Consulta online: o que é, como funciona e vantagens

consulta online medico cooperados

Embora ainda hoje muitas pessoas tenham alguma resistência, a verdade é que fazer uma consulta online tem inúmeras vantagens – tanto para os profissionais que estão atendendo, quanto para o paciente.

Não faltam motivos para que a consulta online tenha se tornado uma forma válida de verificar o seu estudo de saúde e tirar as dúvidas com o seu médico, psicólogo, nutricionista ou outro profissional.

Você se lembra quando tínhamos que marcar uma consulta presencial com alguns dias de antecedência para conseguir uma vaga com o médico que você queria? E certamente, muitas vezes você deve ter acabado tendo de desmarcar por ter outros compromissos em outra parte da cidade…

Talvez você passe por isso ainda hoje, por não conhecer ou por nunca ter experimentado uma consulta online. É claro, muitas das especialidades ou consultas ainda precisam ser feitas de forma presencial.

Entretanto, se você ou a sua empresa ainda não contam com as facilidades dessa modalidade dentro da telemedicina, fique com a gente neste artigo. Aqui, vamos demonstrar algumas das principais vantagens para os pacientes, bem como o funcionamento dessa modalidade e facilidade médica.

Vamos lá?

O que é Consulta online?

consulta online pacientes em consulta online

Uma consulta online nada mais é do que uma nova forma de ir a um médico ou profissional de saúde, porém sem precisar de fazer os deslocamentos até os consultórios e clínicas.

Neste caso, a vantagem pode acontecer para ambos os lados: o profissional pode atender não apenas no consultório, mas onde estiver. Da mesma forma, você pode estar em casa ou em um intervalo do trabalho e se consultar sem maiores transtornos também.

Além disso, o modelo de consulta online é regulamentado pelo Ministério da Saúde desde o início de 2020. Embora a telemedicina tenha enfrentado bastante resistência de alguns órgãos por algum tempo, a necessidade de prestar serviços sem contato, de forma não presencial, fez com que o processo acelerasse consideravelmente com a pandemia de Covid-19.

É importante frisar que os serviços de consulta online são indicados para casos de não emergência, não agindo de forma alguma como substituto dos sistemas convencionais de saúde.

Portanto, a consulta online nada mais é do que um complemento, que ajuda o sistema presencial a trabalhar de forma mais eficiente, já que trabalha prioritariamente nos casos graves ou de alguma urgência.

Além disso, as documentações feitas nas consultas online acabam funcionando da mesma forma que no método tradicional. Ou seja, se o médico definir que o paciente precisa de repouso ou medicação, os atestados e receitas médicas terão o mesmo valor de uma consulta presencial.

Na maioria dos casos, o médico (ou o outro profissional de saúde que estiver atendendo) preenche os formulários (e prontuários) por meio de um sistema eletrônico e faz a assinatura por meio de certificado digital, sendo válido em qualquer local, da mesma forma que uma assinatura e um carimbo comum.

Inclusive, alguns dos prontuários eletrônicos atuais vêm com um código QR de autenticidade, onde pode-se verificar de forma imediata se o que está escrito no papel corresponde realmente ao que o profissional descreveu no atestado ou receituário médico.

Dessa forma é possível evitar fraudes e melhorar a fiscalização por parte das empresas (no caso de atestados). Além disso, a consulta online permite também ao paciente ter um histórico de prontuários e receitas médicas na palma da mão, geralmente por meio de aplicativos da clínica ou empresa de telemedicina.

Como funciona a Consulta online?

As consultas online funcionam como um meio em que o profissional atende a seus pacientes sem contato físico. Isso normalmente é feito por meio de aplicativos ou plataformas especializadas em telemedicina.

Nesses casos, o serviço pode ser prestado diretamente pelo plano de saúde também, usando uma plataforma própria dessas empresas, onde os médicos são indicados de acordo com a disponibilidade e tempo.

Porém, como dissemos anteriormente, a consulta online está muito acima de ser apenas uma forma de contato com o médico de forma não presencial. Um exemplo disso é a possibilidade de se consultar com profissionais que não estejam na sua cidade ou até mesmo país.

Vamos supor que um paciente esteja precisando de uma consulta com um profissional especialista em determinada área.

Antigamente, isso só era possível se você fosse até a região em que ele atende. Hoje, com um computador ou celular, é possível fazer uma chamada de vídeo e tudo isso fica facilitado e muito mais barato.

Ou seja: com a chegada da tecnologia muitos consultórios passaram a agregar diferentes funcionalidades. Dessa forma, nos últimos anos muitas clínicas, mesmo já contando com uma estrutura física estabilizada, passaram a adotar esse modelo de consultório pelas vantagens existentes.

Por ser uma forma mais escalável para as clínicas, muitas delas hoje funcionam de forma híbrida. Ou seja, com consultas presenciais ou online, ficando a critério do paciente escolher aquela que tenha mais a ver com o que ela realmente precisa.

Sem dúvidas, a fluidez que esse sistema traz tanto aos profissionais quanto aos pacientes é um ponto-chave. Por contar com prontuários eletrônicos, passou a ser possível que os encaminhamentos para diferentes profissionais sejam otimizados.

