Como proteger seus filhos do coronavírus e do COVID-19 | Dra. Mônica Rodrigues

coronavírus crianças

A atual pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é um desafio para toda a humanidade e coloca as crianças em um situação nunca antes vivenciada.

Já sabemos que crianças podem ser infectadas e transmitir o vírus, mas felizmente as crianças infectadas apresentam sintomas respiratórios de leve a moderado, semelhantes a um resfriado comum. Até o momento, houve poucas hospitalizações e uma morte em menores de 19 anos. 

Como as crianças são expostas

As crianças são expostas ao COVID-19 quando o vírus entra em contato com os olhos, nariz ou boca. Isso geralmente ocorre quando uma pessoa infectada próxima tosse ou espirra, o que libera gotículas respiratórias no ar, no rosto da criança ou em superfícies próximas, como mesas, alimentos ou mãos. 

A melhor maneira de impedir que as crianças fiquem doentes com COVID-19 e contagiem outras pessoas, especialmente os idosos e pessoas com doenças crônicas, é deixá-las em casa. Isso inclui: não ir a parquinhos, pracinhas ou play; não chamar amiguinhos para ir brincar em casa também!

Higienização

Os pais devem ensinar as crianças a lavar as mãos regularmente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Para crianças pequenas uma idéia é cantar uma música  que dure uns 20 segundos enquanto lava as mãos.

As crianças devem lavar as mãos depois de usar o banheiro, espirrar, tossir ou assoar o nariz e antes de comer (até lanches).

Como agir caso a criança se recuse

Se seu filho pequeno se recusar a lavar as mãos ou ficar muito chateado quando solicitado, dar a eles uma pequena recompensa (um adesivo ou uma brincadeira legal) pode ajudar nessa tarefa.

Elogie-o por fazer um trabalho muito bom enquanto lava as mãos. Também ajuda quando os pais dão o exemplo lavando as próprias mãos com frequência.

Incentive todos na família a tossir e espirrar no cotovelo, em vez de nas mãos, e a lavar as mãos após cada vez que isso ocorrer. Os pais devem lembrar os filhos para evitar tocar o rosto o máximo possível. 

Esteja atento!

Se preocupe também com a segurança do seu filho. Olhe sua casa com cuidado e veja se ela está segura.

Guarde produtos de limpeza em armários que sejam altos o suficiente para ele não alcançar ou que estejam presos com trava de armário à prova de crianças. Não deixe objetos pequenos ao alcance. Embuta fios elétricos. Trave portas. Veja se armários e gavetas não colocam seu filho em risco. Deixe-os fora da cozinha quando não for necessário.

Envolve a criança no desafio do combate a esta pandemia.  Ela vai se sentir bem em contribuir. 

Texto Mônica Rodrigues, pediatra

@monicarodriguespediatra

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!