Eventos de RH: qual a sua importância e os principais da agenda 2022

eventos rh palestra

Com a retomada da economia a todo vapor as empresas também voltam a se preocupar e a programar os seus eventos de rh anuais.

A reabertura dos estabelecimentos e a flexibilização de algumas regras preventivas contra o coronavírus possibilitou que muitos setores se organizassem, voltando a produzir normalmente.

Cursos, feiras, simpósios, exposições, intercâmbios presenciais já são realidades no calendário nacional e internacional. E todos estão entusiasmados para participar. Afinal, foram praticamente dois anos sem atividades do gênero.

É hora de retomar a produção, as vendas, mas também a atualização profissional. Ainda há tempo de se programar, pois 2022 está apenas começando. Todas as áreas buscam por inovações tecnológicas e aprimoramento das equipes.

No recursos humanos (RH) não é diferente. Com esse cenário animador, os gestores desse departamento não querem ficar de fora e já estão confirmando presença em vários eventos.

Mas qual será a real importância disso para o RH? E quais são as principais agendas que não podem ser perdidas? Nesse texto de hoje vamos listar os mais importantes previstos para este ano e para 2023. Confira!

Entendendo o papel do RH

eventos rh equipe sorrindo
Eventos de RH.

Recrutar, selecionar os profissionais que se alinhem com a cultura organizacional da empresa é um dos principais papéis de um RH moderno.

Focada na gestão de pessoas, hoje o setor se modernizou e tem a tecnologia como principal aliada na execução das tarefas. Muito mais do que simples contratações o RH é a peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro das organizações.

As análises de dados são precisas e seguras com ajuda de softwares de gestão. Ferramentas digitais que, aos poucos, substituem a papelada e a burocracia. Assim, com tempo otimizado, o setor se volta para outras áreas do desenvolvimento e de controle.

Uma boa gestão deve focar suas ações para impactar de forma positiva os integrantes da equipe. Gerando motivação, engajamento e produtividade.

O que é o RH?

Basicamente recursos humanos possui duas definições no setor corporativo. A primeira delas diz respeito à sua origem. Os recursos, os meios, as ferramentas, as formas e as maneiras como o departamento gerencia as atividades humanas na empresa.

A segunda é mais ligada à lógica de mercado. Esses meios de produção englobam todos os trabalhadores contratados. O termo recursos humanos ganhou notoriedade no início do século 20 e aos poucos foi substituindo os antigos departamentos pessoais.

Gerenciar pessoas é o objetivo dos dois setores, só que o RH vem conquistando mais espaço e novas atribuições. Ele combina habilidades, estratégias e práticas no gerenciamento de pessoas e de recursos.

Desta forma consegue potencializar a tomada de decisões, melhorando o clima e o ambiente organizacional.

Quais são as rotinas do RH?

– Recrutamento e seleção. O RH 4.0 e 5.0 está muito mais tecnológico. Inovações que vieram para melhorar as rotinas de trabalho, tendo o recrutamento e a seleção de talentos uma das principais atribuições;

– Promover treinamentos e desenvolvimentos das habilidades e competências da equipe;

– Avaliar o desempenho e a performance dos funcionários, por meio de identificação, diagnóstico e análise da produção e do comportamento;

– Administrar os cargos, os salários e os benefícios, mantendo dados e valores atualizados e coerentes com a hierarquia e o desempenho;

– Desenvolver planos de carreiras, entre outras atribuições.

O que engloba o RH?

Um RH modernizado ampliou sua área de atuação, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do capital humano e a saúde física e mental dos funcionários da empresa. O setor responde por ampliar a carteira de benefícios.

Pode implantar horários de trabalhos mais flexíveis; incentivar a prática de atividade física e boa alimentação; promover apoio psicológico, e muito mais. Tudo pensado e programado para promover um melhor clima organizacional.

O resultado é menos estresse, funcionários mais motivados e engajados; menos afastamentos ou demissões. O RH engloba ainda novas funções e conceitos. Acompanhe!

