O que é eneagrama? Conheça esse teste de personalidade

eneagrama psicologo paciente

Já ouviu falar no Eneagrama ou já chegou a fazer o teste? Se não, saiba que este é um importante meio para descobrir qual o seu tipo de personalidade, dentre as nove descritas pela figura.

O Eneagrama pode nos ajudar em muitos aspectos, pois destaca os nossos pontos positivos e de melhoria. Por esta razão, é muito usado por empresas na gestão de pessoas e seleção de novos profissionais.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o Eneagrama e saiba como fazer este teste e descobrir o seu tipo de personalidade.

Boa leitura!

O que é o Eneagrama?

eneagrama psicologa conversando paciente

O Eneagrama é uma figura geométrica que representa nove tipos de personalidade presentes na natureza humana.

A palavra Eneagrama é originada do grego, ENNEA, que significa “nove” e GRAMMOS que significa “figura/desenho”. Sendo assim, a palavra representa uma figura que possui nove pontas.

O Eneagrama nada mais é do que uma forma de nos autoconhecermos e entender como isso pode nos ajudar em diversos aspectos. Mas atenção! Antes de começar a trabalhar com o Eneagrama, é preciso identificar qual é o seu tipo e essa identificação pode partir de um teste.

É a partir desta identificação que é possível dar início ao trabalho de desenvolvimento.  O Eneagrama nos permite ir em frente e possibilita um verdadeiro progresso porque o ponto de partida é onde realmente estamos.

O verdadeiro e autêntico autoconhecimento é de valor inestimável e com o Eneagrama , se quisermos, teremos o caminho.

O que é teste Eneagrama?

Trata-se de um modelo que descreve as diferenças individuais tendo por base nove tipos de pessoas. (abaixo você confere quais são elas!). Este modelo é ilustrado por um eneagrama propriamente dito – uma forma geométrica com nove lados.

Assim, o teste eneagrama descreve nove tipos de personalidade que são interconectadas e facilmente observáveis no dia a dia.

Estamos falando de um modelo que vem sendo bastante adotado, principalmente pelo Recursos Humanos das empresas, como forma de gerir as pessoas e ajudar na seleção de novos talentos.

O Eneagrama moderno foi elaborado na década de 1950, pelo pesquisador boliviano Oscar Ichazo em sua obra “Enneagon of Ego Fixations” (“Eneágono das fixações do Ego”, em tradução livre). Oscar começou a ensiná-lo em Workshops de desenvolvimento pessoal.

Este programa de desenvolvimento pessoal de Oscar incluía o teste e a utilização de outros símbolos e simbolismos. Começou no Chile e, seguiu para os Estados Unidos, já com o nome de Eneagrama da Personalidade.

A partir daí, outros estudiosos começaram a espalhar o teste Eneagrama, como o psiquiatra chileno Claudio Naranjo, que após aprender com Oscar, também levou o teste para os EUA, porém, com algumas modificações seguindo seu próprio estilo. Naranjo passou a ensiná-lo para públicos muito diversificados.

Hoje, após uma série de aprimoramentos, o teste Eneagrama se tornou um reconhecido modelo de autoconhecimento, não é à toa que ainda é muito utilizado, especialmente por profissionais de RH.

Afinal, trata-se de uma técnica bastante eficaz para fortalecer os aspectos positivos dos nossos comportamentos pessoais e profissionais, além de estimular o trabalho em equipe entre profissionais com diferentes estilos e orientar como superar os comportamentos considerados “fracos”.

Porém, vale salientar que o resultado não deve ser visto como determinante para uma análise sobre qualquer profissional.

O que significa o símbolo do eneagrama?

Como já dissemos por aqui, o Eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que funciona como símbolo processual.

Sendo assim, cada uma de suas pontas representa um tipo psicológico básico correspondente a formatos de personalidade.

Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, o Eneagrama  pode ser usado na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo.

Sua lógica é que o fim é sempre o início de um novo ciclo. Então, cada elemento do Eneagrama representa um processo evolutivo.

