Coronavírus e idosos

coronavírus idosos

Nos últimos meses a COVID-19 tem sido pauta de todas as esferas da mídia por se tratar de uma pandemia e promover modificações sociais significativas. 

É sabido que os idosos fazem parte do grupo de risco, aquele que pode ter complicações graves. Por isso, demandam cuidados especiais para prevenção da doença. Mas porque nos idosos a doença se desenvolve de forma diferente, quando comparada em jovens? Quais medidas podem ser tomadas para impedir a infecção?

Continue a leitura com a gente!

População de risco

Apesar de os riscos serem maiores entre idosos, a Covid-19 pode ser agressiva e fatal para todas as faixas etárias. Ninguém deve se sentir invulnerável ao vírus.

Os jovens também podem contrair a doença, assim como tem ocorrido, e uma parcela considerável evolui para quadros graves, podendo chegar ao óbito.

Os dados de mortalidade e a incidência de casos graves são maiores entre os idosos e a explicação para isso está no processo biológico chamado senescência, que se trata de um envelhecimento natural e gradual do organismo com alterações nas suas funções. No entanto, os cuidados com o novo coronavírus necessitam da participação de toda a sociedade para superarmos esse momento. 

No caso dos idosos, o sistema imunológico sofre modificações que deixam o corpo mais suscetível a infecções, assim como a função cardíaca, reserva respiratória, função renal e sistema osteomuscular são alterados, fazendo com que os idosos tenham mais fragilidade a exposição. 

Envelhecimento fisiológico

O envelhecimento fisiológico pode ser subdividido em dois tipos: bem-sucedido e usual. No envelhecimento bem-sucedido, o organismo mantém todas as funções fisiológicas de forma vigorosa, semelhante à idade adulta.

No envelhecimento usual, observa-se uma perda funcional lentamente progressiva, que não provoca incapacidade, mas que traz alguma limitação à pessoa.  

O envelhecimento bem sucedido pode ser conquistado com bons hábitos durante a vida, como prática de exercícios físicos, alimentação saudável, boa ingestão hídrica, prevenção de doenças e atividades cognitivas que estimulem a saúde mental.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia(SBGG) lista alguns cuidados necessários a serem tomados por idosos, familiares ou acompanhantes:

  1. Hidratação: garantia da ingestão adequada de líquidos;
  2. Higiene frequente com água e sabão ou álcool em gel 70%;
  3. Limpeza e desinfecção de objetos, superfícies e ambientes;
  4. Vacinação: averiguar se as vacinas do idoso estão em dia, de acordo com Programa Nacional de Imunização;
  5. Visitas e contatos físicos: evitar o recebimento de visitas e contatos como aperto de mão, beijos e abraços.

Restrição de Contato Social

A Comissão de Imunização aconselha que os idosos com idade acima de 60 anos, especialmente portadores de comorbidades e aqueles com mais de 80 anos e portadores de síndrome de fragilidade, adotem medidas de restrição de contato social.

Referências

CORONAVÍRUS E IDOSOS. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 31 de janeiro de 2020. Disponível em: <https://sbgg.org.br/coronavirus-e-idosos/>. Acesso em: 24 de março de 2020.

POSICIONAMENTO SOBRE COVID-19 – SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG) – ATUALIZAÇÃO 15/03/2020. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Disponível em :< https://sbgg.org.br/posicionamento-sobre-covid-19-sociedade-brasileira-de-geriatria-e-gerontologia-sbgg-atualizacao-15-03-2020/. Acesso em: 24 de março de 2020.

Moraes EM. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. FIOCRUZ [Internet], 2019 [ Acessado em 20 de março de 2020].Disponível em:< http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_215591311.pdf>.

Juliana Costa, estudante de medicina e estagiária na Conexa Saúde.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!