Como se destacar profissionalmente?

destacar profissionalmente

Diante tempos difíceis, conseguir um emprego pode ser uma tarefa muito difícil. Quando alguém consegue a tão almejada vaga, o fantasma da demissão pode vir assombrar em algum momento, ainda mais em um cenário econômico complicado.

Então, como fazer para se destacar profissionalmente e conseguir resultados positivos? Acompanhe!

Torne-se imprescindível

Um dos primeiros passos para se destacar profissionalmente é se tornando imprescindível. Toda a energia deve ser utilizada para se sobressair e entregar resultados excepcionais. Sem cair no desânimo e desmotivação da rotina, lembrando sempre do propósito maior de estar realizando aquele trabalho.

Mas claro, isso deve ser feito de modo inteligente emocionalmente, se colocando sempre em primeiro lugar e cuidando da própria saúde. Um colaborador saudável, consequentemente é mais feliz e produtivo.

Produtividade

Os gestores querem que os colaboradores produzam cada vez mais. Só que não adianta produzir desenfreadamente, sem prezar pela qualidade de cada trabalho realizado.

Nesse aspecto, vale utilizar técnicas para otimizar o tempo em cada função, não se perdendo tanto em conversas paralelas, assuntos pessoais ou atividades pouco agregadoras. Existem técnicas para vencer a procrastinação no trabalho, como o método Pomodoro, que ajudam a avaliar se o tempo está sendo administrado da melhor maneira. A disciplina e a hora certa para fazer cada atividade são muito bem-vindas.

Objetividade

Ao elencar prioridades com cada demanda, a entrega será mais ágil e o tempo poderá ser utilizado de modo mais interessante.

A objetividade profissional é característica do funcionário que assume as responsabilidades da sua função com rapidez, sem desperdiçar tempo ou recursos aplicados, a fim de atingir determinado resultado na produção de bens ou serviços. A eficiência laboral depende dessa objetividade.

Pensar além

Muitos profissionais trabalham sem ter um objetivo maior. Desejam se destacar profissionalmente, mas trabalham pelo salário que ganham no presente. Esses colaboradores precisam pensar além, direcionando seus esforços, foco, empenho e dedicação para o salário e cargo que desejam ter no futuro. Essa postura que faz uma pessoa se destacar das demais e ir longe.

A falta de propósito na carreira leva à desmotivação. A realização das tarefas vira uma rotina sem fim e tudo o que esse profissional quer é ir embora para casa, sustentando um ciclo vicioso interminável. Certamente, essas atitudes acabam desencadeando diversas doenças ocupacionais.

Comunicação

Outro ponto muito importante para o destaque profissional é a comunicação. Essa é uma habilidade que precisa ser desenvolvida para quem quer fazer a diferença.

De nada adianta um profissional ser altamente capacitado e competente, mas não saber como se comunicar ou como expor todo o conhecimento que possui. O profissional pode acabar não sendo reconhecido e, além disso, não conseguirá desempenhar corretamente suas atividades. Não precisa falar de forma exagerada, sem dizer algo pertinente.

O que realmente faz a diferença são as falas que vão acrescentar algo relevante à discussão, com clareza e assertividade. A falta de comunicação pode levar a desmotivação e queda do desempenho.

O que você achou das ações sugeridas aqui? Certamente, se destacar profissionalmente exige um esforço maior, com atitudes incorporadas à rotina, mas trarão benefícios para a sua carreira.

Para ficar por dentro de novas dicas sobre o ambiente corporativo, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades! Não perca nenhum conteúdo.


Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!