Confira abaixo o significado de cada forma da figura:

  • Lei do Um: representada pelo Círculo,  nos ensina que tudo é um (uno), ou seja, a realidade inteira é uma só coisa. Quando aplicada aos humanos, a Lei do Um lembra que somos todos um e que cada um de nós é uma realidade una, inteira.
  • Lei dos Três: representado pelo Triângulo, essa lei também nos ensina que  tudo é uma coisa só, porém, cada coisa (inteira e una) pode se manifestar de três formas diferentes. Quando aplicada às pessoas, esta lei diz que nos manifestamos de três formas diferentes: pela ação, pela razão e pela emoção.
  • Lei do Sete ou Lei das Oitavas: representada pela Héxade, essa lei nos ensina que nada é estático, sendo assim,  tudo está em movimento e no processo de tornar-se outra coisa. Ao aplicarmos aos humanos, notamos que esta lei nos ajuda a explicar a evolução dos estados emocionais.

Quando juntamos estes três elementos – o círculo, o triângulo e a héxade – temos o Eneagrama. Um símbolo que busca demonstrar a integridade de alguma coisa, cuja identidade resulta da interação de três elementos e evolui ao longo do tempo.

Como funciona o teste de Eneagrama?

eneagrama pessoas sentadas

O teste Eneagrama funciona da seguinte forma: profissionais especialistas em saúde mental, como psicólogos, realizam uma série de  perguntas para os indivíduos. E com base nas respostas, eles conseguem identificar o tipo de personalidade da pessoa.

Atualmente, existem diversos sites na internet que têm testes de Eneagrama online, mas eles não são muito recomendados, por serem apenas um resumo do exame real.

O ideal é realmente fazê-lo com um psicólogo, capaz de aplicar a técnica adequadamente e dar o resultado/análise completa. Com isso, ele também pode te mostrar os caminhos que precisa seguir.

O teste Eneagrama você possui muitos benefícios, pois ao fazê-lo você terá mais autoconhecimento e saberá quais são seus pontos fortes e fracos, muito importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional (afinal, sempre temos que falar de nós mesmos em muitas situações, como entrevistas de emprego, não é?).

Ou seja, com este teste você pode melhorar a sua vida em todos os aspectos.

Qual o objetivo do Eneagrama?

O principal objetivo é mapear a personalidade das pessoas, considerando os nove pontos já citados acima e os padrões de comportamento que são construtivos e destrutivos, além de apontar alternativas para que a pessoa se desenvolva por meio do autoconhecimento.

Nas empresas, por exemplo, o Eneagrama pode auxiliar gestores e líderes, seja na distribuição de tarefas, nas ações motivacionais e/ou na  compreensão das necessidades da sua equipe.

Além disso, auxilia os profissionais de RH na gestão de pessoas e seleção de novos talentos.

E ainda, é uma forma de ajudar os colaboradores a conhecer a si mesmos, entendendo suas dificuldades, seus pontos fortes que auxiliam na produtividade e nos seus pontos fracos, que precisam melhorar.

Como fazer o eneagrama de uma pessoa?

eneagrama mulher segurando ficha

Antes de fazer o Eneagrama e descobrir a personalidade de uma pessoa, é importante entender que a personalidade é formada ainda na infância. Ou seja, ela é criada a partir de algo que aconteceu nesta fase, uma forma de sobrevivência.

Mas enfim, como descobrir seu tipo de personalidade? Trazemos aqui algumas dicas para que você consiga identificar o seu perfil.

  • 1° DICA: observe o comportamento de cada tipo de personalidade do Eneagrama e veja quais fazem mais sentido no seu caso. No entanto, olhe também para as motivações internas e não só o comportamento, visto que você pode se identificar com vários.
  • 2° DICA: estude, pesquise e tente entender a fundo o que é o Eneagrama. Com certeza este artigo te ajudou, mas busque mais a respeito para que você consiga compreender o máximo possível.
  • 3° DICA: reflexão e percepção sobre si mesmo. Reflita e reflita muito sobre os seus comportamentos e os motivos que te levam a ter estes comportamentos e vá analisando junto com os tipos de personalidade do Eneagrama que você acredite fazer mais sentido para você.
  • 4° DICA: faça o teste Eneagrama, pois muitos trazem uma linguagem mais simples para que você compreenda sem fazer todos os passos acima, já que nem todos têm tempo ou paciência para isso. Algumas pessoas até preferem começar pelo teste para depois fazer toda a análise sobre si mesmas.

