Endomarketing: o que é, objetivo, dicas de ações e papel na pandemia

endomarketing equipe colaboradores

As ações de endomarketing são muito mais do que o envio de e-mail marketing e dos informativos disponibilizados no mural da empresa.

Tal estratégia tem por objetivo a criação de um relacionamento saudável entre a empresa e os seus empregados.

Isso significa que basicamente a equipe se transforma no público-alvo ou no cliente da empresa.

Dessa forma, quando o relacionamento entre empregado e empresa é bem estruturado e saudável, os seus colaboradores começam a compartilhar os mesmos objetivos e valores do negócio, e, a utilização dessa prática gera resultados bem positivos para a empresa.

Afinal, os colaboradores ficam mais engajados, produtivos e mais dispostos a crescerem na empresa, trazendo melhorias para ambos.

Portanto, as ações de endomarketing têm um papel importantíssimo na empresa e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Boa leitura!

O que é endomarketing?

endomarketing mulher icones
Endomarketing: o que é?

As ações de endomarketing são as  ações internas da empresa, por esse motivo elas também são chamadas de Marketing Interno, e tem por objetivo o desenvolvimento de um ambiente de trabalho bom para todos.

No Brasil, tal termo foi usado no ano de 1975 pela primeira vez, e quem o utilizou foi Saul Bekin, pioneiro nesse assunto no país.

A partir daí o endomarketing começou a ser explorado por diversas empresas que querem se posicionar de uma melhor forma no mercado.

O Endomarketing não é somente a criação de uma comunicação interna com os colaboradores, ele é usado para envolvê-los em estratégias e ações utilizadas para alcançar resultados positivos.

Quando bem feito, tais ações trazem resultados bem significativos para a empresa, além de fazê-la uma referência no mercado pela sua boa reputação entre os colaboradores.

Exemplos de ações de endomarketing

As ações de endomarketing conseguem fazer com que as equipes fiquem para desenvolverem o seu trabalho com prazer, estabelecendo um vínculo afetivo com a empresa.

Por meio dessas ações os colaboradores começam a interagir de uma melhor forma, fazendo com que eles se tornem proativos e muito mais participativos.

Ações de endomarketing são feitas para valorizar o capital humano dentro das empresas, e entre tais ações podemos citar as seguintes:

  • Realize uma pesquisa de satisfação entre os funcionários para que mostram a visão que têm da corporação, os pontos fortes e o que precisa ser melhorado;
  • Crie um plano de comunicação interna efetivo. Ela é um dos pilares do endomarketing e promove maior integração, minimizando conflitos;
  • Desenvolva bons líderes;
  • Incentive a capacitação continuada dos trabalhadores;
  • Crie uma cultura organizacional que estimule a participação ativa de todos os colaboradores;
  • Ofereça oportunidades de crescimento profissional;
  • Crie sistemas de recompensas ou bonificação;
  • Faça treinamentos e capacitações;
  • Incentive o diálogo e à troca de experiências;
  • Realize eventos corporativos voltados aos colaboradores;
  • Valorize o  desempenho individual e coletivo;
  • Melhore os processos de comunicação interna.

Qual é o objetivo do endomarketing?

endomarketing mulher apontando
Endomarketing: quadro de metas.

O endomarketing é usado para engajar os colaboradores e estabelecer uma melhor comunicação com o público interno, pois elas identificam sentimentos e percepções a respeito de como a empresa se comunica com eles e entre eles.

Dessa forma, os principais objetivos do endomarketing são:

  • Promover os valores da empresa;
  • Estimular a ambição coletiva;
  • Desenvolver conexões da porta para fora da empresa;
  • Alimentar o engajamento;
  • Reconhecer as relações de confiança.

Diferença entre endomarketing e comunicação interna

Muitas pessoas acabam confundindo os dois termos pelo fato de que elas acreditam que ambos têm o mesmo foco, que é o  público interno.

Porém, mesmo que ambos os termos acabem se completando, a Comunicação Interna e o Endomarketing apresentam ideias diferentes.

A Comunicação Interna envolve todos os processos de informação, dessa forma ela é usada para fazer a transmissão de informações da empresa através de canais internos ou de lideranças para colaboradores.

Já o Endomarketing é referente ao incentivo e a interação entre empregados e empresas.

