EVP: o que é, sua importância, e como construir o EVP da sua empresa

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Uma empresa que tem uma equipe de gestão de pessoas qualificada consegue somar valor à sua marca. Por esse motivo, é importante que o departamento leve em consideração o employee value proposition (ou EVP) em suas ações focadas no capital humano do seu negócio.

Isso porque eles utilizam estratégias que têm o objetivo de proporcionar bem-estar, conforto e qualidade de vida para os seus colaboradores, fazendo com que a empresa adquira diversos benefícios, como produtividade, engajamento e maior poder de retenção e atração de talentos.

Fazendo isso, os departamentos de RH e de gestão de pessoas criam experiências valiosas para o empregado, o que permite que eles tenham diversos benefícios com essas ações e devolvam à empresa de várias formas.

Para que você fique por dentro do que é EVP e quais são as melhores estratégias de employee value proposition, preparamos este artigo.

Boa leitura!

O que significa o Employee Value Proposition (EVP)?

O EVP é a sigla que denomina o termo Employee Value Proposition (que traduzindo livremente seria algo como “proposta de valor ao empregado”).

Tais ações tem o objetivo de construir um alinhamento com o perfil médio dos empregados, através de benefícios e vantagens que eles procuram no mercado de trabalho.

O resultado disso se dá através da identificação que os colaboradores têm com a empresa, pois esta fica maior, e dessa forma, as pessoas desenvolvem um maior interesse e empenho para permanecer e crescer na empresa.

Junto com isso, a reputação da sua empresa vai se desenvolvendo de forma gradual, o que promove a atração de outras pessoas que procuram por novas oportunidades de emprego.

É um modo de melhorar os níveis de satisfação dos colaboradores e receber, em troca disso, mais competitividade, empenho, dedicação, comprometimento e motivação.

Entretanto, o EVP não é uma forma somente de aumentar o salário ou oferecer uma viagem internacional, no final do ano.

O EVP vai muito além disso e tem tudo a ver com esse alinhamento entre o perfil institucional e as próprias características dos seus colaboradores.

Para que serve o EVP?

O Employee Value Proposition (EVP) é a proposta de valor que o seu negócio oferece para todo o seu corpo de colaboradores.

Tal conceito se relaciona diretamente com a estratégia da empresa de formar a sua  marca empregadora, usando, para isso, diversos benefícios que fazem com que os empregados se sintam cada vez mais atraídos para trabalhar na companhia.

Desse modo, a proposta de valor gerada pelas empresas está relacionada a diversas ações do cotidiano dos colaboradores, como benefícios, salário, cultura e clima organizacional, além de planos de carreira e outros incentivos de crescimento dentro do negócio.

O conjunto de tais iniciativas faz com que a empresa se torne mais atraente, fazendo com que as pessoas tenham a vontade de trabalhar nessas organizações que investem nas estratégias de EVP.

Toda empresa, independentemente de ter essa estratégia implementada ou não, já conta com o seu próprio EVP.

Tal conceito de valor tem relação com todas as razões pelas quais as pessoas queiram fazer parte da empresa e também se sentem motivadas a continuar nela.

No entanto, quanto mais a empresa tem consciência de que tais valores gerados podem trazer diferenciais competitivos para ela mesma e quanto mais ela trabalha para gerar valor, o número de vantagens ela conquista frente à concorrência aumenta também.

Dessa forma, é possível concluir que o EVP serve para gerar valor a sua marca e fazer com que ela consiga atrair os melhores profissionais, para assim, seu serviço ser cada vez melhor.

Qual a importância do EVP na formação e manutenção de uma boa equipe de colaboradores?

evp equipe conversando
Importância do EVP na formação e manutenção de uma boa equipe de colaboradores.

O EVP não é utilizado somente com o intuito de oferecer vale-refeição e vale-transporte aos colaboradores.

