Anualmente, quando se aproxima a época do reajuste do valor do plano de saúde, a reação dos clientes é sempre a mesma: insatisfação com o aumento. Na maioria das vezes, a explicação para o acréscimo está na quantidade de sinistros gerados pelos usuários — principalmente quando se trata de clientes do setor empresarial. Por isso, quem pretende obter uma mensalidade mais acessível, precisa identificar como reduzir a sinistralidade em seu convênio.
Esse conceito reflete as relações entre as receitas e os custos das operadoras e seguradoras de saúde, ou seja, a sinistralidade nada mais é do que a principal base para a correção do valor pago pelos clientes a essas empresas. A partir dessa referência, aliada ao reajuste financeiro proporcional à inflação, é que são fixados os novos preços disponíveis no mercado.
Quer saber como reduzir sinistralidade em seu convênio? Então, continue e leitura e confira 6 dicas práticas e eficientes para alcançar uma economia significativa com essa despesa.
1. Promova campanhas de prevenção no ambiente de trabalho
Sem dúvidas, uma das principais ocorrências que elevam o número de sinistralidades nos planos de saúde são os acidentes de trabalho. E o primeiro passo para preveni-los é entender as suas principais causas — entre elas, podemos destacar:
- não utilização de EPI;
- negligência na instrução ao colaborador;
- atitudes de risco e/ou imprudentes;
- falta de conhecimento técnico;
- ausência ou deficiência na fiscalização e outros.
Por isso, desenvolver campanhas de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é fundamental para promover mais saúde, segurança e qualidade de vida aos funcionários.
A promoção de campanhas também pode ser utilizada para estimular a prática de hábitos saudáveis — além de reduzir o número de sinistros, esse tipo de comportamento aumenta a disposição e motivação dos colaboradores.
2. Aposte na adoção de medidas defensivas
Se grande parte dos sinistros é gerada devido à ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho, então é preciso buscar maneiras de diminuir os riscos. E a melhor forma de garantir a segurança dos trabalhadores é apostar na adoção de medidas defensivas.
Oferecer equipamentos de proteção adequados, estabelecer um bom relacionamento com a CIPA e investir na comunicação acerca das condições de trabalho são estratégias eficientes para evitar imprevistos e, sobretudo, assegurar a integridade física e o bem-estar de todos.
3. Mantenha treinamentos constantes
O treinamento é a forma mais eficiente de fazer com que um funcionário aprenda a função que será exercida na empresa.
A partir dessa capacitação é possível garantir que ele estará preparado para realizar o seu trabalho com excelência e conhecimento — sem oferecer riscos ou prejuízos tanto à equipe, quanto ao empregador.
4. Revise as regras de segurança frequentemente
O mundo está em constante evolução, seja na política, no setor econômico ou nas relações de trabalho — a cada dia nos deparamos com alguma novidade que, de uma maneira ou de outra, afeta a nossa rotina.
Portanto, uma dica de como reduzir sinistralidade é revisar com frequência as regras de segurança internas, afinal, é preciso acompanhar as inovações que ocorrem amiúde e que podem afetar o seu negócio diretamente.
5. Estimule a medicina preventiva
Confirmando a máxima que diz que “prevenir é melhor do que remediar”, adotar medidas preventivas é uma atitude essencial na diminuição da sinistralidade do convênio médico.
Por isso, estimule e aplique em sua empresa programas de saúde e qualidade de vida, como campanhas de vacinação, ações de incentivo à prática de atividades físicas e prevenção de doenças, como obesidade, hipertensão e diabetes.
6. Oriente sobre o uso racional do plano de saúde
Procure se certificar de que o plano de saúde vem sendo utilizado de maneira consciente. Caso não esteja, é possível promover palestras e elaborar materiais informativos destacando a importância do uso responsável do seguro.
Como você pode ver, há diferentes formas de reduzir os sinistros em seu convênio — assim, além da tendência de obter reajustes de valores menores, você ainda contribui para a saúde, segurança e bem-estar de seus funcionários.
Quer ficar por dentro de novas dicas sobre como reduzir sinistralidade? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo