O cisto sinovial é um pequeno tumor que se forma perto das articulações ou tendões.
Muito comuns nos punhos, ele acontece quando há algum problema na produção do líquido sinovial, que lubrifica as articulações. O líquido, muito similar a um gel de cabelo, se acumula no local ao invés de ser reabsorvido e forma uma pequena protuberância.
Embora seja um tumor, você não precisa ficar assustado! Os cistos sinoviais são benignos e não se alastram pelo corpo. Entretanto, o diagnóstico é fundamental para poder ficar tranquilo. Esses “caroços” podem facilmente ser confundidos com outras lesões. Por isso, a consulta com um especialista é essencial nesses casos.
Para descobrir se a protuberância que apareceu na sua mão, punho, pé, joelho ou tornozelo é mesmo um cisto sinovial, é só continuar a leitura!
O que causa um cisto sinovial?
Os cistos sinoviais são formados pelo líquido sinovial. Ele funciona como uma bolsa de água.
O líquido que se acumula na região tem uma função muito importante nas articulações. Ele age como um lubrificante, que ajuda os ossos a se moverem de forma suave uns sobre os outros, sem fricção ou desgaste. Não só isso, o líquido sinovial também ajuda a nutrir a cartilagem e a proteger as articulações de impactos.
Assim, quando há algum tipo de problema com esse processo, como a produção excessiva de líquido sinovial ou a dificuldade na sua absorção, o líquido começa a se acumular e forma o cisto.
Isso pode ocorrer por vários motivos:
1. Uso exaustivo da articulação
Digitar por muitas horas, carregar objetos pesados ou praticar esportes que exigem muito das mãos ou dos punhos é um dos motivos mais comuns dos cistos sinoviais. O movimento contínuo pode desgastar a articulação e formar os caroços.
2. Desgaste natural das articulações
Outra causa comum é o envelhecimento. Com o tempo, a articulação tende a perder a capacidade de produzir e absorver o líquido sinovial de forma eficiente. Assim, a lubrificação se acumula na região articular mais desgastada.
3. Traumas ou lesões
Entorses, luxações ou impactos fortes nas articulações podem alterar o funcionamento normal do corpo e contribuir para o aparecimento do tumor.
4. Artrite
A artrite é uma doença que causa inflamação nas articulações. Por estar associada também ao aumento da produção do líquido sinovial, ela também pode causar o surgimento dos cistos.
Quais são os sintomas do cisto sinovial
Como explicamos, o cisto sinovial é um tumor mole benigno. Ou seja, não apresenta maiores riscos e problemas à saúde. Por isso, em muitos casos, os cistos sinoviais não causam sintomas.
Apesar disso, ele não deixa de ser uma massa estranha ao organismo. Assim, afeta o funcionamento normal do corpo e pode gerar alguns desconfortos. Isso varia de acordo com o tamanho do cisto. Quanto maior for o caroço, mais desconforto tende a gerar.
Os sintomas mais comuns do cisto sinovial incluem:
- Inchaço visível ou palpável: o cisto sinovial aparece no formato de nódulo similar à uma bolha, geralmente na parte de trás do punho, dedos ou em torno dos joelhos e tornozelos
- Dor ou desconforto: o tumor pressiona os nervos ou as estruturas ao redor da articulação, que pode causar dor leve a moderada. O desconforto tende a piorar com o uso excessivo da articulação afetada.
- Dificuldade de se movimentar: outro sintoma do cisto é a dificuldade de movimentar a região com o nódulo devido à pressão que o líquido acumulado exerce em tendões e nervos.
- Pressão: embora o cisto não cause dor intensa, ele também pode gerar uma sensação de pressão ao fazer tarefas que forçam a articulação afetada.
Se você observou um caroço de aspecto mole próximo de alguma articulação, pode ser sinal de um cisto sinovial. Como o tumor pode ser facilmente confundido com outros problemas, não ignore a necessidade de uma consulta médica.
O médico que cuida de cisto sinovial, o ortopedista, verifica seus sintomas, avalia o local e diagnostica a condição da forma correta. Pela Conexa Saúde, você agenda uma consulta online em poucos minutos e é atendido logo em seguida.

