Conflitos entre gerações: como solucionar tais problemas na empresa

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Você sabia que os conflitos de gerações são um dos problemas que as empresas mais têm dificuldade para enfrentar nos últimos anos quando falamos de gestão de pessoas?

Embora muitos gestores e funcionários ainda não tenham se dado conta, o choque de gerações é responsável por trazer conflitos em relações hierárquicas, reuniões e até mesmo na execução de tarefas simples no ambiente corporativo.

Isso acontece, em grande parte, devido às diferenças de criação e problemas enfrentados pela geração dos liderados e dos liderandos.

Enquanto muitos dos chefes estão hoje na faixa etária entre 45 e 60 anos, seus subordinados acabaram de entrar na vida adulta. Por isso, o conflito pode ser algo similar ao que acontece na relação entre pais e filhos.

Isso faz com que os tais subordinados não consigam entender, com clareza, as ordens e estratégias que os mais experientes adotam. Por outro lado, os mais jovens são conhecidos pelo seu lado mais arrojado e capaz de trazer inovações, nem sempre são bem recebidas pelos seus superiores.

Com isso, ambos os lados podem acabar gastando energia além do normal para a solução dos conflitos. Do mesmo modo, é bem provável que, além do desgaste, haja também um maior número de frustrações pessoais e profissionais.

Com isso, a produtividade tende a cair e, certamente, quem mais sofre com esse conflito é a própria empresa.

Mas você sabe como resolver esse problema no seu ambiente de trabalho? Confira neste artigo algumas das estratégias mais modernas adotadas pelos gestores de recursos humanos e descubra como aplicá-las na sua empresa!

O que são consideradas gerações, conceitualmente?

Uma geração diz respeito a um grupo de pessoas que nasceram em uma mesma época. São indivíduos que sofrem influências do contexto histórico em que nasceram, o que provoca impactos na sociedade.

Cada geração, então, possui suas características próprias, com relação à suas culturas, comportamentos, costumes e valores. E, para entender cada uma delas, é preciso pensar em suas individualidades.

Quais são as gerações identificadas nos dias atuais?

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Conflitos entre gerações: quais são?

Veteranos

Primeira da lista, a geração de Veteranos se refere a quem nasceu entre 1925 e 1945. São pessoas que viveram grandes crises e o período da Segunda Guerra Mundial.

Devido a situações como essas que viveram, as pessoas desta geração não têm grandes dificuldades em respeitar regras. Do mesmo modo, são muito apegados a valores como família, trabalho e moral.

Já aposentados, eles prezam pela estabilidade. Trabalharam, durante muito tempo, nas mesmas empresas, onde formaram carreira.

Baby Boomers

Na geração Baby Boomers, estão as pessoas que nasceram entre 1945 e 1960. Trata-se de uma geração que surgiu em decorrência da explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial, em especial na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Os Baby Boomers cresceram acreditando que iria ocorrer um milagre econômico. Do mesmo modo, em meio a uma explosão de empresas estatais.

Entre as principais características desta geração, pode-se dizer que são pessoas que costumam se casar, assim comprar carro e casa. Elas preferem qualidade à quantidade e valorizam o tempo de lazer.

Já entrando na terceira idade, os Baby Boomers, em geral, foram fiéis às suas empresas, onde ficaram por muitos anos. Também são pessoas que podem ter um alto poder aquisitivo hoje em dia e que buscam estabilidade econômica, além de procurar pelas melhores oportunidades..

Geração X

A geração X, por sua vez, diz respeito às pessoas que nasceram entre 1960 e 1980. São indivíduos que assistiram a avanços da tecnologia como o computador pessoal, a internet, o celular, a impressora e o e-mail.

Esta geração, ao contrário da anterior, é menos afeita à rotina e valoriza as variedades. Por isso mesmo, muitas pessoas da geração X procuram novas oportunidades e desafios.

É comum, aliás, que pessoas da geração X cheguem à idade adulta com grandes sonhos e logo percebem que muitos deles não podem ser realizados. Afinal, eles podem demandar um caminho maior e um preço alto.