Dessa forma, o tempo de espera reduz drasticamente, além de dar ao novo profissional uma dimensão maior (e melhor) sobre o histórico do paciente. Saber quem já atendeu o paciente e quais doenças ou medicações já estiveram no prontuário dele faz toda a diferença!

Vantagens que a Consulta online vai trazer para o seu dia a dia

consulta online medico realizando consulta online

Existe uma lista muito grande de benefícios e vantagens de se fazer uma consulta online. Algumas delas acabam sendo mais evidentes, outras são percebidas apenas após ter um contato com a experiência da telemedicina.

Algumas das principais vantagens estão na lista abaixo:

Tempo otimizado

Na vida de qualquer indivíduo o tempo é algo precioso e pode ser inclusive o que impede muitas pessoas de frequentar consultórios. Isso porque ao sair de casa e precisar se deslocar de um local a outro pode ser que sejam gastos minutos ou mesmo horas do dia da pessoa.

Além disso, as pessoas tendem a procurar locais próximos, então mesmo que prefiram um profissional, por uma questão de comodidade pode ser que acabem indo a outro pela questão da distância.

Por outro lado, se a pessoa acaba optando pelas consultas por meio digital, provavelmente ela fará uma escolha muito mais criteriosa. Isto é, pensando muito mais na qualidade e na forma do  atendimento do que necessariamente na distância – afinal, a comodidade em si acaba sendo praticamente a mesma para qualquer clínica em que ela resolva se consultar.

Experiência mais completa para o usuário

O usuário ao  realizar uma consulta presencial nem sempre consegue ter muitas informações, assim como o profissional pode também ter dificuldades para consultar prontuários ou outros exames em casos como aqueles em que o paciente esquece de levar.

Dessa forma, em uma consulta online isso é quase impossível, já que estão ali quase todos esses documentos digitais e podem ser consultados em questão de minutos. O que otimiza a experiência para o paciente.

Organização

Em consultas físicas é comum que existam pilhas e pilhas de papéis que não podem ser jogados fora mas também ocupam muito espaço. No caso de consultas online, tudo é armazenado digitalmente, podendo ser acessado facilmente tanto por funcionários quanto pelo próprio paciente.

Tudo isso é possível pelo fato dos sistemas estarem alocados na nuvem ou em outros meios de hospedagem de acesso facilitado.

Dessa forma, uma consulta online traz vantagens para a organização de todos os envolvidos no processo. Para a clínica/consultório é a diminuição de um espaço físico que poderia ser utilizado de uma forma mais eficiente. Já para o paciente, é uma forma de ter todos os documentos médicos acessíveis de forma prática.

Por fim, isso é ainda uma vantagem maior para quem está procurando consultas para um dependente menor de 18 anos. Imagine quão facilitada não seria a sua vida se você tivesse acesso a todos os seus documentos médicos desde que você nasceu?

Provavelmente, a burocracia de muitos processos seria reduzida e você poderia se concentrar e gastar energia em coisas mais importantes do que procurar um pedaço de papel.

Como agendar uma consulta online?

consulta online medico no notebook

Agendar uma consulta online é mais simples do que se imagina. Isso porque o procedimento pode ser feito bem semelhante ao agendamento comum.

Ou seja, esses agendamentos podem ser feitos por meio de ligação, mensagens via Whatsapp ou pelo próprio aplicativo da empresa de telemedicina ou plano de saúde.

Claro, tudo dependerá dos serviços prestados pela empresa contratada – em alguns casos, a facilidade é maior e a agilidade em marcar uma consulta até mesmo para alguns minutos após pode existir.

Qual deve ser o procedimento em caso de remarcação de consulta online?

Nós sabemos: imprevistos acontecem. Infelizmente alguns deles acontecem em cima da hora, mas boa parte deles podem acontecer um pouco antes. Se for esse o caso, é importante que você avise a empresa ou o profissional o quanto antes.

A teleconsulta traz vantagens com relação à flexibilidade de horários e espaço. Por isso mesmo, quando você desmarca uma consulta com antecedência, é possível que este horário seja preenchido facilmente por outra pessoa.

Por outro lado, se você não tinha como prever a sua ausência, é importante que você entre em contato com a prestadora de serviço e explique a questão. Normalmente, a primeira remarcação é feita sem custos, tendo a consulta paga apenas em caso de reincidência.

Por que disponibilizar a Consulta online para seus colaboradores?

consulta online medico e paciente

A Consulta online é uma ferramenta que pode acrescentar e muito na vida dos colaboradores de uma empresa.

Ter esse serviço à disposição não só otimiza o que há para ser feito como também possibilita que mais pessoas façam uso do modelo de serviço.

Dessa forma, quando as consultas online são disponibilizadas elas ajudam para que os colaboradores façam mais uso dessa ferramenta.

Além disso, esse uso é feito de forma efetiva e auxilia na resolução de problemas mais rapidamente.

Como por exemplo. Imagine que um colaborador da sua empresa não esteja sentido-se bem e por isso precise se ausentar.