O importante aqui é realizar o Eneagrama. Busque a forma que mais se adequa ao seu caso. Descobrir o seu tipo de personalidade te ajuda a se encontrar, a melhorar muitos aspectos em sua vida e melhorá-la de alguma forma.

Mas atenção! Deixe sua mente aberta para não só os seus pontos positivos, mas também negativos.

Quais os 9 tipos de personalidade de Eneagramas?

eneagrama mulher preocupada

No eneagrama, contamos com nove tipos de personalidade. Confira quais são abaixo:

Tipo 1 – Perfeccionista e exigente

É uma pessoa determinada, prática e responsável, mas também hostil, irritada e teimosa, pois ela visa a perfeição.

Sendo assim,  centra toda a sua atenção no erro, no que deve ser corrigido. A frase que descreve este tipo é “Eu faço do meu jeito”.

Tipo 2 – Amigável e orgulhoso

O ponto central desta pessoa é ser amada pelos outros. Por isso, é chamado de prestativo e ajudará em todas as situações em que puder.

Em geral, é uma pessoa conquistadora que sabe usar seus pontos fortes como carisma e disposição para envolver. Por outro lado, os pontos negativos são o apego e a prepotência. Sua frase é: “Eu devo ajudar os outros”.

Tipo 3 – Bem Sucedido

Este é um perfil flexível, focado e motivador, mas que pode ter baixa autoestima, ao mesmo tempo que pode ser frenético e manipulador. Aqui o que eles querem a todo custo é ter sucesso e este é o principal objetivo. Por isso a frase que os descreve é: “Eu preciso ser bem-sucedido”.

Tipo 4 – Insatisfeito e emotivo

As pessoas que adotaram o tipo quatro são pessoas centradas na emoção, são sensíveis ao ambiente e emocionalmente instáveis.

A sensível percepção emocional faz delas pessoas que vêem o que a maioria não vê. O que facilmente se reconhece é a insatisfação. Por isso, buscam o autoconhecimento e autocompreensão.  A frase deste tipo de personalidade é: “Eu sou único”.

Tipo 5 – Observador e estrategista

As pessoas que adotaram o tipo cinco são centradas na mente, têm uma curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais. A ideia central do tipo cinco é o conhecimento total.

Com sua observação apurada e constante, ele procura sempre entender mais o mundo e as pessoas, num ciclo eterno para usar o conhecimento adquirido e aprender mais. A frase que destaca este tipo de personalidade é: “Eu preciso entender o mundo”.

Tipo 6 – Cuidadoso

As pessoas que adotaram o tipo seis são centradas na ação ou na emoção, visando ao controle. São atentas e desconfiadas, embora não necessariamente expressem isso.

Preferem se preparar para atirar-se de improviso. Podemos notar, nesta tendência, a representação de um único tipo, na via negativa e na via positiva. A frase que destaca é: “Eu sou cético”.

Tipo 7 – Feliz e otimista

O objetivo central aqui é a busca pela felicidade, pela alegria. Costuma ser alguém divertido e otimista e está sempre pronto para ouvir uma nova ideia, para sonhar com um novo projeto.

De maneira negativa, podem ser impulsivos e volúveis, indo cada hora na direção de um novo sonho. A frase que define este tipo de personalidade é: “Eu sou feliz e aberto a novas ideias”.

Tipo 8 – Desafiador e autoritário

O tipo oito é aquela pessoa que está sempre em confronto com os outros. Por essa única característica, já apresenta grande tendência para liderança de grupos e pessoas.

São motivados para a ação, e positivamente conseguem motivar as pessoas para atingir os seus objetivos e os objetivos do grupo. A frase que define é: “Eu devo ser forte”.

