Passo a passo para incentivar os colaboradores a controlar o colesterol

Como incentivar os colaboradores a controlar o colesterol?

O colesterol alto é um dos principais causadores de problemas de saúde graves, principalmente de questões cardiovasculares. Isso acontece porque, quando em níveis elevados no sangue, essa substância começa a formar placas que podem gerar quadros como infartos, AVCs, entre outros problemas sérios.

Por isso, muitas vezes, pode se tornar uma das causas de futuros afastamentos, comprometendo a saúde e qualidade de vida dos funcionários. Sendo assim, as empresas podem incentivar os colaboradores a controlar seu colesterol.

Confira, portanto, dicas importantes para auxiliar a controlar o colesterol dos seus colaboradores. Boa leitura.

Divulgue informações sobre os sintomas de problemas

Um dos pontos importantes para que seja possível conscientizar e alertar os colaboradores sobre a necessidade de cuidados acerca do colesterol alto é por meio da informação sobre os sintomas (ou a falta deles) e como isso pode impactar na saúde do colaborador.

Alguns dos sintomas de que o indicador está elevado são:

  • Cansaço;
  • Dores de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Palpitações.

Em geral, os sintomas não são necessariamente do colesterol alto, mas sim de problemas cardiovasculares gerados pelo quadro.

Em outras palavras, o colesterol alto em si não apresenta sintomas, sendo um quadro silencioso. Sendo assim, é fundamental informar os colaboradores, e incentivar que façam check-ups de rotina, para identificar o quadro antes que possam representar problemas mais sérios de saúde.

Crie ações para falar da importância em controlar o colesterol

A conscientização é fundamental no dia a dia, e a comunicação interna da empresa pode ser uma grande aliada no processo. Diversas ações podem ser realizadas nesse sentido, e alguns exemplos são:

  • Informes sobre alimentação saudável no refeitório;
  • Envio de informes sobre como reduzir o consumo de gordura saturada;
  • Transmissão de palestras com especialistas, que podem auxiliar com dicas para melhorar a alimentação;
  • Abrir espaços para trocas de informações sobre hábitos de vida saudável;
  • Incentivar medidas de maior proteção à saúde por meio de uma gestão de benefícios.

Eduque sobre alimentação saudável para controlar o colesterol

Um dos pontos que mais interfere no colesterol alto é a alimentação. Dietas ricas em gorduras saturadas podem potencializar o problema e, portanto, é necessário auxiliar os colaboradores a terem uma dieta mais balanceada e saudável.

Assim, você pode criar ações de educação e criação de planos de alimentação saudável para os seus colaboradores. Por exemplo, pode trazer profissionais para atender os colaboradores, entender suas demandas e rotinas e criar um plano personalizado para cada um deles. Lembre-se que isso é um investimento não apenas para os funcionários, mas também para a empresa como um todo.

Crie um evento no Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O dia 08 de agosto é o “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, momento no qual muitos profissionais de saúde realizam ações para conscientização de hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida.

Nesse dia, pode-se dedicar momentos nas empresas para gerar ações importantes de informação, como por exemplo:

  • Atendimento com nutricionistas, endocrinologistas, cardiologistas e outros profissionais de saúde;
  • Conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis (bom descanso, atividades físicas, alimentação saudável, entre outros);
  • Informações sobre questões importantes sobre o colesterol (por exemplo, diferença entre HDL, LDL, VLDL e quais são aqueles que devem ser controlados e quais devem ser aumentados);
  • Trazer como a empresa traz formas de potencializar a saúde dos colaboradores e minimizar problemas. Por exemplo, ter um cardápio saudável na cantina ou restaurante da empresa.

Medidas para controlar o colesterol são importantes para garantir maiores cuidados com seus colaboradores. Esse é um problema silencioso e que, quando começa a trazer os primeiros sinais, pode ser tarde demais.

Essas ações auxiliam a garantir a proteção individual dos colaboradores, evita afastamentos e melhora o vínculo entre colaboradores e empresa.


Quer mais dicas importantes como essas? Assine a nossa newsletter e confira nossos conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content