Daniela Laranja, do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, e do Dr. Roberto Botelho, da Conexa Saúde. A Dra. Daniela mostrou a visão do HAOC com ênfase a projetos de telemedicina para diabéticos, demonstrando impacto da telemedicina sobre indicadores duros, além da redução de custos.

Dr. Roberto Botelho e a telemedicina

O Dr. Roberto Botelho mostrou sua experiência de 20 anos em telemedicina, com banco de dados de mais de 30 milhões de pacientes atendidos.

Sobre essa base de dados, apresentou projetos com significativo impacto, como o LATIN, que avaliou 800 mil pacientes com dor precordial, diagnosticando mais de oito mil infartos com consequente redução média de 50% da mortalidade.

Conexa Saúde

A experiência da Conexa Saúde foi citada, especialmente a oportunidade de atuação em medicina ocupacional, contribuindo para reduzir a sinistralidade de operadoras de saúde, ao evitar visitas desnecessárias às emergências médicas.

Um indicador interessante foi a redução do absenteísmo no trabalho. Uma inovação foi a implementação de blockchain para anonimização de lagos de dados, contribuindo para a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Impacto no setor de saúde da região

O encerramento do evento foi com a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Sanseverino, que falou sobre as Perspectivas da privacidade digital na nova Lei Geral de Proteção de Dados.

Foi um evento de grande impacto no setor de saúde da região, principalmente porque abordou LGPD que é um assunto de importância nacional.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!