Como incentivar a diversidade nas empresas?

Descubra a importância da diversidade nas empresas

A discussão sobre a importância da diversidade está cada vez mais presente na sociedade. Sendo assim, e a igualdade de direitos entre pessoas de diferentes gêneros, orientações sexuais, etnias e classes sociais têm sido pauta em muitos ambientes, inclusive o empresarial.

Nesse sentido, a diversidade nas empresas tem trazido o foco no respeito mútuo, mas ainda assim temos muito o que melhorar. Em geral, as organizações tem percebido que, mais importante que a teoria, é colocar a diversidade em prática.

Por isso, muitas empresas estão prestando mais atenção em seu quadro de funcionários e suas políticas internas. Dessa forma, elas estão buscando estar de acordo com pautas debatidas dentro de movimentos sociais como o feminismo, o antirracismo e a PCD, por exemplo. 

Então, continue a leitura e descubra a importância da valorização da diversidade nas empresas.

Por que incentivar diversidade na sua empresa?  

Infelizmente, a desigualdade de direitos no Brasil é bem alta.  Confira algumas estatísticas a seguir.

  • Segundo o Instituto da Segurança Pública (ISP), mais de 120 mil casos de agressão a mulher foram registrados em 2020;
  • Em 2016, o Fórum Econômico Mundial afirmou que seriam necessários 95 anos de mudanças para que a igualdade entre homens e mulheres acontecesse no Brasil.  
  • A ONU (Organização da Nações Unidas) mostrou em 2019 que, das 16,2 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza no Brasil, mais de 70% são negras;  
  • A Anistia Internacional faz um alerta, apontando que, a cada 23 minutos, um jovem negro entre 15 e 29 anos, é morto no Brasil;  
  • O Grupo Gay (Bahia), também em 2019, levantou registros que mostraram que uma pessoa LGBTQIA+ morre a cada 26 horas no país.

Esses são apenas alguns dados que mostram a importância da luta no dia a dia. Contudo, essas realidades só poderão mudar pessoas e empresas estiverem abertas a ouvir, aceitar e respeitar diversas vozes para debater e combater as desigualdades.  

Vantagens da diversidade nas empresas

Sabia que promover a diversidade nas empresas também é uma forma de criar um ambiente organizacional produtivo? Pois é. Nesse sentido, uma pesquisa da McKinsey & Company mostra que, em geral, empresas mais diversas têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média.

Sendo assim, além de ser positivo para a sociedade, a diversidade nas empresas também é sustentável e produtiva. Por isso, confira nos próximos tópicos outras vantagens para o ambiente organizacional.

Redução do turnover

Quando o a cultura organizacional é mais inclusiva, os colaboradores se sentem mais à vontade para serem quem realmente são. Assim, o engajamento nas funções diárias acontece de forma natural, sem medo de julgamentos.

Além disso, oferecer a representatividade incluindo pessoas diferentes em cargos de confiança traz impactos positivos na rotina de trabalho. Dessa forma, as pessoas se sentem valorizadas e motivadas à realizar um bom trabalho, e, assim, também diminuindo o turnover.

Incentivando o crescimento profissional e organizacional  

Ao abrir oportunidades para que pessoas que se enquadram em minorias, a empresa irá perceber os benefícios no negócio como um todo. Afinal, é a partir da inclusão de diferentes realidades que se consegue olhar por diferentes perspectivas, e assim, atingir objetivos inovadores.

Sendo assim, dar oportunidade para pessoas pretas, indígenas, LGBTQIA+ ajuda a trazer novas visões de mundo para o ambiente organizacional.

Dessa forma, a cultura da empresa se torna mais rica, agregando as diferentes qualificações e experiências em seus próprios valores.

Incentivando a diversidade nas empresas

Para incentivar a diversidade nas empresas, é preciso alinhar o departamento de Recursos Humanos e os gestores das equipes.

Na verdade, é importante revisar o Código de Conduta da empresa e conferir a cultura organizacional como um todo. Afinal, fica mais fácil entender se as oportunidades estão acontecendo de forma igualitária, a partir da observação do quadro de colaboradores atual.

Em seguida, analise os métodos de contratação, e dê abertura para pessoas de grupos minoritários diante de processos seletivos.  Além disso, entender se os profissionais estão se respeitando entre si é essencial.

Nesse sentido, uma forma de incentivar um ambiente organizacional positivo, é compartilhar informações que possam ajudar a conscientização da importância da empatia na rotina. A partir disso, é possível desenvolver dinâmicas, campanhas e até mesmo palestras sobre o assunto.  

Em casos de PCD, é essencial que a empresa esteja apta para receber esses profissionais da melhor forma possível. Assim, os colaboradores dessa categoria podem desenvolver sua rotina de trabalho sem problemas que possam atrapalhar suas relações profissionais e interpessoais.

Por que junho é o mês da diversidade?  

Nos anos 60, um grupo de resistência LGBTQIA+ passou a se reunir em Nova York no bar Stonewall Inn durante o mês de junho. O movimento começou após a polícia realizar uma abordagem violenta naquele espaço, quando ainda era crime não responder aos padrões heteronormativos.

A partir disso, surgiram as passeatas pelo Orgulho LGTBQIA+ e, ao longo dos anos, outras pautas foram sendo somadas à discussão.  

Mas vale ressaltar: apesar do mês de junho ser representativo por esse contexto histórico, as discussões sobre a importância da diversidade devem acontecer todos os dias.


Gostou desse conteúdo? Para ficar pro dentro de mais assuntos como esse, fique de olho em nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedIn e YouTube.  

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content