CONARH: saúde integral aumenta produtividade e motivação!

O que é saúde para você? Alguns acreditam que estar saudável é sinônimo de não estar doente, mas não é bem assim. Claro que a ausência de doenças é um bom indicador sobre nossa saúde, mas esse não é o único indicador que devemos levar em conta — afinal, temos uma saúde integral e isso influencia até mesmo nossa produtividade e motivação no trabalho.

Quer entender o que o bem-estar mental, físico e social tem a ver com nosso alcance de metas e com a nossa satisfação no trabalho? É isso o que o Grupo Conexa irá discutir na edição 2022 do CONARH! Mas você descobre tudo em primeira mão neste post. Confira!

Saúde integral: somos seres conectados

No CONARH 2022, o Grupo Conexa reafirma: todo ser humano tem suas próprias dimensões físicas, mentais, sociais e espirituais. Para termos um bem-estar completo, precisamos que todas essas instâncias recebam atenção. Isso é o que foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1946: saúde integral é também saúde física, mental e social.

Segundo essa percepção, precisamos compreender que qualidade de vida é um conceito muito amplo e é necessário que busquemos tratar além das doenças que atingem nosso corpo.

Uma pessoa aparentemente saudável pode, por exemplo, estar sujeita ao burnout. Cuidar apenas do físico não nos impede de vivenciar a Síndrome do Impostor (ou Fenômeno do Impostor, como seria melhor dizer). Esses são só alguns exemplos que comprovam que o mais importante, quando falamos em saúde, é prezar pelo equilíbrio!

Estamos sujeitos a sofrimentos sociais e mentais. Mudanças bruscas na organização social, discriminação, violências, relações tóxicas e ambientes laborais estressantes são alguns dos fatores que podem influenciar negativamente nosso bem-estar e nossa autoestima.

Com o tempo, esse sofrimento pode ganhar novos contornos, atrapalhando até mesmo o desempenho profissional.

Saúde laboral: caminho para mais produtividade e mais motivação

As despesas com saúde no país aumentam com o passar dos anos — e isso não é injustificado. Os dados divulgados em 2015 pelo IBGE mostram que os serviços de saúde exigiram um gasto de R$ 546 bilhões, o que corresponde a 9,1% do PIB brasileiro daquele ano. O que isso tem a ver com a saúde laboral?

Financeiramente ou tendo em vista apenas o bem-estar, investir em prevenção é muito mais vantajoso do que despender com a remediação, falando a nível de país ou sobre as organizações privadas. Além de prezar pela qualidade de vida da população, trabalhar com a prevenção também é mais saudável para as contas das empresas.

Colaboradores saudáveis têm mais motivação e produzem mais. Vamos comprovar essa tese com dados sólidos? Uma pesquisa da Capita registrou que 79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho no ano da pesquisa.

Na mesma pesquisa, 22% desses entrevistados disseram sentir estresse com alta frequência ou o tempo todo. Ao mesmo tempo, estudos da OMS mostraram que cada dólar investido na saúde mental dos colaboradores gera U$ 4 de retorno para a empresa!

O inverso também é verdade: quando a saúde integral não é valorizada pelas empresas, isso gera turnover e reduz a produtividade. Além disso, o clima organizacional fica comprometido, o que pode afetar as atividades coletivas e criar uma espécie de “efeito dominó”, desmotivando mais membros da equipe.

Benefícios corporativos: como não errar

Para contornar o problema e não permitir que a equipe sofra desnecessariamente, além de perder em produtividade, a solução é investir na saúde integral por meio dos benefícios corporativos.

Os convênios de saúde já não são o suficiente para dar conta das demandas dos colaboradores. O ideal é investir em uma solução completa, que prioriza bem-estar físico, mental e social.

Na edição 2022 do CONARH, o Grupo Conexa apresentará tudo o que gestores e Recursos Humanos precisam saber para não errar na contratação de benefícios corporativos. As empresas do Grupo (Conexa, Psicologia Viva, Psyalive e iMedicina) unem suas expertises para impactar positivamente a qualidade de vida de toda a organização.

Você não pode perder esse evento! Participe do nosso Talks no CONARH, 19/04, às 13:00. Venha conversar com a gente e descobrir mais sobre a saúde integral!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!