Veja perguntas e respostas sobre o exame holter

exame holter

O exame holter é um eletrocardiograma com tempo maior de duração — no mínimo 24 horas. Os principais objetivos são diagnosticar e caracterizar ocorrências de comportamento elétrico anormal do coração durante as atividades do dia a dia, como repouso, exercícios, trabalho, sono, entre outros.

Ele quantifica, classifica e detecta os diversos tipos de arritmia, além de calcular a variação da frequência cardíaca. Ao final de 24 horas, o aparelho é retirado da pessoa e encaminhado ao especialista, que poderá avaliar a atividade registrada.

Interessou-se? Neste post, vamos apresentar algumas perguntas e respostas sobre o exame holter que você precisa saber. Confira!

Como é feito esse exame e como é a preparação?

Como a pessoa fica 24 horas com o aparelho, o ideal é tomar um banho antes da colocação do dispositivo. A região da pele em que os eletrodos serão ligados precisa estar sem cremes e limpa. O álcool é usado para limpar o local e retirar a oleosidade natural da derme.

Nenhuma preparação especial é necessária, como ingerir medicamentos ou estar em jejum. Além disso, o recomendado é que o paciente siga sua rotina normalmente, realizando as atividades diárias comuns para que os resultados correspondam à realidade. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados com o aparelho, como não desligar, não sujar, não deixar cair ou molhar.

A realização do exame precisa de alguns cuidados para garantir um procedimento de qualidade. O número de eletrodos acoplados pode variar com o modelo e pode ser de 3 a 8. Eles são responsáveis por captar a atividade elétrica do coração.

Essa etapa dura cerca de 15 minutos e a pessoa é orientada a registrar o horário das atividades feitas durante o dia e a hora em que sentiu quaisquer sintomas. Esses registros são comparados à atividade elétrica registrada pelo aparelho.

Após 24 horas, o paciente volta para a clínica para retirar os eletrodos. Os dados são coletados e transferidos para um computador, sendo analisados por um médico.

Quais aparelhos são usados?

O aparelho utilizado é um minigravador digital com o tamanho semelhante ao de um cartão de crédito. Ele grava os dados em um cartão parecido com o de uma câmera fotográfica ou transmite-os para um computador.

O aparelho mais moderno possibilita a transmissão dos dados pela internet para uma plataforma de telemedicina, o que permite a avaliação deles em tempo real e a distância por uma empresa.

Existe contraindicação?

Não existe nenhuma contraindicação para realizar o exame, já que ele não apresenta nenhum risco associado. Entretanto, algumas pessoas podem ter sensibilidade aos adesivos dos eletrodos, e o ideal é não se expor ao sol por cerca de 4 dias.

Traz dor ou desconforto?

O exame holter não apresenta riscos, nem dor ao paciente. No entanto, ao final do exame o indicado é usar um creme antialérgico para evitar desconfortos.

Como vimos, o exame holter é muito importante para detectar possíveis arritmias. Assim, é importante lembrar que o procedimento pode ser feito via telemedicina, o que facilita a vida dos médicos e pacientes.

Gostou deste post e quer complementar sua leitura? Então, confira nosso texto sobre: Conexa Saúde e a telemedicina no enfrentamento da Covid-19!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!