Entre suas principais características, pode-se destacar a constante busca por conhecimento e espírito empreendedor. Além disso, são pessoas que buscam a sua individualidade, mas sem perder a convivência social.

Geração Y

Já na geração Y, estão pessoas que nasceram entre 1980 e 2000. Trata-se da geração da liberdade e da invasão, um grupo de pessoas com novos comportamentos, desejos e estilos de vida.

Estamos falando de uma geração globalizada, que se desenvolveu dentro da era da informação, em meio a uma série de avanços tecnológicos já consolidados. Por isso, a comunicação entre si é bem diferente das gerações anteriores.

Pessoas com uma alta capacidade criativa e que, ao mesmo tempo, prezam por desafios. Do mesmo modo, a geração Y não se importa em trocar de trabalho caso não se sinta reconhecida. Mais do que trabalhar em uma só empresa, então, essas pessoas valorizam as experiências em diversos lugares.

Além disso, trata-se de uma geração engajada com movimentos sociais. E que, embora siga as tendências da moda, é bastante alternativa.

Por fim, pessoas da geração Y costumam ter habilidade para realizar tarefas múltiplas. E são pessoas que costumam lidar com um fluxo maior de informações no dia a dia.

Geração Z

Sucessora da Y, a geração Z abrange as pessoas que nasceram entre 2000 e 2010. Se a anterior já convive bastante com a tecnologia, esta não sabe o que é viver sem ela.

Por isso mesmo, trata-se da geração que melhor compreende o funcionamento das ferramentas tecnológicas mais modernas, como redes sociais, por exemplo. Afinal, essas pessoas sempre viram o mundo com a presença de aparelhos como computadores, notebook e celulares e tudo antes disso é obsoleto.

Outro aspecto a se destacar é a quebra de estereótipos. A geração Z busca redefinir as relações e definições de gênero, classe, raça e idade. Do mesmo modo, são pessoas construtivas, que prezam pelo diálogo ao invés do rompimento.

Não por acaso, aliás, no ambiente do trabalho, a geração Z costuma priorizar relações horizontais. Ou seja, sem grandes limites em colaboradores de diversos cargos, o que não significa desrespeito com os superiores.

Geração Alpha

Chegamos, enfim, aos calouros da lista. Trata-se da geração Alpha, que diz respeito a quem nasceu entre 2010 e 2020.

Não é exagero algum dizer que as pessoas desta geração já nascem com um smartphone na mão. Afinal, elas surgiram em meio à efervescência do Facebook e do Instagram, por exemplo.

Lembre-se de que, em 2010, a Apple lançou o seu primeiro iPad. Então, pela familiaridade com as novas tecnologias, essas crianças se sentem muito mais à vontade para navegar em um tablet ou falar com uma assistente de voz do que as gerações anteriores.

É comum que as crianças da geração Alpha sejam filhos únicos ou vivam em famílias menores, com pais mais velhos. Do mesmo modo, tendem a valorizar mais as experiências do que os objetos, em detrimento ao fluxo rápido de suas rotinas.

Como e por que ocorrem os conflitos entre gerações?

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Conflitos entre gerações: como ocorrem?

Em geral, os conflitos entre gerações ocorrem por conta do choque de visões de pessoas que nasceram em tempos distintos. Isto é, são problemas culturais, que se explicam nos contextos que abrangem cada geração.

Pense, por exemplo, em uma equipe formada por quatro pessoas: uma nasceu na década de 1970, outra nos anos 1980, a terceira na década de 1990 e a última em 2001. Não é de se esperar que os quatro vão concordar em tudo, certo?

Pelo contrário, o esperado é que todos ofereçam soluções diferentes para cada problema. Em alguma medida, isso se torna, sim, um problema, mas também há o que se aproveitar nesse choque entre gerações.