Caso ele vá para casa , ele precisará ir ao hospital e por isso terá todo um tempo e trajeto a ser feito até lá.

Logo, em casos em que é possível fazer uma consulta online sem dúvidas o tempo e o desgaste físico é bem menor.

Tudo isso contribui para que a empresa não precise contar com um funcionário se ausentando por horas e horas, resolvendo assim em poucos minutos um problema que poderia levar horas.

Como escolher uma plataforma para consulta online?

consulta online medica no computador

Existem diversos tipos de softwares que podem atuar e auxiliar você e sua empresa nessa missão de oferecer um serviço de consulta online e atrair pessoas para assim adentrar de forma efetiva no mercado.

Porém, algumas são melhores que outras e são mais adaptáveis a sua realidade e a da sua empresa.

Além disso, não se deve deixar de lado o perfil do seu negócio. Seja qual for a sua área, é preciso que os planos estejam alinhados com o que de fato irá satisfazer os seus colaboradores. Há algumas plataformas que não funcionam bem para alguns perfis – dessa forma, vale a pena gastar um pouco tempo a mais em sua pesquisa e tomar alguns cuidados.

Cuidados a serem tomados

Alguns cuidados devem ser tomados nesse momento e você não pode deixá-los de lado. É importante estar atento pois essa pode ser a sua primeira chance de ingresso no mercado e não deve deixar passar.

Por isso fique atento à equipe que estará com você nesse processo. Conte com profissionais sérios que já estão a mais tempo no mercado e que podem ajudar você nessa caminhada como a Conexa Saúde.

Quando o assunto é apoio em saúde, é essencial que você esteja com equipes capazes de oferecer em momentos como no início da sua jornada.

Outro ponto a ser mencionado é a importância de não se envolver com plataformas que não são capazes de dar a visibilidade necessária a você. Sendo assim, invista em um marketing bem feito para que o seu processo de adesão ao mercado seja mais rápido e efetivo.

Qual a melhor plataforma para consulta online?

consulta online medica maos

Existem hoje no mercado inúmeras plataformas que oferecem serviços, médicos, odontológicos, psicológicos e outros no mercado digital.

Porém, nessas horas é fundamental procurar e conhecer sobre essas plataformas antes de sair contratando qualquer produto. Isso porque se você já usou os serviços de consulta online sabe que é preciso confiar no profissional e no serviço a ser prestado.

Consultas online demandam não apenas um bom profissional, mas também uma plataforma que garanta os seus direitos na hora de de se consultar. Além disso, itens como a praticidade e rapidez na resolução de problemas, bem como a marcação de consultas devem ser levados em consideração.

Uma das principais empresas que fornecem esse serviço em um sistema B2B (de empresa para empresa) é a Conexa Saúde. Com experiência em fornecer serviços de telemedicina, nós fazemos com que a sua empresa tenha a oferecer a melhor experiência de saúde e bem estar para os seus colaboradores.

Conheça a Conexa Saúde

consulta online medica

A Conexa Saúde está no mercado desde 2017 revolucionando a telemedicina e levando saúde de qualidade para qualquer local do país. É por isso que ao crescer no mundo do mercado foi se adaptando às necessidades dos clientes, tanto prestadores de serviço do grupo como pacientes.

Dessa maneira, para que aos poucos a plataforma fosse capaz de otimizar seu espaço e criar melhorias para os prestadores de serviço que fazem parte da plataforma , a iMedicina passou a fazer parte do grupo.

Isso melhorou não apenas o serviço eletrônico, mas também a experiência dos usuários que desfrutam da plataforma. Com isso, a iMedicina tornou-se fundamental para que o grupo Conexa fosse capaz de liberar diversos consultórios físicos e possibilitar um sistema eficiente de consulta online.

Além disso, o iMedicina conta com prontuários digitais, facilitando e muito o trabalho dos profissionais, bem como dos pacientes. Dessa forma, garante-se também o total controle das empresas com relação a documentações como os atestados médicos, evitando-se assim fraudes e prejuízos por faltas ao trabalho sem justificativa por parte dos colaboradores.

– Conexa Corporate

O Conexa Corporate é o produto da Conexa Saúde desenvolvido especialmente para atender empresas. Nele, a Conexa oferece serviços em saúde digital para que as organizações possam proporcionar saúde e bem-estar às suas equipes, independente da localidade.

Além da qualidade e expertise da Conexa Saúde em oferecer bons serviços de saúde, este serviço ajuda também na redução de custos da empresa, bem como do absenteísmo por parte dos colaboradores.

Conclusão

Fazer uma consulta online tem muitas vantagens, sobretudo para pessoas que não podem perder tempo. Ao escolher essa modalidade, ganha-se em comodidade, conforto e praticidade.

Ou seja: as consultas online são excelentes ferramentas para quem quer manter a saúde e o bem-estar em dia, seja individualmente ou coletivamente (como no caso das empresas).

Conte com a Conexa quando pensar num serviço de telemedicina com qualidade! Somos a maior plataforma independente da América Latina e entregamos satisfação e qualidade a todos os nossos clientes.

Conheça mais em nosso site!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!