Como melhorar a produtividade dos funcionários?

como-melhorar-a-produtividade-dos-funcionarios

Saber como melhorar a produtividade dos funcionários é uma tarefa que exige planejamento, organização e avaliação constante dos principais indicadores relacionados à saúde laboral.

Além disso, é fundamental buscar práticas para otimizar cada vez mais essa qualidade. Dentre elas está a telemedicina para empresas, uma solução tecnológica que permite aos funcionários o acesso à saúde de forma fácil e continuada.

Nesse contexto, conceitua-se produtividade como aquele cenário em que o trabalhador executa adequadamente suas atividades e percebe o real valor de suas atribuições, além de realizá-las com estímulo e dedicação.

No entanto, muitos gestores não valorizam essa percepção e acabam perdendo bons funcionários ou desestimulando os restantes.

Para tanto, cabe investir em estratégias simples que impactam significativamente esse conceito e evitam o absenteísmo.

Quer saber como melhorar a produtividade dos funcionários? Então, não perca nossas informações!

Valorize a comunicação dentro da empresa

Em empresas “fechadas” para os funcionários, é comum a disseminação de informações vagas ou falsas que culminam em formação de grupos e diminuem a clareza das determinações das gerências ou dos supervisores imediatos.

Sendo assim, o ambiente fica “carregado” e “contaminado” por versões desencontradas que abalam psicologicamente os funcionários. Para resolver essa situação, é fundamental criar canais de comunicação eficientes e explícitos.

Uma das maneiras de realizar essa tarefa é mediante a divulgação das informações por e-mails institucionais ou nos pontos de aviso localizados em locais estratégicos da empresa.

Além de desmitificarem as notícias incoerentes, esses canais diminuem a tensão do ambiente e promovem a melhora do bem-estar e da qualidade de vida.

Invista em treinamentos contínuos

Um funcionário bem treinado executará suas responsabilidades com eficiência e dedicação e, consequentemente, melhorará os índices de produtividade da empresa. Para tanto, cabe aos gestores a programação de treinamentos periódicos.

Essa capacitação pode ser feita internamente ou via terceirização das atividades, desde que sejam previamente agendadas para não interferirem no fluxo das atividades profissionais já estabelecidas durante o expediente.

Os treinamentos devem visar às novas tendências em determinada atividade ou à implantação de rotinas de integração entre os setores, situações que são altamente exigidas pelos profissionais que se dedicam à empresa.

Promova qualidade de vida para os funcionários

A qualidade de vida é a percepção do indivíduo em relação à sua vida pessoal e profissional. Nesse quesito, são avaliadas a satisfação do colaborador com as atividades exercidas, a possibilidade de mudanças ou o remanejamento para outra atribuição.

Para tanto, é crucial fazer um levantamento das necessidades profissionais de cada trabalhador, apontar as opções existentes e conversar abertamente sobre os propósitos na empresa a fim de melhorar a produtividade e garantir a satisfação do indivíduo.

Outra estratégia que pode contribuir para a melhoria na qualidade de vida do funcionário é a formalização da empresa com academias, centros odontológicos, consultórios multiprofissionais e outros benefícios levantados pelos funcionários.

Saber como melhorar a produtividade dos funcionários é uma forma de incentivar o trabalho bem-feito com a adoção de ferramentas simples e objetivas.

Nelas, incluem-se a mudança no perfil de comunicação na empresa, a inclusão de benefícios conforme a demanda dos funcionários e a adoção de treinamentos periódicos e adequados ao perfil de cada colaborador, dentre outras possibilidades.

Assim, o gestor terá um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

E você, o que tem feito para alcançar melhorias nas condições laborais em sua empresa? Achou nossas dicas interessantes? Então, compartilhe nossas informações nas redes sociais!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!