Você sabe quais são as doenças pré-existentes?

doenças pré-existentes

Os cuidados com a saúde dos colaboradores não vale apenas para as questões do trabalho. Um bom gerenciamento de saúde e bem-estar também é parte da obrigação das empresas e, por isso, os gestores de RH devem ficar atentos a essas questões.

Sendo assim, deve ser observado a ocorrência de doenças pré-existentes. Muitas vezes os próprios colaboradores são discriminados por conta delas e, por isso, pode ocorrer desconforto interno na empresa e queda no clima organizacional.

Mas, você sabe quais são as doenças pré-existentes? Continue lendo para entender o que é esse conceito e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que são doenças pré-existentes?

As doenças pré-existentes são aquelas que a pessoa já possui antes da contratação de um plano de saúde e que se tornam crônicas, ou seja, podem causar problemas a longo da vida. Por isso costumam ter atenção redobrada por parte dos contratantes e dos responsáveis pelas prestadoras.

Quais são as doenças pré-existentes mais comuns?

Algumas doenças pré-existentes são mais comuns e, por isso, é essencial saber um pouco mais sobre cada uma delas:

Anemia

A anemia é uma doença causada pela redução de hemoglobina no sangue, o que leva a uma redução do nível de oxigênio que circula no organismo. Pode ser causada por deficiência de ferro ou por problemas genéticos que prejudicam a hemoglobina.

Hérnia

A hérnia é uma espécie de escape, seja ele parcial ou total, de um ou mais órgãos por um orifício. Essa mudança pode ser gerada por uma má formação congênita ou por um enfraquecimento nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos.

Hipertensão

A hipertensão, também conhecida popularmente como “pressão alta”, é uma doença considerada crônica quando há valores de pressão maiores ou iguais a 140/90 mmHg.

Câncer

O câncer é uma doença gerada pelo divisão incontrolável das células, invadindo tecidos saudáveis, formando tumores pelo corpo. Há pelo menos 100 tipos de cânceres diferentes.

Doenças cardíacas

Podem ser classificadas como cardíacas algumas doenças como:

  • angina;
  • arritmia;
  • cardiomiopatia;
  • endocardite;
  • hipertensão;
  • infarto;
  • insuficiência cardíaca;
  • sopro no coração, entre outros.

Qual é a importância de pensar nas doenças pré-existentes?

As empresas tendem a encarar as doenças pré-existentes como um grande problema. Muitas vezes torna-se até mesmo um ponto essencial para não contratar de algumas pessoas. Porém, isso é um erro.

Não é porque um determinado funcionário tem uma doença pré-existente que ele se tornará um problema. Afinal, todas as doenças que citamos acima possuem portadores cuja maioria se mantém funcional ao longo do tempo, sendo desnecessária a discriminação.

Além disso, é importante que as organizações pensem nas doenças pré-existentes também na hora de contratação do plano de saúde de seus colaboradores. Isso porque essa condição faz com que as coberturas sejam diferenciadas, já que as empresas prestadoras não querem arcar com alto custos, limitando acesso a alguns exames e procedimentos.

Os gestores devem ficar atentos a isso para evitar que problemas possam prejudicar a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Afinal, lembre-se que o capital humano das empresas é essencial para conseguir conquistar o sucesso.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades! 

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!