É uma estratégia bem mais ampla e que, por isso, precisa ser muito bem estruturada, visto que impacta em diferentes frentes da empresa.

Entre elas, estão majoritariamente os empregados, que acabam sentindo a diferença em seu engajamento com a marca, em suas expectativas e no desenvolvimento dentro da própria empresa, sem a necessidade de voltar ao mercado para procurar por melhores oportunidades.

Depois de analisar as ações que serão condizentes com sua marca empregadora e de pensar em formas para colocá-las em prática, os resultados chegarão.

Tais resultados conseguem mudar os rumos do negócio, desde a aderência interna até o posicionamento no mercado, pelo fato que a performance da empresa diante de funcionários pode ser levada para fora.

Por isso o EVP é tão importante para a empresa e também para os seus colaboradores.

Importância da utilização das informações do EVP pelo RH no processo de seleção de candidatos

A utilização do EVP pelo departamento de RH no processo de seleção dos empregados é extremamente importante, pois como ele, entre outras coisas, é usado para oferecer uma boa remuneração e benefícios vantajosos, como um bom vale-refeição.

Mas, além disso, o EVP consegue também mostrar para os candidatos o valor da empresa logo no momento do recrutamento e seleção deles.

Assim, isso precisa ser mostrado logo de cara no processo seletivo, para que os candidatos fiquem mais familiarizados com a cultura da empresa e se destaquem dando o seu melhor para conquistar aquela oportunidade de emprego.

Tal proposta de valor depende muito do esforço dos seus especialistas de RH. Eles vão mostrar para o empregado o quão bom é trabalhar ali, o que eles esperam dos seus funcionários e o que é oferecido em retorno.

Esse conjunto de experiências, cuidados e benefícios conseguem atrair os profissionais mais capacitados e competentes, o que só irá agregar valor às suas estratégias de recrutamento e seleção.

Quais são os três fatores que representam os maiores índices de confiança para que o colaborador permaneça na empresa?

Uma proposta de valor realmente atrativa e que faz com que sua marca empregadora seja considerada boa consiste em um conjunto de recompensas.

Tal pacote precisa ser suficiente não somente para atrair os melhores valores do mercado, mas também para fazer com que sua equipe esteja constantemente motivada e engajada.

As recompensas contratuais são tangíveis, como salário e benefícios. Já as experiências dizem respeito ao que foi vivenciado pelo colaborador, que envolvem ações da empresa que garantem percepções enriquecedoras.

Por fim, as recompensas emocionais, que estão relacionadas à cultura da organização.

Confira alguns pontos que precisam fazer parte desse conjunto de recompensas!

  • Bom ambiente de trabalho

Um importante diferencial para fazer com que os colaboradores fiquem cada vez mais motivados e com isso sua produtividade aumente é ter um local de trabalho saudável.

Tal harmonia ajuda em diversos aspectos em seu dia a dia, o que gera interações positivas e aumenta assim o seu desempenho na empresa.

Para ter um bom ambiente de trabalho é necessário que os gestores tenham ideias que consolidam as condições de trabalho do empregado.

É preciso que exista uma boa comunicação, feedback constante e transparência.

  • Pacote de benefícios

Uma das formas de mostrar que a empresa se preocupa com os empregados é oferecer benefícios que proporcionem tranquilidade para que eles exerçam suas funções.

Diversas empresas alcançaram o seu sucesso ao extrapolar o tradicional pacote com plano de saúde, vale alimentação e seguro de vida.

Isso porque elas também oferecem benefícios como treinamentos, auxílio para qualificação e até mesmo convênios que disponibilizam outros serviços, como academia, podem ser muito bem-vistos.

Outro diferencial é garantir que essas vantagens também cheguem aos familiares dos empregados.

  • Remuneração adequada

Mesmo com um pacote de benefícios muito bom, a remuneração não também precisa ser boa e compatível com a função desempenhada pelo empregado.