– Assessment – Novas metodologias de análise comportamental;

– Headhunting – Profissionais que buscam talentos para recompor vagas importantes;

– Interim management – Profissional que resolve de forma rápida problemas ou trabalha em projetos bem específicos;

– Outplacement – Um conceito que visa ajudar ex-colaboradores a se recolocar no mercado;

– Outsourcing – Contratação de terceiros para suprir uma necessidade temporária;

– Desenvolvimento de líderes, por meio de treinamentos periódicos;

– Avaliação de desempenho como estratégia de avaliação de entregas, e muito mais.

O que um analista de recursos humanos precisa saber?

Já falamos ao longo deste texto sobre o que é o departamento de RH, suas rotinas e o que este departamento tão importante em qualquer empresa engloba. Porém, como trabalhar neste setor? O que é preciso saber? Veja a seguir e se prepare!

Primeiro é importante ressaltar que esta área necessita dos mais diferentes tipos de profissionais em suas equipes, com formações geralmente em Psicologia, Gestão de Recursos Humanos ou ainda Administração.

Contudo, podem ser solicitados ainda formados em Engenharia, Comunicação, Física ou até Antropologia. Isso com o objetivo de atender as mais variadas necessidades dos colaboradores.

Mas o perfil do profissional de RH também é tão importante quanto sua formação, pois ele precisa estar bem preparado e disposto para as situações diárias, podendo resolver conflitos e solucionar questões diversas dentro da companhia.

Pensando nisso, é imprescindível que ele saiba se comunicar e ter desenvoltura com os diferentes perfil de colaborador, além de proatividade e liderança.

Como é formado um profissional de RH?

eventos rh equipe sentada
Eventos de RH: profissionais da área.

A formação em Recursos Humanos, assim como em outras áreas, possui os mais variados caminhos, sendo o principal uma graduação específica – que neste caso é a de Gestão de Recursos Humanos. Um curso tecnólogo, com duração de 2 a 3 anos – a depender da instituição de ensino escolhida.

No entanto, se você já é formado em áreas como psicologia, administração, pedagogia, serviço social e direito, também podem optar por uma pós na área de RH, além de também poderem fazer um curso de Gestão de Recursos Humanos.

Vale ressaltar que muitos cursos da área são oferecidos não só presencialmente, mas à distância – o que facilita na vida de muitas pessoas.

Outro ponto a destacar que mesmo já formado e no mercado, é importante que você busque por novos conhecimentos sempre, além de conversar com colegas e participar de workshops, eventos ou palestras – por exemplo – para garantir o seu sucesso na área. E falando em eventos, veja mais sobre eles a seguir!

O que são os eventos de RH?

Os eventos de RH são aqueles que vão te ajudar a se manter atualizado nas mais variadas mudanças que ocorrem constantemente neste setor. Por isso, ficar por dentro deles é essencial para se ter uma equipe de Recursos Humanos de sucesso dentro da empresa. Fora o fato de trazer ainda mais valor à marca através da chamada networking.

Quer dizer, ao marcar presença nestes eventos de rh sejam eles nacionais ou internacionais, os benefícios se iniciam de forma interna e se espalham para o ambiente externo – trazendo um grande impacto positivo para as companhias e seus funcionários. 

Tudo isso por meio de muito aprendizado, conhecimento e troca de experiências – gerando fortalecimento da marca, afinal, aprender é muito importante sempre – não importa se sua empresa já está consolidada no mercado ou se seus colaboradores já são profissionais de excelência.

Qual a importância da participação dos profissionais da área em eventos de RH?

Pensando em tudo isso que dissemos até aqui, não é difícil de entender o quanto os profissionais de RH precisam estar alinhados com o calendário de eventos de rh, certo?

Mas se você é daqueles que sempre ficam com aquela dúvida atrás da orelha, separamos alguns pontos para esclarecer (de uma vez por todas) a importância de participar destes eventos.

