Dieta para Lactantes, saiba quais são os nutrientes essenciais para essa fase

Durante o primeiro ano de vida, o bebê irá crescer como nunca na vida. Ele provavelmente irá triplicar de peso e passar por vários picos de crescimento ao longo dos meses. Nesse período, a alimentação do bebê precisa conter os nutrientes essenciais para que ele possa se desenvolver da maneira mais saudável possível.

E que melhor fonte de alimento e mais completo para os bebês que não leite materno? Ele contém todos os nutrientes necessários para o bebê até os seis meses de idade, de forma exclusiva, como recomendado pelo Ministério da Saúde. E pode ser mantido, de forma complementar, até os dois anos de idade ou mais.

Quer saber então quais são os nutrientes mais importantes para a saúde da criança que as mamães lactantes devem ingerir para poder transmitir através da amamentação?

Continue a leitura pra conferir.


Ferro

Ao longo dos seis primeiros meses de vida, o leite materno supre as necessidades de ferro do bebê.

Este nutriente é essencial poir ajuda a desenvolver as células sanguíneas e o cérebro. Este desenvolvimento inicial estabelece as bases para tudo o que está por vir.

A falta dele pode causar doenças como: anemia ferropriva, retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, diminuição das defesas do organismo e da capacidade intelectual e motora.


Cálcio

Nutriente que forma ossos e dentes fortes e que deve ser ofertado às crianças em quantidades adequadas junto à uma dieta equilibrada.


Gorduras

No leite materno, após os carboidratos, são as gorduras, também conhecidas como lipídios, que aparecem em maior abundância. Funcionam como reservas energéticas e desempenham funções metabólicas. Além da participação na síntese de hormônios, de sais biliares, absorção das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K) e também na formação das membranas celulares.

Na infância as gorduras como Omega 3, Omega 6, o DHA e o ARA, por exemplo, apresentam importantes papéis fisiológicos e estruturais, como:

– Melhor formação e funcionamento de todos os órgãos e tecidos
– Melhor desenvolvimento físico, imunológico, cerebral e metabólico


Proteínas

São especialmente importantes para os bebês, já que participam da formação dos tecidos musculares e auxiliam no crescimento e desenvolvimento do organismo.


Carboidratos

Principais fornecedores de energia, por isso seu consumo balanceado é muito importante para favorecer o crescimento adequado do bebê. Oferecê-los na dieta é importante para permitir que a criança ganhe peso e continue crescendo normalmente.


Prebióticos

São componentes similares às fibras que têm a capacidade de auxiliar na formação da microbiota intestinal, e com isso pode ajudar a reduzir o desconforto intestinal (como cólicas) e a diminuir a incidência de infecções e alergias.


Vitamina D

Assim como o cálcio, a vitamina D ajuda na manutenção da saúde óssea através da absorção do cálcio. Ela tem a função de ajudar o corpo a absorver o cálcio e o fósforo ingeridos para formar ossos fortes.


Zinco

Tem papel importante no crescimento do bebê, pois ajuda as células a crescerem e a se repararem, fortalece o sistema imunológico e estimula o desenvolvimento dos órgãos reprodutores e do cérebro.


Vitamina A

Contribui para a manutenção da visão e do sistema imunológico saudáveis.


Vitaminas do complexo B

Ajudam no metabolismo energético e têm a função de equilibrar o sistema neurológico e imunológico. A B2 também protege as células do organismo contra eventuais danos. Já a B6 mantém o cérebro e o sistema imunológico saudáveis. Por fim, a vitamina B12 tem a função de manter os nervos e células sanguíneas saudáveis, além de produzir DNA (o material genético presente em cada célula).


Vitamina C

Na infância tem um papel importante para auxiliar na absorção de ferro.

Curtiu nossas dicas? Está gestante ou conhece alguma mamãe que gostaria de receber essas dicas? Basta copiar o link deste artigo e compartilhar com quem você quiser.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e ficar pro dentro de mais dicas de saúde e bem-estar.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

      [GUIA PRÁTICO]
      [GUIA PRÁTICO]