Isso porque, quando o salário não acompanha os valores médios do mercado, por exemplo, a empresa não consegue contratar colaboradores que tenham algum diferencial.

Não estamos falando de uma política salarial diferenciada, mas, sim, de recompensas extras.

Mesmo que vinculadas a resultados, elas costumam ser bastante atrativas e recebem o reconhecimento do mercado.

Bônus, prêmios em dinheiro e participação nos lucros são alguns desses diferenciais.

Importância do EVP para fortalecer a marca empregadora

Toda empresa tem o objetivo de fortalecer a marca empregadora, e, oferecendo um bom EVP aos empregados, ela consegue ser vista como uma boa empresa para se trabalhar.

Isso porque, ela oferece uma remuneração, as experiências proporcionadas por ela são atrativas, existe a perspectivas de crescimento dentro da empresa, cultura empresarial é satisfatória , entre outros.

Além de todos esses pontos serem eficazes para atrair e reter talentos, ainda aumentam as chances de seus colaboradores indicarem talentos para a organização.

EVP e cultura organizacional

O EVP é um fator fundamental para melhorar a cultura organizacional, que é uma forma de índice de reputação que a empresa tem.

Ela é uma forma de mostrar como os funcionários e o mercado, como um todo, enxergam a sua marca.

Assim, uma boa cultura organizacional acaba colocando o seu negócio em evidência, atraindo assim bons talentos e também servindo de reforço para reter aqueles bons profissionais que já estão na empresa.

Como construir o EVP da sua empresa?

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Como construir o EVP da sua empresa?

Agora que você já sabe o conceito e as principais vantagens de implementar o EVP em sua empresa, chegou o momento de entender qual a melhor forma de trabalhar com essa estratégia.

Por isso, separamos dicas valiosas para você.

Confira!

Identificação do EVP já existente

Como já explicado anteriormente, o EVP é uma proposta de valor que mostra o que uma empresa pode proporcionar a seus colaboradores.

Para definir tal proposta, é necessário saber qual é o ponto de partida da empresa e qual é o EVP que já existe na organização.

Tal diagnóstico serve para que a empresa consiga avaliar quais ofertas são feitas atualmente,  o que será mais positivo e o que pode ou precisa ser melhorado.

Por isso, é importante realizar pesquisas de clima e de satisfação que podem ajudar a desenhar essa realidade.

Esteja atento aos anseios dos colaboradores

A implantação do EVP nas empresas começa com a compreensão de quais são as principais necessidades e desejos do seu público interno.

Esse levantamento é extremamente importante pelo fato de que ele mostra quais são as vantagens e benefícios que irão atender às expectativas dos funcionários.

Dessa forma, a empresa consegue agregar mais valor às estratégias de gestão de pessoas.

Realize as alterações necessárias para adequação do EVP ao cenário da empresa

Caso a empresa tenha recursos financeiros, é importante adequar os salários que possam estar defasados, levando em consideração o mercado.

Entretanto, existe também a adequação do clima e da cultura organizacional, o que demanda mais trabalho e ações contínuas.

É necessário fazer com que a empresa seja um bom lugar para se trabalhar para que o EVP exista na prática.

Sem esse esforço, a empresa não passará das promessas e todos os benefícios esperados não chegarão, causando a insatisfação dos colaboradores.

Esteja aberto a sempre revisar o EVP para melhores resultados

A construção do EVP é contínua, ou seja, a proposta de valor precisa ser flexível para que ela possa se adequar aos ajustes necessários ao longo do tempo.

Sempre que falamos de algo que envolve a gestão de pessoas, é preciso levar em consideração todas as mudanças que acontecem de forma natural com relação às duas demandas e expectativas.

A própria empresa pode amadurecer o seu posicionamento e modificar seus interesses, e tudo isso precisa ser realinhado em uma revisão do EVP.

Faça com que o EVP seja de conhecimento da equipe e de eventuais candidatos a vagas

A construção e, principalmente a efetivação do EVP não devem acontecer na surdina.

