O desvio de septo é a condição em que o septo nasal, estrutura que separa as cavidades nasais, está desalinhado, causado assimetria e comprometimento da função respiratória. O desvio de septo pode não apresentar sintomas e causar diferentes níveis de obstrução nasal, sendo tratado somente quando essa condição começa a comprometer a capacidade de respirar.
Essa condição, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, pode dificultar a respiração, provocar congestão nasal e causar roncos, gerando um desconforto associado à função respiratória.
Conhecer os sintomas dessa condição e as principais causas, permite que você saiba quando é o momento de procurar atendimento médico.
Nesse artigo, abordaremos todos os aspectos que envolvem o desvio de septo para poder se informar detalhadamente sobre essa condição.
O que causa o desvio de septo nasal?
As causas do desvio de septo incluem aspectos genéticos, como anomalias congênitas ou podem ocorrer durante o crescimento do rosto na infância.
Além disso, essa condição também pode estar relacionada a eventos traumáticos, como acidentes, lesões e procedimentos cirúrgicos, além de doenças inflamatórias ou infecciosas.
Quais os sintomas do desvio de septo?
As pessoas com desvio de septo podem apresentar diferentes tipos de sintomas, que variam de leves a graves. Confira os sinais mais comuns desta condição:
- Congestão nasal (de um ou ambos os lados);
- Rinossinusite crônica;
- Sangramentos nasais;
- Acúmulo de muco;
- Problemas para dormir;
- Roncos noturnos;
- Dificuldade para respirar;
- Dificuldade para praticar atividade física;
- Fadiga;
- Dores de cabeça ou faciais.
O desvio de septo nasal pode causar outros problemas de saúde?
Sim. quando não tratado adequadamente, o desvio de septo nasal pode causar outros problemas de saúde, como sinusite crônica, que é uma inflamação dos seios paranasais, causando tosse e dor de cabeça frequente.
A apneia do sono também pode ser desencadeada pelo desvio de septo. Isso acontece porque essa assimetria das fossas nasais pode obstruir as vias respiratórias, dificultando o fluxo de ar e provocando interrupções na respiração durante o sono.
Por isso, ao apresentar sintomas dessa condição, procure atendimento médico para ter acesso ao tratamento adequado e evitar complicações.
Diagnóstico do desvio de septo nasal
O diagnóstico de desvio de septo deve ser feito por um médico otorrinolaringologista por meio de uma avaliação clínica, que envolve a realização de exames físicos e o histórico do paciente.
Além disso, outros exames podem ser solicitados, como a nasofibroscopia e a tomografia de crânio, que possibilita a visualização do interior das vias nasais, e a rinomanometria, que analisa o fluxo de ar em cada narina para verificar seu funcionamento.
Na hora de obter um diagnóstico preciso e rápido, a Conexa Saúde pode te ajudar. Somos uma plataforma de saúde digital com médicos de mais de 30 especialidades, incluindo otorrinolaringologista.
Nossos profissionais realizam consultas online, oferecendo um plano de tratamento eficaz e conveniente, sem precisar sair de casa.
Além disso, no caso da necessidade de exames físicos, você não precisa se preocupar, pois os médicos podem encaminhá-lo para a realização.
Posteriormente, é possível retornar para uma consulta de análise dos resultados e acompanhamento contínuo, se necessário.
Quais são as opções de tratamento para desvio de septo nasal?
O tratamento para desvio de septo nasal pode envolver diferentes abordagens, incluindo procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos, dependendo das condições do paciente e do nível de desvio nasal.
Entenda a seguir quando essas abordagens são indicadas:
Tratamentos não-cirúrgicos
Os tratamentos não-cirúrgicos incluem o uso de medicamentos para reduzir o inchaço das vias nasais, diminuir a inflamação e o congestionamento nasal.
Mas lembre-se que a automedicação nunca é indicada, uma vez que pode levar ao uso incorreto de remédios, agravando ainda mais essa condição.
Outra abordagem usada são as lavagens nasais com soluções salinas para promover a limpeza das vias nasais e proporcionar maior conforto respiratório.
Tratamentos cirúrgicos
Já a cirurgia para desvio de septo é indicada quando a pessoa apresenta sintomas severos e contínuos, como problemas para dormir, infecções sinusais frequentes e dificuldades respiratórias graves, que não melhoram com tratamentos convencionais.
O procedimento cirúrgico é chamado de septoplastia, que faz a remoção e a retificação das regiões ósseas e cartilaginosas onde o septo apresenta desvio, deixando-o centralizado.
Vale ressaltar que essa cirurgia é indicada no final da adolescência, quando o nariz já parou de crescer. A boa notícia é que esse procedimento costuma ser simples e de curta duração.
A recuperação após a cirurgia de correção do desvio de septo pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente incluem condições leves, como inchaço, congestão, um pouco de sangramento nasal e dor.
Nesses casos, o médico pode recomendar o uso de medicamentos para o alívio dos sintomas.
O desvio de septo nasal pode ser prevenido?
O desvio de septo pode ser prevenido em situações que envolvam trauma, como acidentes. Nesse caso, é importante tomar algumas precauções, como usar o cinto de segurança ao andar de carro ou o capacete, no caso de motocicletas.
Em esportes de contato, como karatê, futebol, boxe recomenda-se também a utilização de máscaras para evitar acidentes que podem provocar o desvio de septo.
Além disso, se você observar que a criança dorme de boca aberta, procure um médico, pois essa posição faz com que a língua pressione o céu da boca e empurre o septo nasal, podendo provocar o desvio.
Quando devo procurar um médico para desvio de septo nasal?
O médico deve ser procurado quando o indivíduo apresenta desvio de septo nasal com sintomas mais graves, que incluem dor facial, dificuldade para respirar, nariz entupido e sangramento nasal frequente.
Somado a isso, se a pessoa apresentar ainda crises de sinusite recorrentes ou problemas para dormir por conta da dificuldade de respirar, o médico também deve ser consultado para propor o tratamento mais adequado.
Na hora de buscar atendimento especializado, lembre-se que a Conexa Saúde é uma opção segura, conveniente e eficiente.
Nossa plataforma de saúde digital conta com médicos de mais de 30 especialidades, além de outros profissionais de saúde, que estão disponíveis para tratar essa e outras condições.
Créditos da imagem: frank600 em iStock
Revisado por:
Ana Luisa G. O. Credidio
Médica com residência em Medicina de Família e Comunidade pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, pós-graduada em Liderança e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduada em Data Science e Informática na Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. CRM: 183841 RQE: 93958