Entenda a importância do clima organizacional na empresa

clima organizacional

Analisar os indicadores internos do seu negócio é uma forma de conseguir melhores resultados, encontrar brechas de melhorias e identificar quais são os pontos fortes do negócio. Por isso, sua observação deve ser sistêmica, a fim de ter o melhor controle sobre a empresa.

Um dos principais indicadores que devem ser trabalhados é o de clima organizacional. Ele traz dados relevantes e substanciais para a melhoria da sua empresa como um todo, principalmente internamente.

Quer entender mais sobre esse indicador? Leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é o clima organizacional?

O clima organizacional diz respeito à percepção que seus colaboradores têm, de forma coletiva, sobre a empresa como um todo, incluindo gestores, líderes, diretores e a imagem da “entidade empresa” de forma geral.

Esse conceito se constrói diante da experiência em longo prazo com as políticas da empresa, suas respectivas estruturas, os sistemas e valores, entre outros parâmetros.

Qual a importância desse conceito?

O clima organizacional talvez seja uma das métricas mais importantes para mensurar o clima da sua organização. Ele é um retrato da realidade da empresa internamente, mostrando se ela está indo pelo caminho certo ou se é necessário fazer adequações para melhorar os procedimentos e as rotinas internas.

Por exemplo, um clima organizacional ruim, em um determinado setor, pode ocorrer devido à ineficiência de um gestor, de forma que, ao identificarem isso, seus superiores podem tomar as medidas necessárias para contornar a situação e tornar o ambiente mais favorável para todos, garantindo o bem-estar dos presentes.

Como o clima organizacional está ligado com a satisfação do colaborador no trabalho?

Como você pode perceber, o clima organizacional está diretamente relacionado à percepção do colaborador em relação ao ambiente de trabalho. Isso implica também a satisfação do funcionário com o seu ambiente laboral.

Se a sua vivência com as políticas da empresa, a estrutura, os modelos de gestão, entre outros, é positiva, então, sua satisfação com o ambiente de trabalho será maior, o que implica também maior produtividade e estímulo para que o colaborador permaneça na empresa.

Em compensação, caso o ambiente seja tenso, com diversas brigas e desgaste constante do colaborador, o clima organizacional cairá e, consequentemente, sua motivação diminuirá. Com isso, ele estará constantemente mais estressado e menos produtivo e, provavelmente, pedirá demissão em breve.

Por isso, uma boa gestão de clima organizacional é fundamental para conseguir lidar melhor com essas questões e trazer seus funcionários cada vez mais para perto da empresa.

Como melhorar o clima organizacional na sua empresa?

Porém, como fazer uma boa gestão de clima organizacional? Quais são os itens que devem ser observados para conseguir melhores resultados? Veja os principais pontos a seguir!

Faça pesquisas com os colaboradores

Antes de qualquer coisa, entenda o que seus colaboradores pensam, o que estão sentindo, como eles veem a sua empresa no momento e qual o caminho que deve ser tomado para melhorar a situação.

Essa pesquisa de clima organizacional deve ser feita periodicamente, com o objetivo de avaliar se houve mudanças e, se sim, quais foram os principais pontos que sofreram alterações.

Ofereça treinamentos

Uma forma de agradar aos seus colaboradores é oferecendo treinamentos, cursos, pós-graduações, entre outros itens que auxiliem-nos a crescerem continuamente como profissionais. Isso mostra a valorização do seu funcionário por parte da empresa.

Ofereça feedbacks constantes

Seus colaboradores precisam ser motivados entendendo o que fazem de positivo e recebendo críticas construtivas sobre o que podem melhorar. Isso mostra que a empresa não quer apenas depreciar o seu trabalho e deseja colaborar para o seu crescimento pessoal e profissional.

Escute seus colaboradores

Seus colaboradores podem ter muito o que dizer sobre a empresa para a qual trabalham, indicando possibilidades de melhorias e possíveis insatisfações e mostrando quais são as melhores saídas para melhorar o clima organizacional.

O clima organizacional é fundamental para manter a sua empresa positiva. Afinal, não adianta ter os melhores produtos e uma imagem externa impecável e, internamente, tudo estar bagunçado, não é mesmo? Por isso, é fundamental que os gestores sempre estejam atentos a esse indicador.

Quer mais dicas importantes para melhorar os indicadores da sua empresa, principalmente sobre a saúde dos seus funcionários? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos posts diretamente no seu feed de notícias.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!