Assim, tal termo não é referente somente às formas que os empregados recebem a informação, mas também se referem a ações desenvolvidas com o objetivo de criar um relacionamento com esses profissionais e conseguir gerar melhor a equipe.

O Endomarketing está mais focado em ações a longo prazo, enquanto a Comunicação Interna atua de forma imediata.

Entretanto, é importante ressaltar que ambos tem o objetivo de trazer benefícios para a empresa.

Por que o endomarketing é importante?

endomarketing estatisticas
Endomarketing: análise de dados.

No mundo corporativo fazer aliados é fundamental para conquistar espaço no mercado, e o colaborador é um dos principais aliados da empresa.

Por isso, o endomarketing é tão importante para as empresas, pois, imagine um profissional que trabalha em uma empresa onde ele sabe muito bem como funciona cada processo e todos os padrões de qualidade do trabalho que é desenvolvido internamente.

Dessa forma, você deve fazer com que um profissional assim esteja sempre satisfeito com as condições do ambiente de trabalho, que tem por objetivo o seu conforto e satisfação, uma boa remuneração e benefícios que outras empresas do mesmo setor não oferecem.

Assim o profissional percebe que todo o seu esforço é valorizado por seus  gestores que o incentivam e também  por seus colegas de trabalho que também se dedicam para o sucesso de cada projeto.

Tudo isso que foi falado são ações de endomarketing que fazem com que o empregado seja um aliado da empresa, trazendo inúmeros benefícios para ambos.

Como é a atuação do RH nas ações de endomarketing?

endomarketing equipe
Atuação do RH no endomarketing.

O RH tem um papel extremamente importante nas ações de endomarketing, pelo fato de que ele precisa sempre incentivar uma cultura mais saudável na empresa por meio de treinamentos adequados para aumentar o potencial dos trabalhadores.

Por isso, vamos citar logo abaixo alguns modelos de ações de endomarketing que o departamento de recursos humanos da empresa pode colocar em prática, confira:

  • De integração: também chamado de onboarding, onde a empresa apresenta seus valores, sua visão, sua missão e metas futuras;
  • Comportamentais (soft skills): que tem por objetivo o desenvolvimento das competências e habilidades da equipe;
  • Técnico (hard skill): que oferece o suporte necessário para os funcionários desenvolverem suas habilidades profissionais;
  • Em equipes: trabalhando o engajamento, o entrosamento, a comunicação em grupo e a cooperação em equipe;
  • Coaching e mentoria: fazendo abordagens práticas oferecendo autoconhecimento, treinando os funcionários para que lidem melhor com as adversidades;
  • Criativos: também buscam engajar as equipes por meio de estratégias de gamificação, metodologias ativas ou treinamentos híbridos;
  • On-line: são treinamentos realizados por meio de plataforma digital, conectando os trabalhadores onde quer que estejam.

Dicas para ações de endomarketing

endomarketing analise grafico
Estratégias de endomarketing.

Agora vamos dar uma dicas extremamente importante de ações de endomarketing para você ou o departamento de recursos humanos de sua empresa implementar, e assim engajar os seus colaboradores.

Confira!

Realize pesquisas internas de satisfação dos colaboradores

A pesquisa de satisfação  na maioria das vezes é elaborada para que a empresa possa entender as dores e necessidades dos clientes.

Dessa forma, é importante também realizar esse tipo de pesquisa para que sua empresa possa entender melhor os seus funcionários.

Isso faz com que a organização saiba qual a opinião dos funcionários em relação à empresa, além de saber que pontos ela deve melhorar.

Por isso, fazer esse tipo de pesquisa é essencial, pois ela faz com que a empresa entenda diversos pontos sob o olhar do colaborador.

Dessa forma fica mais fácil propor soluções para necessidades reais e não especuladas.

Entenda o perfil dos colaboradores

Estudar o perfil de colaboradores ajuda a empresa a aprender melhor sobre as características marcantes da personalidade de cada empregado.

Tais detalhes acabam influenciando também em suas competências no dia a dia na empresa, fazendo desta uma ferramenta muito importante.

Normalmente esse perfil é traçado através de testes online, onde são propostas situações e termos que normalmente acontecem na empresa, ou então são faladas no dia a dia do trabalho, para que seja possível entender qual é a percepção do empregado a respeito.

