O catarro é uma secreção produzida pelas mucosas do sistema respiratório, caracterizado por uma secreção espessa e viscosa e resultante de gripes, resfriados e alergia respiratória, mas também pode ser indicativo de infecções variadas.
Esse líquido está presente naturalmente nas vias áreas, mas tem sua produção aumentada como uma resposta para diferentes tipos de agressões, como alergias e infecções.
Sua principal função é manter a lubrificação, limpeza e proteção das mucosas do sistema respiratório para evitar irritações, a entrada de corpos estranhos e também possíveis lesões, que podem provocar infecções, além de promover a proteção do organismo contra vírus, bactérias e microrganismos.
Além disso, o catarro pode apresentar cores variadas, dependendo da natureza da infecção ou do estado de saúde da pessoa afetada.
Por isso, conhecer o significado de cada cor de catarro possibilita que você conheça os sintomas associados a essa condição e busque pelo tratamento adequado.
Leia o nosso artigo e entenda quais são as causas do catarro, sintomas, o que significa cada cor do catarro e os tratamentos recomendados. Confira!
Quais são as causas mais comuns do excesso de catarro?
As causas mais comuns do excesso de catarro são os fatores climáticos, como quedas na temperatura ou mudanças na umidade do ar.
Essas condições exigem que o organismo ajuste seu metabolismo, as funções biológicas e o sistema imunológico para se manter protegido em temperaturas baixas. A presença de pólen, poeira, poluição e ácaros podem provocar o surgimento de catarro.
Somado a isso, infecções respiratórias, como gripes, resfriados, bronquite, pneumonia, tuberculose e Covid também são agentes causadores e estimuladores do catarro, já que essas condições atacam o sistema respiratório.
Outra causa do catarro está associada à exposição a produtos tóxicos, químicos e até ao tabagismo, que podem irritar e danificar as vias respiratórias, estimulando uma produção maior de catarro, além de pigarro e rouquidão.
Quais sintomas estão normalmente associados ao excesso de catarro?
Há muitos sintomas associados ao surgimento de catarro, os quais podem variar conforme a gravidade, condição física e a causa apresentada pelo indivíduo.
Contudo, entre os sintomas relacionados a essa condição estão nariz ardendo e escorrendo, tosse, espirros, congestão nasal, dificuldade para respirar, inflamação ou irritação na garganta.
O que significa cada cor de catarro?
A cor de catarro pode variar conforme a causa do excesso de muco nas vias respiratórias, refletindo diferentes características e estados de saúde.
Conheça o que significa cada cor de catarro:
1. Catarro verde ou amarelo
O catarro nas cores verde ou amarelo pode estar associado ao surgimento de neutrófilos nas vias áreas, que são basicamente células de defesa do corpo, produzindo uma proteína esverdeada, que se mistura ao catarro.
Além disso, a cor do catarro também pode variar conforme o volume dessa proteína no organismo, o que pode sinalizar uma infecção nas vias respiratórias ou nos seios nasais, como sinusite ou pneumonia.
2. Catarro claro, transparente, branco ou cinza
No caso do catarro claro, transparente, branco ou cinza, esse aspecto pode sinalizar a inflamação das vias áreas superiores, normalmente, relacionada com infecções virais que, não necessariamente, precisam de um tratamento com o uso de antibióticos.
Indivíduos com sinusite ou gripe podem apresentar o catarro nessa coloração, devido à presença de células do sistema imunológico. Além disso, há casos em que o consumo exagerado de laticínios também pode tornar o muco mais esbranquiçado.
3. Catarro escuro, marrom ou preto
O catarro escuro, marrom ou preto está, geralmente, aparece em fumantes e trabalhadores expostos a ambientes poluídos, como minas ou canteiros de obras.
Isso acontece por conta da presença de partículas, como alcatrão ou resina, que se acumulam nas vias respiratórias.