Entre os principais benefícios, temos:

1. Atualização sobre o mercado: visto que vivemos em um mundo que está em constante mudança e inovação – necessitando de profissionais cada vez mais antenados e capacitados.

2. Possibilidade de ter novos parceiros: isso porque nestes eventos de rh voltados a um setor específico, são muitos os profissionais da área que participam e é nestes momentos que a possibilidade de uma nova parceria pode surgir.

3. A chance de ampliar sua rede de networking: e não só de parcerias se vive um evento de RH, também é a oportunidade perfeita para ampliar aquele networking que você estava tanto esperando. Afinal, interações são momentos frequentes neste tipo de evento, seja num coffee break ou num almoço.

4. Encontrar solução para os negócios: se você é o único do setor a enfrentar certos desafios, está redondamente enganado e é nestes eventos de rh que você encontrará pessoas com os obstáculos iguais aos seus. Podendo, em conjunto, pensar em soluções.

Gostou de saber a importância dos eventos de RH? Abaixo te damos um calendário completo com alguns destes eventos que acontecem neste ano de 2022. Continue lendo!

O que é a RH Week?

A RH Week ocorreu entre os dias 22 e 24 de fevereiro e foi uma imersão completa no universo do RH, organizado pela plataforma de gestão Sólides.

Este evento trouxe uma visão especial voltada à gestão de pessoas em médias e pequenas empresas, onde há a possibilidade de aprendizado (que já citamos o quanto é importante para as companhias por aqui), além de um networking com grandes especialistas do mercado e conhecimento sobre as ideias mais inovadoras na prática de gestão estratégica de pessoas.

Para se ter uma noção, o evento contou com três dias, onde o primeiro dia trouxe um giro completo sobre a área de gestão de pessoas, o segundo dia tratou da Gestão Estratégica para PME’s e o último dia se voltou para as tendências e tecnologias que abrangem o setor atualmente, o que chamamos de RH 4.0.

Importantes eventos de RH no calendário brasileiro em 2022

eventos rh equipe conversando
Importantes eventos de RH no calendário brasileiro em 2022.

Mas se você perdeu este evento, não se preocupe que o calendário de 2022 está repleto de eventos voltados à área de Recursos Humanos. Confira alguns deles!

CONARH

Feito há mais de quatro décadas, o CONARH também é um dos principais eventos de rh no Brasil e ao redor do mundo. Para ser ter ideia, na sua última edição presencial foram reunidos cerca de 32 mil pessoas.

Sua programação é realizada é extensa, contando com conteúdos e exposições, palestras magnas, simultâneas, com uma arena virtual e até fóruns temáticos.

Tudo isso com o objetivo de compartilhar as inovações do setor e provocar reflexões e discussões acerca de temas atuais que envolvem o universo de gestão e desenvolvimento de pessoas.

RH-RIO

Com tradição de 47 anos, o RH Rio está entre os maiores eventos de RH no país. O Congresso conta com uma programação vasta, voltada às novas tecnologias, ferramentas, conceitos e soluções para um mercado que vive em constante crescimento. Suas últimas edições, assim como outros eventos citados por aqui, ocorreram de forma virtual por conta da pandemia.

HR4 Results

O HR4 Results é também considerado um dos maiores eventos no setor de Recursos Humanos na América Latina. Isso porque, o HR4 traz como propósito avaliar a movimentação e as inovações que cercam o setor, abordando especialmente as tendências trazidas pela tecnologia.

CONCARH

O CONCARH também é um grande evento do setor de RH, que ocorre no sul do Brasil. Isso porque, ele traz líderes, fornecedores, influenciadores e gestores da área para terem uma imersão completa por dois dias, abordando ainda, um dos assuntos mais em alta nos dias de hoje: a gestão de pessoas.