Assim, a empresa deve trabalhar a comunicação interna e a externa para comunicar sua proposta de valor de uma forma clara e adequada.

Para tanto, o RH pode pedir ajuda do departamento de marketing para a criação de peças que contem às pessoas o que a organização tem a oferecer.

O objetivo desta comunicação é despertar o interesse dos profissionais ao vincular o EVP com a marca empregadora.

A oferta de um bom plano de saúde corporativo agrega no EVP

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Plano de saúde corporativo agrega no EVP.

Fazer a contratação de um plano de saúde corporativo para oferecer aos colaboradores é um passo bastante importante e positivo para o ambiente corporativo.

Dessa forma, existem diversas vantagens para a empresa que oferece esse tipo de benefício aos seus colaboradores.

Entretanto, é importante destacar que esse benefício precisa estar em conformidade com a política de respeito da empresa que vê o empregado como uma pessoa que tem responsabilidades e necessidades.

Entre as principais vantagens de oferecer um plano de saúde empresarial, encontramos:

  • Diminuição de problemas de saúde;
  • Redução de ausências por conta de problemas de saúde;
  • Redução da sinistralidade;
  • Promoção de colaboradores saudáveis e motivados;
  • Melhoria no clima organizacional e crescimento da produtividade.

Além dessas vantagens, vamos informar logo abaixo mais algumas vantagens de se oferecer um plano de saúde para os seus colaboradores.

Conheça a Conexa Corporate

A Conexa Corporate é um plataforma de atendimento moderna e que disponibiliza teleorientação e teleatendimento em mais de 30 especialidades médicas.

Ela cuida da saúde física e mental de seus pacientes, por meio de programas criados sob medida para as necessidades de cada cliente.

Com ela, os funcionários ganham em praticidade, agilidade e segurança dos serviços prestados, sem sair de casa ou do trabalho.

A empresa também tem vantagens, pois consegue acompanhar em tempo real vários índices importantes. Entre eles  a quantidade de vezes que o colaborador fala com médicos ou precisa de exames; acesso a questões de saúde a qualquer dia ou horário; suporte emocional para equipes internas, entre outras vantagens.

Sem o custo adicional de coparticipação, o valor da mensalidade fica ainda mais atrativo para o funcionário, que sabe exatamente quanto pagará pelo plano mensalmente, independente da quantidade de serviços utilizados.

Considerada uma das maiores plataformas de telemedicina da América Latina, a Conexa Saúde oferece diversos benefícios e maior conforto para empresas e colaboradores.

Por meio do Conexa Corporate podemos destacar:

  • Redução de custos, pois não há necessidade de deslocamentos ou ausências do trabalho, quando o trabalhador precisa ir ao médico;
  • Maior flexibilidade e praticidade nos atendimentos, como consultas e exames;
  • Atendimento digital de qualidade, 24 horas em todos os dias da semana;
  • Prontuário digital com o registro de todas as informações clínicas e pessoais do paciente, bem como exames e laudos. Assim minimizam os riscos de perdas de documentos, com acesso fica mais fácil e ágil;
  • Diagnóstico à distância viabiliza consultas médicas seguras, sem contato físico. Medida importante, em especial para pessoas acamadas, que estão em localidades distantes, ou precisam de isolamento como no caso da pandemia de coronavírus.

Conclusão

Durante todo este artigo ficou claro que o employee value proposition (EVP) é uma forma de trabalhar com a satisfação, o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários.

Isso, naturalmente, ajuda a gerar um maior empenho dos empregados, com isso a taxa de retenção e atração de talentos é maior, fazendo com que os resultados da empresa sejam melhores.

Mas é importante destacar que o EVP é só uma das grandes estratégias utilizadas para fazer com que o clima organizacional sempre seja elevado.

Gostou do nosso artigo? Continue conosco e saiba muito mais!

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