Passo a passo para incentivar os colaboradores a controlar o colesterol

Como incentivar os colaboradores a controlar o colesterol?

O colesterol alto é um dos principais causadores de problemas de saúde graves, principalmente de questões cardiovasculares. Isso acontece porque, quando em níveis elevados no sangue, essa substância começa a formar placas que podem gerar quadros como infartos, AVCs, entre outros problemas sérios.

Por isso, muitas vezes, pode se tornar uma das causas de futuros afastamentos, comprometendo a saúde e qualidade de vida dos funcionários. Sendo assim, as empresas podem incentivar os colaboradores a controlar seu colesterol.

Confira, portanto, dicas importantes para auxiliar a controlar o colesterol dos seus colaboradores. Boa leitura.

Divulgue informações sobre os sintomas de problemas

Um dos pontos importantes para que seja possível conscientizar e alertar os colaboradores sobre a necessidade de cuidados acerca do colesterol alto é por meio da informação sobre os sintomas (ou a falta deles) e como isso pode impactar na saúde do colaborador.

Alguns dos sintomas de que o indicador está elevado são:

  • Cansaço;
  • Dores de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Palpitações.

Em geral, os sintomas não são necessariamente do colesterol alto, mas sim de problemas cardiovasculares gerados pelo quadro.

Em outras palavras, o colesterol alto em si não apresenta sintomas, sendo um quadro silencioso. Sendo assim, é fundamental informar os colaboradores, e incentivar que façam check-ups de rotina, para identificar o quadro antes que possam representar problemas mais sérios de saúde.

Crie ações para falar da importância em controlar o colesterol

A conscientização é fundamental no dia a dia, e a comunicação interna da empresa pode ser uma grande aliada no processo. Diversas ações podem ser realizadas nesse sentido, e alguns exemplos são:

  • Informes sobre alimentação saudável no refeitório;
  • Envio de informes sobre como reduzir o consumo de gordura saturada;
  • Transmissão de palestras com especialistas, que podem auxiliar com dicas para melhorar a alimentação;
  • Abrir espaços para trocas de informações sobre hábitos de vida saudável;
  • Incentivar medidas de maior proteção à saúde por meio de uma gestão de benefícios.

Eduque sobre alimentação saudável para controlar o colesterol

Um dos pontos que mais interfere no colesterol alto é a alimentação. Dietas ricas em gorduras saturadas podem potencializar o problema e, portanto, é necessário auxiliar os colaboradores a terem uma dieta mais balanceada e saudável.

Assim, você pode criar ações de educação e criação de planos de alimentação saudável para os seus colaboradores. Por exemplo, pode trazer profissionais para atender os colaboradores, entender suas demandas e rotinas e criar um plano personalizado para cada um deles. Lembre-se que isso é um investimento não apenas para os funcionários, mas também para a empresa como um todo.

Crie um evento no Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O dia 08 de agosto é o “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, momento no qual muitos profissionais de saúde realizam ações para conscientização de hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida.

Nesse dia, pode-se dedicar momentos nas empresas para gerar ações importantes de informação, como por exemplo:

  • Atendimento com nutricionistas, endocrinologistas, cardiologistas e outros profissionais de saúde;
  • Conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis (bom descanso, atividades físicas, alimentação saudável, entre outros);
  • Informações sobre questões importantes sobre o colesterol (por exemplo, diferença entre HDL, LDL, VLDL e quais são aqueles que devem ser controlados e quais devem ser aumentados);
  • Trazer como a empresa traz formas de potencializar a saúde dos colaboradores e minimizar problemas. Por exemplo, ter um cardápio saudável na cantina ou restaurante da empresa.

Medidas para controlar o colesterol são importantes para garantir maiores cuidados com seus colaboradores. Esse é um problema silencioso e que, quando começa a trazer os primeiros sinais, pode ser tarde demais.

Essas ações auxiliam a garantir a proteção individual dos colaboradores, evita afastamentos e melhora o vínculo entre colaboradores e empresa.


Quer mais dicas importantes como essas? Assine a nossa newsletter e confira nossos conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!