Cultura empresarial: o que é, tipos e como implantar na sua empresa

cultura empresarial equipe comemorando

Você sabe o que é cultura empresarial  e a sua importância para qualquer empresa?

Muito provavelmente você já escutou que todas as organizações devem criar e trabalhar a cultura empresarial.

Porém, são poucos os empresários que sabem o real significado da cultura de uma empresa.

Dessa forma, se você não sabe como criar uma cultura empresarial em sua companhia, esse artigo é você.

Isso porque, nesse texto vamos explicar o que é cultura dentro das empresas, qual a sua importância e os benefícios de implementar a cultura empresarial.

Boa leitura!

O que é cultura empresarial?

A cultura empresarial é um conjunto de valores, crenças e ações usados para definir como uma empresa irá conduzir as suas atividades.

Para que você consiga entender melhor esse conceito, vamos lembrá-lo sobre o que é cultura em uma sociedade.

A cultura se molda conforme a história, costumes, sotaques e tudo mais que é ensinado ao longo da convivência dentro de um determinado grupo.

Em uma empresa a lógica é a mesma, assim, a cultura empresarial funciona como um guia de comportamento e mentalidade para todos os colaboradores.

Ou seja, são as práticas, hábitos, comportamento, princípios, política, crenças entre outros fatores que são aprendidos dentro de uma empresa.

Dito isso, você está pensando, porque é tão importante definir uma cultura empresarial e qual é a interferência dela para com seus clientes?

Se esse foi seu pensamento, sinto informar que você está errado.

A cultura empresarial não tem ligação somente com o comportamento de seus empregados, ela está ligada também com o modo que  as estratégias e os seus clientes são tratados.

Um clássico exemplo das crenças empresariais é a famosa frase “O cliente sempre tem razão”.

Mas, será mesmo que ele sempre terá razão?

Isso porque, manter um cliente problemático e que maltrata os seus funcionários pode acabar desmotivando a sua equipe e comprometer o desempenho e a produtividade da sua empresa.

É importante ressaltar que a cultura empresarial tem ligação direta com a motivação da sua equipe.

Assim, não adianta manter um cliente problemático e fazer os seus funcionários ficarem desmotivados por esse motivo.

Dessa forma, se a empresa criar uma cultura empresarial forte, ela conseguirá motivar todos os funcionários, garantindo assim o seu sucesso.

O que podemos entender então é, que mesmo que isso pareça um conceito novo, tal tema já foi falado por Idalberto Chiavenato, que é um autor muito respeitado quando se fala em Administração de Empresas e Recursos Humanos.

Por isso, tenha sempre em mente a importância de criar e implementar uma cultura empresarial, para que assim seus funcionários fiquem motivados e sua empresa tenha sucesso.

Qual a diferença entre cultura empresarial e clima organizacional?

cultura empresarial homens aperto maos

Ambos os conceitos são relacionados, entretanto existem algumas diferenças entre eles.

Podemos começar falando de sua definição, pois, enquanto a cultura é referente a como as coisas são realizadas dentro de uma empresa, o clima é relacionado com a impressão que os empregados têm em determinado momento.

Assim, é possível dizer que a cultura sofre pouquíssimas mudanças durante longos períodos de tempo enquanto o clima organizacional sofre variações até mesmo em um único dia.

E o motivo para isso é bastante simples.

O clima utiliza fatores voláteis que são definidos pelo nível de satisfação de seus funcionários naquele momento.

Por isso, ele sofre influência de acordo com o humor, relacionamento interpessoal, conflitos, demissões recentes, insegurança, acúmulo de funções, dentre outras variáveis.

Já a cultura empresarial é referente às práticas, hábitos, comportamento, princípios, política, crenças entre outros fatores que são aprendidos dentro de uma empresa.

Qual a importância da cultura empresarial para uma organização?

Sempre que a cultura empresarial não é forte a consequência para isso é gestores e equipes sem rumo.