Na edição presencial deste ano, não será diferente! Dois dias imersos no universo da gestão de pessoas, com experiências únicas sobre o assunto – que podemos dizer que é polêmico não é mesmo? São mais de 30 palestrantes renomados nacional e internacionalmente e mais de 30 horas de conteúdos e interações.

CONGERHI

O Congerhi existe desde 2016 e é considerado o maior Congresso de Gestão de Pessoas do Interior do estado de São Paulo, onde busca contribuir com o futuro das companhias, fazendo com que seus profissionais de Recursos Humanos possam aprender a se basear em suas ações, seguindo os ideais abordados no evento.

HSM Expo

O HSM Expo é nada mais nada menos do que uma jornada digital completa com seis episódios, iniciando a partir de julho deste ano.

A ideia é seguir um modelo interativo e imersivo, dando uma experiência única aos profissionais. A programação conta com os principais desafios – tanto no âmbito pessoal, quanto corporativo e social – que foram revelados durante a pandemia da Covid-19.

Os encontros serão abertos e gratuitos, com speakers nacionais e internacionais, sessões exclusivas de discussões, atividades hands-on e muita conexão entre os participantes durante toda as sessões e na plataforma de mentoria e networking ACASO.​

Fórum Capital Humano

O Fórum Capital Humano é um dos destaques do calendário deste ano que apresenta cases e práticas ao público, com o objetivo de garantir resultados para as empresas, o que promove uma discussão sobre as melhores práticas de RH. Não é à toa que o evento acontece anualmente desde 2014.

ESARH

O ESARH é um evento diferenciado do setor, que busca promover um encontro entre as pessoas, voltado às práticas e experiências através de atividades presenciais, mas que em 2021 precisou se adaptar ao formato digital e contou com grandes nomes do setor, como Nelson Bittencourt, Martha Gabriel e Jorge Trevisol que abrilhantaram a edição.

Conheça a Conexa Corporate

O “Conexa Corporate”, é voltado para empresas e capaz de oferecer soluções digitais independentemente da localidade. Assim, dá apoio e bem-estar a funcionários e outros colaboradores de companhias, ajudando a reduzir custos e otimizar o seu negócio. Conheça nosso site acessando aqui.

Conclusão

O RH está entre os departamentos indispensáveis dentro de uma empresa, pois estão entre suas funções atualmente: recrutar, selecionar os profissionais que se alinhem com a cultura organizacional da empresa e desenvolvê-los através de treinamentos e palestras, por exemplo.

Não é para menos que este setor ampliou ainda mais sua área de atuação, como forma de diminuir o estresse diário.

Esta área, portanto, necessita dos mais diferentes tipos de profissionais em suas equipes, com formações geralmente em Psicologia, Gestão de Recursos Humanos ou ainda Administração.

Contudo, podem ser solicitados ainda formados em Engenharia, Comunicação, Física ou até Antropologia. Isso com o objetivo de atender as mais variadas necessidades dos colaboradores.

Mas o perfil do profissional de RH também é tão importante quanto sua formação, pois ele precisa estar bem preparado e disposto para as situações diárias.

Por isso, reforçamos aqui o quanto se manter atualizado perante o mercado é importante.

Participar de eventos de rh como os destacados neste conteúdo (ESARH, HSM Expo, Fórum Capital Humano, CONGERHI, HR4 Results, CONCARH, CONARH, RH-RIO, entre outros) fazem toda a diferença num profissional de sucesso.

Aliás, falamos de um evento específico neste texto, que aconteceu recentemente, o RH Week promovido pela plataforma Sólides. O evento contou com três dias, onde o primeiro dia trouxe um giro completo sobre a área de gestão de pessoas, o segundo dia tratou da Gestão Estratégica para PME’s e o último dia se voltou para as tendências e tecnologias que abrangem o setor atualmente, o que chamamos de RH 4.0.

Gostou do conteúdo. Então não deixe de acessar o nosso blog! para conferir mais sobre esta e outras áreas, especialmente as voltadas para a saúde.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!