Tipo 9 – Mediador

O mediador é aquela pessoa que  busca a paz, ou seja, busca resolver conflitos, discórdias e discordâncias. Sempre deseja criar a união entre as pessoas. Por isso, sua frase representativa é: “Estou em paz”.

Subtipos

eneagrama homem sentado

Cada tipo do eneagrama está dividido em três subtipos. Veja abaixo:

Conservador

Os conservadores focam em si mesmos e em sua própria sobrevivência no ambiente em que estão.

Eles são ligados aos bens materiais, até desejam guardar dinheiro, mas não para mostrarem aos outros, e sim, para garantir a sua preservação como seres vivos.

Sexual

Preferem relações um a um. Em geral são pessoas que estão sempre em busca de um grande amor, uma grande paixão, focalizam sua vida na relação sexo-afetiva.

São intensos e podem até ter certa carência quando não se relacionam. Geralmente costumam ser sinceros e francos.

Social

Estes preferem relações em grupo, são sociáveis. No entanto, se preocupam com a opinião alheia e podem se guiar demais pelas opiniões dos demais e/ou padrões sociais.

Podem até gostar de fofocas e tudo aquilo que envolva o instinto social do ser humano, como encontros sociais e festas. Em geral são pessoas que têm facilidade de fazer amizades.

Quais os tipos que se combinam melhor?

eneagrama amigos maos

Conhecer todos os tipos de personalidade significa adquirir novas habilidades e competências que ajudam tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Para entender quais os tipos de personalidade do Eneagrama que se combinam é preciso observar os comportamentos de cada tipo de personalidade e analisar quais se adequam a você.

Por exemplo, se você se identificar como o tipo 9 (mediador), pois sempre está em busca da resolução dos conflitos, talvez combine com o tipo 2 (amigável e orgulhoso), que procura ajudar as outras pessoas.

Mas se você se identifica mais com o tipo 7 (feliz e otimista), que sonha constantemente com um novo projeto, sua combinação perfeita pode ser o tipo 5 – (observador e estrategista), que está sempre buscando conhecimento.

Outras possíveis combinações podem ser: tipo 1 – (perfeccionista e exigente) com o tipo 3 – (bem sucedido) ou até com o tipo 8 – (desafiador e autoritário), visto que todos visam atingir seus objetivos com perfeição e obter o sucesso.

O tipo 4 – (insatisfeito e emotivo) pode combinar com o tipo 6 (cuidadoso), pois estes podem se centrar nas suas emoções.

É possível mudar de Eneagrama?

Todos temos uma história de vida, fatos e fatores que nos trouxeram até aqui e definiram quem somos hoje. Podemos dizer que somos como uma árvore, visto que quando formamos a nossa personalidade, já na infância, plantamos raízes fundamentais em nossa forma de agir.

Por mais que sejamos capazes de neutralizar ou potencializar certas características, nossos traços imutáveis sempre estarão conosco. Resumidamente, o Eneagrama não muda, mas a nossa vida se transforma.

Todos nós evoluímos e sempre buscamos aprender, por isso não precisamos nos prender a determinadas ações, e sim, buscar ajuda para amenizar aquilo que nos incomoda e nos ajudar a amadurecer e seguir em frente.

O Eneagrama ressalta as nossas dificuldades amenizadas e nossos pontos positivos. Quando compreendemos isso, fica mais fácil agir a nosso favor e tomar o controle de nossas vidas.

Conclusão

eneagrama amigos conversando

O Eneagrama vem sendo muito usado, principalmente pelas empresas, pois nos ajuda no nosso autoconhecimento.

É através dele que podemos evoluir, destacando nossos pontos positivos e negativos. Nosso Eneagrama não muda, evolui e temos que está em busca disso.

São nove tipos de personalidades, mais três subtipos. Podemos nos identificar com muitas delas e até combiná-las, mas devemos analisar quais se adequam ao nosso caso.

Por fim, fazer o teste Eneagrama é muito importante para nos ajudarmos em todos os aspectos de nossas vidas.

Porém, mesmo que haja sites a disposição para isso, busque fazer um teste aprofundado com um psicólogo.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!