E, mesmo que existam padrões informais que são repassados entre os funcionários, sempre existe uma sensação de incerteza do que deve ou não ser feito na empresa e qual é a finalidade para isso.

Dessa forma, fica a dúvida sobre qual é a missão e os valores que a empresa tem, prejudicando assim a sua produtividade e a boa convivência de seus funcionários.

Além disso, se a empresa não tem uma cultura forte, o ambiente de trabalho fica desorganizado, o que prejudica a comunicação e a experiência de clientes e funcionários.

Tudo isso deixa claro o quanto é importante ter uma cultura empresarial forte para um bom desempenho da empresa.

Tipos de cultura empresarial

cultura empresarial equipe conversando

Existem diversos tipos de cultura empresarial pelo fato de que eles consideram a perspectiva da:

Por isso, vamos explicar as modalidades de cultura empresarial de acordo com o entendimento do pesquisador Charles Handy.

Confira abaixo essas modalidades.

Cultura do Poder

As empresas onde a liderança fica concentrada em algumas pessoas utilizam a chamada  cultura do poder.

Assim, quando se trata de empresas pequenas, esse poder fica centralizado no dono da empresa.

Esse tipo de cultura é voltada para a conquista de resultados, contando com poucas regras pelo fato de que tudo é decidido pela pessoa que está no poder.

Ela é muito usada em empresas pequenas e sua utilização pode acabar gerando conflitos, visto que o poder de decisão está centralizado em uma única pessoa.

Cultura de Papéis

A cultura de papéis tem como foco as funções que são desempenhadas por cada pessoa dentro da empresa.

Assim, o poder é determinado de acordo com a posição do indivíduo dentro da empresa.

Tal cultura conta com regras, cargos e funções definidas, gerando assim uma falta de flexibilidade no momento de executar cada tarefa, pelo fato de que cada colaborador faz somente o que foi determinado para ele.

Este tipo de cultura gera profissionais acomodados, que não se esforçam para crescer dentro da empresa.

Cultura da Tarefa

A cultura de tarefas tem como foco os projetos e o poder fica com quem consegue resolver os problemas, inclusive, ela permite ter uma equipe formada somente para isso, ou então uma só pessoa..

A principal diferença dessa cultura se encontra nos profissionais que assumem a responsabilidade pelas decisões bem como a liberdade que existe para todos os profissionais poderem agir em busca de soluções.

Essa cultura influencia positivamente no clima organizacional da empresa, pelo fato de que ela valoriza e  dá liberdade para seus empregados proporem soluções.

É importante destacar que isso gera grande motivação em seus funcionários.

Cultura da Pessoas

Com a cultura de pessoas, o empregado fica sempre em primeiro lugar, independente do cargo que ocupa.

As empresas que utilizam esse tipo de cultura valorizam muito o trabalho de toda a sua equipe bem como o crescimento profissional de cada membro dela.

Isso acontece pois a empresa que utiliza esse tipo de cultura sabe que ela somente existe graças às pessoas que estão ali todos os dias e por isso ela os incentiva e valoriza sempre.

Como mapear a cultura empresarial

Agora que você entendeu o  conceito de cultura empresarial e suas subculturas, chegou a hora de saber como fazer o mapeamento da cultura organizacional.

Com essa estruturação, a empresa descobre qual é sua cultura predominante e também consegue avaliar se tal cultura corresponde aos objetivos e estratégias da organização.

A seguir, separamos os principais pontos que devem ser analisados para fazer um bom mapeamento da cultura empresarial.

  • Defina a missão, a visão e os valores;
  • Promova treinamentos;
  • Analise os objetivos de curto e longo prazo;
  • Conheça os diferentes níveis de cultura;
  • Realize pesquisas internas.

Componentes da cultura empresarial

Existem diversos estudos que abordam sobre os componentes da cultura empresarial, assim, vamos levar em consideração o disposto no artigo “Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interações”, de Jaime Crozatti.

