Como o ambiente de trabalho influencia a produtividade

ambiente de trabalho influencia a produtividade

Muito se fala sobre como ambiente de trabalho influencia a produtividade. Entretanto, conseguir entregar mais, ainda mantendo a qualidade final, nem sempre é uma tarefa fácil.

Para reverter esse quadro, simples atitudes podem fazer total diferença. Dessa forma, o humor dos colaboradores se transforma completamente e eles se sentem muito mais motivados e envolvidos para exercer as suas funções.

Mentalidades ultrapassadas

Algumas estruturas empresariais ainda pregam velhos modelos de organização que podem limitar o desempenho do funcionário, tirando a individualidade de cada um.

Os velhos modelos não prezam pelo bem-estar e saúde ocupacional de seus colaboradores. A ausência de fatores importantes, como cultura do feedback e um espaço que preserve a individualidade de cada um, prejudica o bom clima corporativo, essencial para o bom desempenho profissional.

Mas, através do reconhecimento dos pontos fortes e fracos de cada colaborador, é possível realizar um trabalho específico com cada membro do time. Focar no colaborador influencia positivamente no desenvolvimento de habilidades, capacidades e no aumento da satisfação entre a equipe.

Além disso, se atentar para o planejamento do layout do escritório é um ponto que deve ser valorizado, já que o colaborador passa grande parte do seu dia no trabalho, em um ambiente que vai interferir, de alguma forma, na sua vida. Esses ambientes podem ser ajustados para agregar profissionalmente, tirando o desconforto e condições que reduzem a produtividade.

Planejamento do espaço

O ideal é fazer o planejamento do lugar antes da sua construção, adaptando cada detalhe.

Nesse planejamento, flexibilidade e personalização são palavras-chave. Cada empresa pode fazer do seu jeito. Elementos como cores e móveis são importantes para despertar e expandir a criatividade. Fora que quando bem pensados, podem trazer um refúgio quando as demandas pesarem.

Também é importante oferecer o máximo de conforto para as pessoas que vão passar o dia todo ali, prezando pela ergonomia.

Ergonomia

Investir na ergonomia no trabalho é um dos caminhos para elevar a produtividade dos colaboradores. Ou seja, ao proporcionar um ambiente adequado, o trabalhador consegue produzir mais.

Não precisa ser uma ação complexa. O simples ato de realizar alguns simples ajustes no local, como trocar a iluminação, cadeiras ou mesas de um escritório, já traz mudanças significativas. Certamente, o resultado de direcionar esforços para a ergonomia diminui a taxa de erros ou trabalhos malfeitos, uma vez que o ambiente completo e preparado irá beneficiar a concentração e cumprimento de atividades.

Um espaço confortável e adequado

Equipamentos, móveis e demais detalhes são todos ajustados, com a finalidade de oferecer ao colaborador um espaço confortável e adequado. Para colocar essa ideia em prática, vale seguir os seguintes passos:

  • Investir em cadeiras que tenham o assento ajustável. É importante lembrar que os pés do indivíduo precisam ficar completamente apoiados no chão;
  • Instalar mesas e balcões que fiquem posicionados na altura da cintura dos profissionais;
  • Computadores, monitores e outros aparelhos eletrônicos devem ser posicionados na altura da cabeça do funcionário. Procure adquirir equipamentos ajustáveis;
  • Trabalhadores que exercem as suas funções em ambientes com grandes níveis de ruídos devem trabalhar com abafadores de som. Em geral, esse cuidado é tido em indústrias;
  • Uso de máscaras próprias de proteção para colaboradores que trabalham manuseando produtos químicos.

Privacidade

A privacidade é um dos elementos mais importantes para qualquer pessoa. Sem dúvidas, a falta dela pode prejudicar a produtividade.

Essa produtividade pode ser pensada com locais refugiados para o colaborador ter seu próprio momento quando precisar relaxar um pouco. Esse local também é uma oportunidade de pensar em novos projetos, geralmente mais importantes também para a empresa.

Enfim, o ambiente de trabalho também influencia na produtividade dos colaboradores. Por isso, vale a pena ajustá-lo para otimizar os rendimentos.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a produtividade de seus colaboradores? Então, siga nosso Facebook e nosso LinkedIn para acompanhar as novidades!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!