Como é feito o tratamento de cisto sinovial?
A forma de tratar o cisto sinovial depende do tamanho do cisto, da presença ou não de dor e como o caroço tem impactado nas atividades diárias. Muitas vezes, o cisto sinovial pode desaparecer por conta própria, sem a necessidade de tratamento, especialmente quando não causa dor ou limitações.
No entanto, quando ele é doloroso e interfere nos movimentos, existem algumas opções de tratamento cirúrgicas e não cirúrgicas. Além de analgésicos em caso de desconforto, também é possível acabar com o cisto sinovial com:
1. Drenagem
Quando o cisto atinge um tamanho grande, o cisto pode ser drenado. Nesse caso, o médico anestesia o local e usa uma agulha para drenar o líquido sinovial.
Para finalizar o procedimento, o especialista aplica corticoides na área que atrapalham o preenchimento do cisto sinovial. Essa solução, porém, nem sempre é permanente. Algumas vezes, o caroço pode voltar a crescer.
2. Imobilização
Outra forma de tratar o cisto sinovial é com a imobilização da articulação por meio de uma tala. A bandagem ajuda a comprimir o tumor e impede o movimento. Isso cicatriza o cisto e diminui a dor.
3. Tratamento cirúrgico
Se ainda assim o cisto continuar incomodando ou for muito grande, uma cirurgia pode ser a resposta.
Durante a cirurgia, o ortopedista remove não só cisto, mas também parte do tecido sinovial que fica ao redor dele. Isso diminui as chances de o cisto voltar.
Quanto tempo leva para o cisto sinovial sumir?
Tanto o tempo de crescimento, quanto o tempo de recuperação do cisto sinovial varia bastante.
O tamanho do cisto e a abordagem de tratamento escolhida são os principais fatores que determinam o tempo que o tumor vai desaparecer. Em casos mais simples, onde o cisto não causa sintomas, ele pode desaparecer espontaneamente em semanas.
Já aqueles cistos que causam dor e geram dificuldade na movimentação, pode demorar um pouco mais para desaparecer sozinho. Se for feita a drenagem ou imobilização, o tumor some em dias.
Agora, se mesmo após o tratamento o cisto volte a crescer, o tratamento deve ser reconsiderado.
Seja qual for o caso, é indispensável seguir as recomendações médicas e acompanhar a evolução do quadro.

Como diagnosticar o cisto sinovial?
Os sintomas do cisto sinovial são bastante clássicos. Por isso, muitas vezes, a suspeita do diagnóstico começa com o próprio paciente. Porém, só pode ser confirmada mesmo com um ortopedista.
Com uma avaliação clínica, o médico examina a área e investiga os principais indicativos, como a sensação ao toque no tumor, quando começou a crescer, verifica se o caroço causa dor…
Dependendo do caso, o especialista pode solicitar algum tipo de exame ou, ainda, em casos mais raros, pode realizar ou solicitar uma punção. Com uma pequena amostra do líquido do cisto é possível analisar e descartar outras condições mais graves que possam estar associadas.
No caso de consulta online, o médico avalia os sintomas e, se for necessário fazer algum exame, o paciente realiza de onde estiver retorna à consulta via telemedicina com o mesmo ortopedista. Assim, ele avalia os resultados, diagnostica a condição e dá início ao tratamento.
Quando consultar um profissional?
Mesmo que o cisto sinovial seja uma condição que não causa muitos problemas à saúde, o diagnóstico depende de um médico. Assim, é possível descartar outros problemas que podem estar relacionados. (Eu tiraria esse parágrafo pra não ficar mto extenso)
Apresentou os sintomas e suspeita de um cisto sinovial? É quando você deve procurar um ortopedista.
Se ele estiver causando dor, desconforto, dificuldade de movimento nas articulações ou crescer rapidamente, o atendimento deve ser priorizado.
Se o cisto sinovial estiver pressionando nervos ou outras estruturas importantes ao redor da articulação, isso pode levar a sintomas mais graves, como formigamento, fraqueza ou até perda de mobilidade na área afetada. A consulta com um médico é indispensável para evitar danos permanentes.
Caso você suspeite de um cisto sinovial ou tenha um que mesmo após o tratamento tenha retornado, procure ajuda médica o quanto antes.
Na Conexa Saúde, você agenda uma consulta online em poucos minutos e é atendido por um ortopedista do conforto da sua casa. Com todos os benefícios da telemedicina, o processo é ágil e pode ser feito de onde você estiver.
São dezenas de profissionais prontos para te atender. Em casos de dores agudas, a plataforma ainda conta com o Pronto Atendimento online. Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Não deixe sua saúde para depois. Marque agora mesmo sua consulta com ortopedista.

Revisado por:
Juliana Seixas
Especialista em Medicina de Família pela UERJ. Médica do Trabalho pela Funorte. Pós graduanda em gestão de saúde pela FGV. CREMERJ 52981249.