Sim, já se passaram 4 anos e chegou a hora de, mais uma vez, escolhermos o próximo Presidente do Brasil nas eleições 2022. E este momento se tornou fonte de ansiedade, medo e angústia para muita gente.
Não se trata mais apenas de política. As eleições trazem à tona sentimentos que podem gerar conflitos e violência. Quantas discussões em família você já presenciou ou ficou sabendo? Quantas amizades perdeu por defender um ou outro político?
Assim, em meio à tanta agressividade e incertezas quanto ao futuro do país, é fundamental cuidar da saúde mental. Mas como fazer para manter o equilíbrio durante as Eleições 2022?
Foque nas mudanças que VOCÊ pode fazer
É muito comum atribuirmos a outras pessoas a responsabilidade por aquilo que nos acontece, incluindo o próprio presidente. É claro que é função dele cumprir com as suas obrigações e buscar uma melhor qualidade de vida para a população. Afinal, é para isso que ele é eleito. Mas o que você tem feito para melhorar a sua vida?
Quando coloca o rumo da sua história nas mãos de outra pessoa, você deixa de ser protagonista dela. E, nesse caso, passa a assistir às ações dos outros ao invés de tomar suas próprias decisões.
Com isso, as chances de ter ansiedade relacionada à política são ainda maiores. Porque você tende a acreditar que o resultado das eleições será decisivo para a sua felicidade. Quando, na verdade, isso só acontece se você permitir.
Faça boas escolhas na hora de votar, mas faça escolhas ainda melhores nas ações do seu dia a dia. Assim, se o seu sonho é estudar, vote sim em um candidato com planos para a Educação. Mas faça também o que está ao seu alcance neste momento: procure cursos online e gratuitos, estude nos horários que for possível, peça dicas para pessoas que se formaram na área que deseja.
Enfim, não fique esperando que a situação ideal aconteça. Muitas vezes, ela simplesmente nunca se concretiza e você deixa de realizar projetos por não fazer o que é possível agora.
Nesse sentido, tenha esperança na política e escolha com sabedoria os candidatos. No entanto, não deposite neles o seu futuro. Quando você tem autorresponsabilidade e sabe o que precisa ser feito, as ações dos outros passam a afetar menos a sua vida.
Eleições 2022: é hora de dar espaço à razão
É normal que as emoções fiquem mais afloradas durante o pleito. Afinal, não são apenas decisões burocráticas. A escolha de um político é feita também com base em valores, ideologias e crenças.
No entanto, é muito importante debater o assunto com base na razão e não nos sentimentos. Para isso, foque em dados, projetos e notícias fundamentadas. Fuja de qualquer tipo de fake news e evite discussões acaloradas (aliás, todo mundo sabe que elas não dão em nada).
Nesse sentido, não custa lembrar que o voto é secreto. Assim, caso não queira, você não precisa falar sobre o seu voto, tampouco justificá-lo para quem quer que seja. A sua paz interior, inclusive, agradece.
Saúde mental não é eleição: tem que cuidar dela todos os anos
Não é só em momentos de estresse que é necessário cuidar do emocional. Fazer terapia é sempre uma oportunidade de autocuidado para qualquer pessoa, em qualquer época. E estar em dia com as suas sessões te ajuda a lidar melhor com as emoções diante de situações tensas como as eleições.
Por isso, procure meios de manter o equilíbrio. Faça exercícios físicos, durma as horas necessárias, converse com um psicólogo. Aproveite para, quando possível, ficar longe das redes sociais e jornais para descansar a mente.
Afinal de contas, os políticos mudam de tempos em tempos, mas você continua. Então, que tal buscar o bem-estar todos os dias e aproveitar para já começar a fazer terapia? Clique aqui para agendar uma sessão!
E se você é profissional da Psicologia, que tal ajudar os pacientes a enfrentar este momento de forma mais leve? Venha atender na maior plataforma de atendimento psicológico online da América Latina. Clique aqui para saber mais!
Referências:
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2022/06/pesquisas-eleitoraisaumentam-ansiedade-e-estresse-de-eleitores.shtml