Você sabe qual é o perfil do colaborador ideal?

colaborador ideal

Afinal, o que buscam as empresas? É claro que todo gestor quer funcionários que somem, agreguem conhecimentos e resultados. Mas qual é o perfil deste colaborador ideal?

Note que usamos a expressão ‘colaborador ideal’, e não o perfeito. Até porque perfeição não existe, e gestores que buscam esta característica irreal perdem a oportunidade de ter pessoas mais humanas em sua equipe.

As especificidades do que as empresas buscam em um funcionário dependem da vaga e dos valores da instituição. Mas há alguns pontos que podem ser considerados universais em um colaborador ideal.

Quer saber quais são eles? Continue lendo!

Brilho nos olhos

É evidente que capacitação é primordial. Mas além da parte técnica, colaboradores que apresentam paixão pelo que fazem são diferenciados.

Saber fazer é fácil. Amar o que faz é especial. Pode parecer lúdico, mas este brilho nos olhos pode ser observado na prática da rotina no trabalho.

Quem realmente gosta do que faz se dedica mais e faz questão de entregar o serviço com o melhor resultado. 

Gostar do assunto faz com que o colaborador sempre busque se atualizar, estudando as inovações da área e tornando-se mais capacitado.

É claro que a rotina diária e o peso dos anos faz com que todos percam um pouco do gás inicial da profissão. Mas aqueles que têm o brilho nos olhos sempre levam consigo os princípios de quem ama o que faz.

Valores alinhados com a empresa

É muito comum que bons profissionais não se adaptem à empresas. Não porque eles não entregavam o que era solicitado, mas porque os valores não eram alinhados com o da instituição.

Para uma empresa B – que tem a sustentabilidade como principal pilar -, de nada adianta contratar alguém com um currículo incrível, se o funcionário não se importar com o planeta em sua vida pessoal, por exemplo.

O colaborador ideal vive com a mesma ética que a empresa. É por isso que muitos sites de recrutamento fazem testes de perfil ideológico.

Dessa forma, a mente do colaborador funcionará na mesma sintonia que a empresa vibra. Assim, os resultados dos projetos apresentados serão sempre coerentes.

A internet não perdoa, e constantemente empresas estão sendo desmascaradas por agirem nos bastidores de forma oposta ao que pregam nas propagandas. Esta é uma das maiores crises para a imagem de uma instituição.

E é por isso que coerência é chave. O colaborador ideal veste a camisa e realmente acredita nos princípios defendidos pela empresa.

Comunicação como pilar

O colaborador ideal tem a comunicação como um dos principais pilares do ambiente de trabalho.

E este é um processo de mão dupla. Para que haja uma boa comunicação entre os colaboradores, os superiores devem abrir esta canal e deixá-los confortáveis.

Uma equipe que se comunica, funciona melhor. Portanto, o colaborador ideal é aquele que compartilha frustrações, sugere ideias e questiona decisões.

Outro aspecto indispensável no perfil deste funcionário desejado é saber falar com todos, desde os terceirizados da limpeza até o CEO.

Além de esta ser uma característica básica de educação e humanidade, demonstra que o colaborador saberá comunicar com todos os públicos.

Saber o perfil do colaborador ideal é benéfico tanto para gestores, como para os próprios funcionários que buscam ser a melhor versão de si mesmos.

Para mais dicas de como tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo ao mesmo tempo, curta a página da Conexa Saúde no Facebook.

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!