4. Catarro rosado
Já o catarro rosado indica que há uma substância líquida nos pulmões. Essa condição, em sua maioria, pode aparecer em pessoas que apresentam problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca.
Essa doença provoca acúmulo de sangue ao redor dos pulmões, levando a entrada de líquido no órgão respiratório.
5. Catarro vermelho ou com sangue
O catarro com aspecto vermelho ou com sangue pode indicar diferentes condições e, por isso, é preciso ficar em alerta.
Em condições mais simples, o catarro nesta tonalidade pode ser causada por pneumonia, bronquite e sinusite, porém, em alguns casos, é possível que ele esteja associado com doenças mais graves, como tuberculose ou câncer de pulmão.
O que fazer para eliminar o catarro?
Para eliminar o catarro, você pode adotar algumas medidas simples e até caseiras para aliviar os sintomas e auxiliar a expelir a secreção de forma fácil.
Uma das práticas mais eficazes é beber bastante água, visto que a hidratação contribui para fluidificar o muco, facilitando a sua eliminação.
Além disso, outra dica para eliminar o catarro é fazer a inalação com vapor de água quente, que pode ser feito durante o banho ou com o auxílio de um recipiente com água quente. Esse procedimento ajuda a soltar o catarro.
Você também pode usar um umidificador no ambiente, pois ele permite que as vias respiratórias fiquem hidratadas, reduzindo a produção de muco.
Somado a isso, a ingestão de chás de ervas com propriedades expectorantes, como gengibre, hortelã ou eucalipto, também pode auxiliar na eliminação do catarro.
Para eliminar o excesso de muco, é importante ainda ficar longe de poluição, produtos químicos e fumaça de cigarro, que irritam as vias áreas e podem agravar ainda mais os sintomas.
Além dessas medidas, lembre-se sempre que o ideal é identificar a causa do catarro para que o tratamento adequado possa ser adotado.
Sendo assim, se os sintomas persistentes ou se houver presença de sangue no catarro, febre ou dificuldade para respirar, busque por ajuda médica para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado.
Na hora de procurar por atendimento médico, a Conexa Saúde possui médicos especializados, que podem solicitar exames físicos para confirmar o diagnóstico.
Além disso, o paciente pode retornar para revisão dos resultados e para acompanhamento contínuo por meio de consultas online.
Como é feito o diagnóstico da causa do excesso de catarro?
O diagnóstico da causa do excesso de catarro deve ser feito por um médico, que faz uma avaliação clínica completa por meio do histórico detalhado dos sintomas, rotinas e possíveis fatores que podem desencadear essa condição no indivíduo.
Além disso, o médico também poderá solicitar exames complementares, como raio-x de tórax, para observar se há a presença de alterações nos pulmões ou infecções.
Em casos mais complexos, o médico também pode solicitar outros exames complementares, como tomografia e exames de sangue para identificar infecções no corpo.
Como já falamos, na Conexa Saúde, você pode realizar consultas com médicos especializados, que podem solicitar exames físicos para confirmar o diagnóstico.
O paciente pode retornar para revisão dos resultados e acompanhamento contínuo da doença por meio de consultas online.
Qual médico procurar para tratar do excesso de catarro?
Para tratar do excesso de catarro, você pode procurar um médico clínico geral ou um pneumologista, que podem avaliar, diagnosticar e propor o tratamento adequado para diferentes condições de saúde associadas.
Encontrei o tratamento que você precisa na Conexa Saúde e realize consultas rápidas, seguras e precisas com os nossos especialistas.
E não precisa se preocupar, pois, nossos médicos podem solicitar exames físicos, avaliar os resultados e te acompanhar durante todo o tratamento.
Créditos da imagem: cruphoto em iStock
Revisado por:
Rafael Leite Aguilar
Pós graduando em gestão de saúde pela FGV. Atua como Rotina Médica no Pronto Atendimento Conexa Saúde. CRM-ES 18586.