Como o ambiente de trabalho influencia a produtividade

ambiente de trabalho influencia a produtividade

Muito se fala sobre como ambiente de trabalho influencia a produtividade. Entretanto, conseguir entregar mais, ainda mantendo a qualidade final, nem sempre é uma tarefa fácil.

Para reverter esse quadro, simples atitudes podem fazer total diferença. Dessa forma, o humor dos colaboradores se transforma completamente e eles se sentem muito mais motivados e envolvidos para exercer as suas funções.

Mentalidades ultrapassadas

Algumas estruturas empresariais ainda pregam velhos modelos de organização que podem limitar o desempenho do funcionário, tirando a individualidade de cada um.

Os velhos modelos não prezam pelo bem-estar e saúde ocupacional de seus colaboradores. A ausência de fatores importantes, como cultura do feedback e um espaço que preserve a individualidade de cada um, prejudica o bom clima corporativo, essencial para o bom desempenho profissional.

Mas, através do reconhecimento dos pontos fortes e fracos de cada colaborador, é possível realizar um trabalho específico com cada membro do time. Focar no colaborador influencia positivamente no desenvolvimento de habilidades, capacidades e no aumento da satisfação entre a equipe.

Além disso, se atentar para o planejamento do layout do escritório é um ponto que deve ser valorizado, já que o colaborador passa grande parte do seu dia no trabalho, em um ambiente que vai interferir, de alguma forma, na sua vida. Esses ambientes podem ser ajustados para agregar profissionalmente, tirando o desconforto e condições que reduzem a produtividade.

Planejamento do espaço

O ideal é fazer o planejamento do lugar antes da sua construção, adaptando cada detalhe.

Nesse planejamento, flexibilidade e personalização são palavras-chave. Cada empresa pode fazer do seu jeito. Elementos como cores e móveis são importantes para despertar e expandir a criatividade. Fora que quando bem pensados, podem trazer um refúgio quando as demandas pesarem.

Também é importante oferecer o máximo de conforto para as pessoas que vão passar o dia todo ali, prezando pela ergonomia.

Ergonomia

Investir na ergonomia no trabalho é um dos caminhos para elevar a produtividade dos colaboradores. Ou seja, ao proporcionar um ambiente adequado, o trabalhador consegue produzir mais.

Não precisa ser uma ação complexa. O simples ato de realizar alguns simples ajustes no local, como trocar a iluminação, cadeiras ou mesas de um escritório, já traz mudanças significativas. Certamente, o resultado de direcionar esforços para a ergonomia diminui a taxa de erros ou trabalhos malfeitos, uma vez que o ambiente completo e preparado irá beneficiar a concentração e cumprimento de atividades.

Um espaço confortável e adequado

Equipamentos, móveis e demais detalhes são todos ajustados, com a finalidade de oferecer ao colaborador um espaço confortável e adequado. Para colocar essa ideia em prática, vale seguir os seguintes passos:

  • Investir em cadeiras que tenham o assento ajustável. É importante lembrar que os pés do indivíduo precisam ficar completamente apoiados no chão;
  • Instalar mesas e balcões que fiquem posicionados na altura da cintura dos profissionais;
  • Computadores, monitores e outros aparelhos eletrônicos devem ser posicionados na altura da cabeça do funcionário. Procure adquirir equipamentos ajustáveis;
  • Trabalhadores que exercem as suas funções em ambientes com grandes níveis de ruídos devem trabalhar com abafadores de som. Em geral, esse cuidado é tido em indústrias;
  • Uso de máscaras próprias de proteção para colaboradores que trabalham manuseando produtos químicos.

Privacidade

A privacidade é um dos elementos mais importantes para qualquer pessoa. Sem dúvidas, a falta dela pode prejudicar a produtividade.

Essa produtividade pode ser pensada com locais refugiados para o colaborador ter seu próprio momento quando precisar relaxar um pouco. Esse local também é uma oportunidade de pensar em novos projetos, geralmente mais importantes também para a empresa.

Enfim, o ambiente de trabalho também influencia na produtividade dos colaboradores. Por isso, vale a pena ajustá-lo para otimizar os rendimentos.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a produtividade de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades!

[rock-convert-pdf id=”4266″]

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content