Com esses resultados, é possível entender se aquele empregado consegue trabalhar sob pressão, por exemplo.

Outro exemplo que podemos citar é se aquele profissional, em determinadas situações, é proativo, se ele toma as rédeas da situação para executar uma demanda.

Como visto, são inúmeras as possibilidades, fazendo com que a análise do perfil do colaborador seja  uma ferramenta muito interessante.

Promova encontros sociais e o convívio dos colaboradores

É importante também que a empresa proponha ações informais  para proporcionar a interação entre os empregados de diversos departamentos da empresa, para poder estreitar relações.

Essas ações evitam que aconteçam competições desnecessárias entre os diferentes setores e estimula um ambiente mais colaborativo.

Por isso, é importante que a empresa faça eventos internos, confraternização, aniversariantes do mês, entre outros.

Tudo isso deve ser feito focando na boa convivência e troca de experiência.

Identifique os anseios profissionais dos colaboradores

As metas profissionais são os objetivos estabelecidos pelo trabalhador para ter no âmbito profissional.

Normalmente, elas estão ligadas a um objetivo profissional, como chegar a um determinado cargo, conseguir um aumento salarial, ter o seu próprio negócio, trabalhar em uma empresa renomada, entre tantas outras possibilidades.

Assim, é importante que a empresa identifique quais são as metas profissionais de seus colaboradores para que, dessa forma, seja possível oferecer uma visão de futuro e uma perspectiva de crescimento.

Com elas, é mais fácil focar nos principais pontos desse crescimento profissional e também motivar o empregado a correr atrás de seus objetivos.

Listamos logo abaixo algumas metas profissionais:

  • Aprender um novo idioma para conquistar uma promoção;
  • Realizar as formações necessárias para determinado cargo ou carreira;
  • Desenvolver habilidades de liderança;
  • Começar uma pós-graduação;
  • Aprender sobre empreendedorismo;
  • Aprender sobre investimentos e finanças;
  • Fazer um intercâmbio ou especialização fora;
  • Realizar atividades para enriquecer o currículo.

Quando bem desenvolvidas essas metas profissionais, a empresa consegue  engajar todo o time, sendo uma espécie de bússola para atingir seus objetivos empresariais.

Isso mostra que as metas profissionais também podem ser usadas pela empresa como uma forma de alcançar os objetivos da organização.

Desenvolva uma boa política de benefícios

Outro ponto muito importante é desenvolver uma boa política de benefícios.

Entretanto, ela deve ir muito além dos famosos vales, ou seja, a empresa deve achar formas de reconhecer e premiar um empregado que realiza ações que beneficiam a empresa.

Metas cumpridas, estratégias lançadas, soluções para o dia a dia, todas essas ações do empregado devem ser premiadas de alguma forma, para que a empresa mostre para ele o quanto ele é  importante e especial para a equipe.

Apresente um plano de carreira que atraia o interesse dos colaboradores

Ter um plano de carreira bem feito e estruturado proporciona uma transparência e segurança maior para todos os colaboradores no que diz respeito ao futuro profissional de cada um.

Além disso, ele traz uma perspectiva de crescimento que pode ajudar a engajar o empregado, pois ele mostra que a empresa está preocupada com o crescimento profissional e com isso ela valoriza os seus funcionários.

Estabeleça metas que gere engajamento nas equipes

A criação de metas é uma estratégia maravilhosa para manter os empregados sempre motivados, entretanto, elas precisam ser tangíveis, isso pelo fato de que não adianta trabalhar para alcançar algo fora da realidade.

Assim, com as metas bem estabelecidas, o empregado ajuda a atingir o sucesso da empresa alcançando bons resultados.

Como já falado anteriormente, motivar e engajar os colaboradores só traz benefícios para empresa tanto para a empresa quanto para o próprio empregado.

Mas como fazer isso, sem grandes investimentos financeiros? Trouxemos aqui algumas sugestões que vão contribuir para esse processo.

  • Informe de forma clara e simples quais são os propósitos da empresa. Envolva os funcionários no planejamento estratégico para esse fim;
  • Promova o autodesenvolvimento, com incentivos a leitura aos estudos e a capacitação, por exemplo;
  • Crie formas de reconhecimento ligadas ao desempenho. Dar um retorno positivo ou cumprimentos diários pode ser um bom começo;
  • Desafie os funcionários, dentro de metas atingíveis;
  • Mantenha a conexão entre os integrantes da equipe. Criar um espaço para conversas, troca de ideias e de conhecimento pode ser um ponto positivo.

Invista em cursos e treinamentos para os colaboradores

A última dica, mas não menos importante, é sempre manter o empregado sempre atualizado com as principais novidades do mercado.

Por isso, é interessante que a empresa ofereça cursos e treinamentos de forma frequente para sempre mantê-los em constante aprendizado.

Isso só trará benefícios para ambas as partes, pois a empresa terá profissionais qualificados e preparados para as novas soluções, enquanto o profissional irá se especializar.

Importância do endomarketing durante a pandemia da covid-19

endomarketing colaborador
Importância do endomarketing.

A necessidade de isolamento social e instabilidade provocados pela pandemia trouxeram inúmeras preocupações na vida profissional e pessoal dos indivíduos.

O sistema de trabalho home office começou a ser implementado por diversas empresas, distanciando assim o empregado do seu local de trabalho.

Dessa forma, o endomarketing teve que começar a usar novas ferramentas para conseguir aproximar os profissionais diante deste novo cenário.

Assim, o endomarketing  se tornou ainda mais necessário neste momento de crise para que as empresas conseguissem enviar  comunicados sobre seus novos procedimentos, mensagens motivacionais, etc.

Nesse momento, a tecnologia foi uma ótima aliada do endomarketing com  os seus softwares de comunicação corporativa entre outros meios digitais desenvolvidos para esse público.

Dessa forma, o comunicado que a empresa mandou para seus funcionários e que poderia ser tedioso acaba se transformando em uma mensagem motivacional, ao utilizar essas ferramentas já fazem parte da rotina deles.

Assim, trouxemos agora algumas ações de endomarketing realizadas neste período de pandemia.

  • Benefícios de flexibilidade;
  • Benefícios de bem-estar;
  • Benefícios financeiros.

Além disso, diversas empresas criaram canais exclusivos para disponibilizar notícias e comunicados sobre o Covid-19, por meio da atualização do site interno para os seus empregados, utilizando cartilhas, dando dicas de home office, enviando mensagens e vídeos entre outras ações executadas.

Como a Conexa pode auxiliar o RH da sua empresa?

endomarketing colaboradores conversando
Endomarketing: dupla trabalhando.

A Conexa Saúde conta com mais de 10 mil profissionais cadastrados em 22 especialidades.

Através de sua plataforma de telemedicina o serviço atende especificamente as empresas que se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

Entre os benefícios oferecidos, a Conexa Saúde aumenta a visibilidade e o controle sobre todos os indicadores de saúde da empresa, auxiliando assim o departamento de RH.

Dessa forma, a empresa reduz a taxa de absenteísmo em até 70%, promove saúde; otimiza os indicadores de desempenho, conhecidos por Key Performance Indicator ( KPIs) de saúde.

Pode ainda diminuir o número de sinistros, aumentar o engajamento do funcionário e o reconhecimento dos Recursos Humanos.

Acessando a plataforma da Conexa Saúde o colaborador pode solucionar seu problema médico, sem burocracia e sem exames desnecessários.

Entre as áreas disponíveis para as empresas estão Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Cardiologia, Ortopedia e muitas outras, acessíveis a qualquer horário e de qualquer lugar do país.

Para conhecer um pouco mais sobre os serviços personalizados que a Conexa Saúde pode oferecer às empresas acesse o nosso site.

Conclusão

Como visto no decorrer deste artigo, um dos grandes desafios dos gestores é sempre manter suas equipes engajadas.

Entre as ações de endomarketing que visam manter os colaboradores engajados podemos citar bons salários, ambiente agradável, desenvolvimento profissional, entre outros.

Assim, as empresas precisam melhorar o sistema organizacional e a comunicação interna para que o trabalhador esteja sempre motivado e consiga atingir os objetivos da empresa.

Ampliar os treinamentos e investimentos na segurança e saúde do trabalhador também fazem parte das ações de engajamento.

Oferecer planos de saúde empresarial pode ser uma excelente alternativa para os dois lados. Uma boa opção são as plataformas de telemedicina como a Conexa Saúde, que criou um programa voltado especificamente para o setor corporativo.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!