De acordo com o texto, são  seis os elementos que caracterizam a cultura empresarial.

Vamos falar deles a seguir:

Crenças

Para entender o significado das crenças em uma empresa, é bom lembrar que ela é formada por pessoas.

Dessa forma, mesmo que as crenças pertençam a uma empresa, elas são definidas conforme as verdades concebidas ou aceitas pelos empregados.

Assim, elas são criadas no dia a dia da empresa, quando os comportamentos dos empregados são observados.

Valores

Os valores de uma empresa que mostram a importância que cada coisa tem dentro dela, mostrando o que é prioridade e o que não é.

Assim, uma forma fácil de mostrar quais são os valores de determinada empresa é identificar a forma que ela se ocupa durante a jornada de trabalho.

Costumes

Os costumes são as atitudes que materializam as crenças e os valores.

Ou seja, os costumes mostram o que de fato é importante para os colaboradores e lideranças.

Ritos

Os ritos são as atividades da rotina diária dos colaboradores, ou seja, é necessário para o funcionamento pleno da empresa.

Cerimônias

As cerimônias podem ser consideradas como frutos dos valores, costumes e crenças de uma empresa, e são usadas, inclusive, para reafirmar ou modificar cada um deles.

Rede de comunicação informal

Esse é o nome usado para a comunicação dos trabalhadores no dia a dia da empresa, usada na  ausência dos gestores.

Também chamada de “rádio peão”, a rede de comunicação informal mostra a força da cultura empresarial, deixando em evidência todos os pontos positivos e negativos no ponto de vista dos empregados.

Como implantar a cultura empresarial na sua empresa?

cultura empresarial equipe aperto maos

Agora, vamos explicar como você pode implementar a cultura empresarial em sua empresa.

Encontre os valores da sua empresa

Aqui você precisa ter em mente quais são os valores que você deseja tomar como base na sua empresa

Assim, se você preza por uma conduta íntegra, faça da ética seu valor.

Se deseja que seus produtos e serviços tenham qualidade, acrescente o profissionalismo aos seus valores.

Dessa forma, vá listando todos os elementos-chave que você deseja ter como prioridade em sua empresa.

Depois disso, faça uma reunião com sua equipe de estratégia e coloque na mesa todos os seus valores para que ela possa repassá-los aos demais funcionários.

Agora, se você tiver uma empresa pequena, chame todos seus colaboradores para esse encontro.

Dessa forma, você vai repassando para todos da empresa quais são os seus valores.

Transmita seus valores

Em todas as reuniões que for fazer, apresente os valores da empresa para a sua equipe.

Esse é o caminho para que todos os seus colaboradores e clientes aprendam, absorvam e comecem a relacionar os valores à empresa.

Invista no desempenho individual e coletivo

Você consegue reforçar a cultura empresarial todas as vezes que promover ações que envolvam todos os seus funcionários.

Por isso, é importante que você invista no desempenho e participação de todos os seus colaboradores de forma individual e também coletiva.

Garanta o engajamento dos colaboradores

Para que você mantenha os seus colaboradores sempre engajados, defina metas coletivas e individuais para todos eles.

Essa tática incentiva a colaboração, participação e senso de pertencimento de todos os seus funcionários, pois todos eles se sentem incluídos pela empresa.

Alinhe os objetivos pessoais e coletivos

Para você conseguir  implementar a cultura empresarial é preciso alinhar todos os seus objetivos com seus funcionários.

Ou seja, você deve repassar para seus colaboradores todas as informações relevantes sobre a empresa desde o começo da jornada do colaborador.

Isso é preciso pois os objetivos de ambos os lados precisam ser os mesmos, sempre levando em consideração a missão e valores da empresa.

Por isso, garante que seus funcionários tenham os mesmos os mesmos ideais, seja citando em apresentações ou disponibilizando versões on-line do documento para todos.