Causas comuns que geram conflitos entre gerações

Sem dúvida alguma, uma coisa que causa conflitos entre gerações é a diferença nos modos de aprender. Afinal, cada um assimila as informações a seu modo.

Há pessoas que aprendem as coisas de maneira linear. Outros, no entanto, são capazes de assimilar informações com aprendizados sob demanda. Há também quem tende a aprender mais e melhor em treinamentos, ou seja, processos mais longos de aprendizagens.

O modelo de trabalho também causa tensões em gerações diferentes. Enquanto algumas se adaptam melhor a horários rígidos, outras preferem horários flexíveis no dia a dia.

Trabalhar na empresa ou em casa, então, é um ponto que causa discussões. Em geral, os mais jovens tendem a optar pelo home office, enquanto os mais velhos priorizam estar no local de trabalho.

E o que dizer sobre a comunicação? Como os meios mudaram bastante ao longo das últimas décadas, é evidente que diferentes gerações tenham problemas ao se comunicarem.

Enquanto os mais velhos preferem reuniões presenciais, os mais novos se adaptam mais facilmente a encontros online, como reuniões por vídeo-chamada.

Com isso, é comum que os mais jovens se sintam mal ao receber uma resposta sem tanta rapidez, pelo e-mail, por exemplo. Do mesmo modo, os mais velhos podem não se sentir incluídos em espaços como grupos de WhatsApp.

Conflitos entre gerações no ambiente de trabalho

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Conflitos entre gerações no ambiente de trabalho.

Choques entre diferentes gerações ocorrem nos relacionamentos amorosos e familiares, nas escolas e faculdades e, é claro, no ambiente de trabalho.

Como dissemos acima, os modos de aprender, os modelos de trabalho e a comunicação, certamente, são as principais causas desses conflitos. Em geral, eles ocorrem no dia a dia.

Quais os maiores focos de conflitos entre gerações no trabalho?

A comunicação, com toda certeza, é o grande foco de conflitos entre gerações no trabalho. Isso porque nada pode ser feito quando um não entende o outro.

A dinâmicas de comunicação podem variar bastante de uma empresa para outra. Há aquelas que priorizam grupos no WhatsApp, por exemplo, espaço cujo fluxo de conversas é grande e as trocas são instantâneas.

Outras, no entanto, optam por e-mails, diante da maior formalidade que o formato exige. Sem falar que é muito mais fácil apagar mensagens no WhatsApp do que no e-mail, certo?

Ainda há empresas, geralmente maiores, que investem bastante em comunicação interna. Em geral, há jornais, informativos, cartazes e lembretes sempre pregados às paredes.

O ideal, então, é que uma empresa que possua colaboradores de diferentes gerações varie nos modos de comunicação. Assim, ela evita que um ou outro se perca ou se sinta excluído, permitindo que todos participem bem do fluxo de informações.

O outro foco, por sua vez, são os modelos de trabalho. Como cada geração se adapta melhor a determinados estilos, pode haver uma confusão quando alguém passa a atuar em uma dinâmica não familiar.

Isso não quer dizer, no entanto, que não possa haver esse intercâmbio. Pelo contrário, é importante que pessoas de diferentes gerações aprendam a trabalhar em modelos não familiares. Isso fortalece laços e ainda é uma oportunidade de aprendizagem.

Como lidar com diferentes gerações no trabalho?

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Conflitos entre gerações: como lidar?

Algumas atitudes devem ser tomadas para que uma empresa lide bem com a diferença de gerações em suas equipes. A primeira delas é superar os estereótipos.

Um erro muito grande entre as pessoas é confiar muito em noções pré-concebidas sobre o comportamento do outro. Por exemplo, alguém da geração Y acreditar que um colega, da baby boomer, tem uma mente pouco aberta às novidades.

Esse tipo de pensamento não pode ter espaço no dia a dia de uma empresa que busca equilíbrio entre seus colaboradores.

Também é preciso deixar bem claro quais são as expectativas de trabalho. Só assim cada colaborador vai saber, de fato, o que a empresa espera dele e da equipe.

Alinhar a comunicação, do mesmo modo, é fundamental. Uma equipe só pode ser realmente produtiva caso se comunique bem, mantendo o diálogo cordial no dia a dia.

É importante, sobretudo, que funcionários de gerações diferentes criem laços de relacionamentos. Dessa forma, eles podem ter uma maior sensibilidade no lidar cotidiano e empatia um com o outro, algo de suma importância.

Uma organização também deve prezar pela boa convivência. Treinamentos coletivos e workshops, por exemplo, ajudam bastante nisso. Do mesmo modo, até mesmo a disposição dos móveis, portanto o layout da empresa, influencia na dinâmica, permitindo que os colaboradores fiquem mais próximos.

Por fim, é preciso ter cuidado na atribuição de tarefas. O ideal é repassá-las de acordo com a vocação e o potencial de cada um, detalhando o que deve ser feito. Assim, até mesmo a produtividade agradece.

Desafios de um gestor para lidar com conflitos entre gerações

Certamente, o principal desafio da gestão no lidar com diferentes gerações é entender as suas necessidades. Assim, é possível evitar que surjam conflitos.

Uma organização deve planejar a carreira de seus colaboradores, assim como os benefícios, pensando em atender às suas demandas. Afinal, cada geração lida com seus problemas de modos diferentes.

Há aqueles que dão mais valor à previdência privada, enquanto outros se adaptam melhor a jornadas flexíveis. Para cada grupo, então, é preciso haver propostas específicas e direcionadas.

Como os conflitos entre gerações podem ser solucionados?

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Conflitos entre gerações: como solucionar?

A principal ferramenta para solucionar conflitos entre diferentes gerações é o planejamento. Só assim é possível compreender e atender às demandas dos diversos grupos geracionais.

Quando falamos em planejamento, aliás, nos referimos inclusive ao processo de contratação. Quando há vagas para determinados setores, é preciso contratar em consonância com a equipe já presente.

Isto é, pode ser que esteja faltando um colaborador da geração Y em determinado setor. Ou, quem sabe, um colaborador da geração X.

Isso revela, inclusive, um ponto positivo na diversidade de gerações em uma organização. Não são apenas conflitos que emergem quando pessoas de diferentes faixas etárias trabalham juntas.

Pelo contrário, muitas vezes os seus sabores podem ser complementares. Assim como os seus modos de lidar com as tarefas e de buscar soluções para os problemas.

Havendo diálogo e planejamento, conflitos entre gerações podem ser reduzidos ou até mesmo sumir. Não se pode ignorar o seu potencial de influência no dia a dia de uma empresa, portanto.

Atuação do RH para reduzir conflitos entre gerações

O RH é um setor fundamental para oferecer soluções a conflitos entre gerações em uma organização. Seu trabalho nesse sentido, aliás, deve ocorrer em conjunto com a gestão.

Responsável por recrutar, selecionar e alinhar talentos que vão ao encontro com a cultura organizacional de uma empresa, o RH não pode se abster das tensões que permeiam o cotidiano. Desde o recrutamento até o alinhamento dos colaboradores, então, é preciso ter cuidado ao lidar com os choques geracionais, sempre priorizando o diálogo.

Afinal, só assim é possível haver o desenvolvimento do capital humano em uma organização.

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Conflitos entre gerações na empresa.

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Conclusão

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Conflitos entre gerações.

Não importa qual é a geração. Se a baby boomers, X, Y, X, Alpha… O melhor jeito de lidar com pessoas de diferentes faixas etárias é, em primeiro lugar, compreendê-las bem.

No ambiente profissional, onde todas as suas diferenças emergem, saber trabalhar com elas é fundamental para a harmonia do local e a produtividade. Assim, ao invés de conflitos, surgem oportunidades para as organizações.

É por isso que tanto a gestão quanto o RH devem estar atentos a essa questão desde o momento da contratação. Muitos problemas podem ser evitados com um bom planejamento, inclusive os choques geracionais.

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