Incentive boas práticas

Um verdadeiro líder sempre dá bons exemplos para a equipe.

Por isso, é importante que ele compartilhe e desenvolva sempre a cultura empresarial.

Isso é necessário pois a imagem de diretores e gestores deve ser sempre muito bem  cuidada.

Nada de “faça o que eu digo, não o que eu faço” no cenário empresarial.

Por isso, os gestores devem sempre dar bons exemplos para que as suas boas práticas sejam sempre seguidas por todos os colaboradores.

Acompanhe e aperfeiçoe os avanços da cultura

Outro ponto importante é sempre monitorar a percepção que os seus colaboradores  têm a respeito da empresa, da mesma forma que você monitora a satisfação dos clientes.

Você pode fazer isso por meio de pesquisas periódicas (e anônimas), combinadas a almoços e cafés com os funcionários para conseguir colher informações.

Além disso, é importante você fazer feedback com seus empregados, para saber a percepção deles sobre a cultura da empresa.

Sempre que identificar tendências negativas, pergunte o que pode ser feito para melhorar o quadro e designe um ou mais responsáveis pelas ações.

Exemplos de cultura empresarial

Agora que já sabe como construir sua cultura empresarial, confira alguns exemplos de empresas que foram muito bem sucedidas ao implementar a delas.

Spotify

Quem já utilizou o principal streaming de música percebeu como a comunicação, valorização das pessoas e flexibilidades dos serviços é simplificada.

Entretanto, imaginar a construção dessa cultura é bem difícil.

Depois que ele escolheu uma metodologia ágil para estruturar a empresa, todos os empregados da empresa aprenderam que determinados princípios não tinham muito sentido, e resolveram fazer seu próprio manifesto e regras.

Dessa forma, o Spotify conseguiu construir uma cultura empresarial que motiva todos os seus colaboradores e por consequência seus clientes.

Google

O Google utiliza a expertise que ele dispõe em inteligência de dados como uma forma de enriquecer seus processos de análise da cultura, gerando assim mais satisfação e performance de seus funcionários.

O local de trabalho é feito para, além de potencializar a produtividade e as novas ideias, promover o bem-estar e a qualidade de vida de todos os seus colaboradores.

Netflix

A Netflix é outra empresa que pode ser usada como referência quando o assunto é cultura empresarial com foco em seus funcionários.

Ela é conhecida por dar muita atenção à capacidade dos seus colaboradores de assumir responsabilidades e coordenar suas tarefas da forma que eles julgarem corretas e que atenda às expectativas da empresa.

Nubank

A Nubank é uma empresa que nasceu com o objetivo de ser diferente.

Tendo somente 8 anos, ela se transformou em uma startup de referência quanto a sua cultura organizacional que integra seus colaboradores e clientes.

Ela criou uma cultura inclusiva, criativa  e descontraída, fazendo com que seus colaboradores ficassem à vontade, permitindo que elas trabalhassem de chinelo, bermuda e até mesmo levar seu cachorro de estimação para o escritório.

Isso atraiu muitas pessoas para trabalharem lá, pois o clima organizacional dela é muito bom

Com esses exemplos de cultura empresarial, podemos notar que a missão, visão e valores das empresas estão ligados a sua cultura empresarial, podendo, inclusive, determinar o sucesso da organização.

Conclusão

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A cultura empresarial é o modo de ser e agir da própria empresa, onde determina a sua personalidade, rotinas e a forma que ela atua no mercado.

Tal conjunto de elementos nasce a partir de uma visão de mundo dos seus fundadores e também de suas lideranças, e, com o passar do tempo, vai sendo modelada aos poucos pelos próprios colaboradores.

Portanto, é fundamental envolver toda a sua equipe na adoção e promoção de uma cultura forte.

Seguindo todos os passos desse artigo, você e sua equipe conseguiram mudar a realidade da empresa, com ganhos junto ao público interno e externo.

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