Ambiente de Trabalho: saiba como criar um ambiente saudável

ambiente de trabalho homens conversando

Trabalhar em um ambiente de trabalho agradável e saudável é o sonho de consumo de todos os profissionais. Quantas vezes já ouvimos falar que um amigo pediu demissão porque o ambiente na empresa era insustentável?

Mas como identificar um bom ambiente de trabalho e poder contribuir para o seu desenvolvimento saudável. Os benefícios são inúmeros. Especialistas apontam que o ambiente influencia diretamente na qualidade produtiva dos trabalhadores.

Satisfeitos e felizes, produzem 12% a mais, vendem até 27% mais e podem ser até três vezes mais criativos. Resultados que têm provocado os gestores a repensar os sistemas de gerenciamento de recursos humanos.

Mudar a cultura interna, promover bons relacionamentos, boa comunicação, benefícios, entre outras iniciativas. Enfim, é preciso avançar para construir um ambiente salutar a todos os envolvidos na cadeia produtiva.

O desafio é identificar os problemas, as demandas e criar ferramentas para essa transformação. Para isso, elaboramos esse conteúdo, que traz algumas dicas e vantagens de se trabalhar em um ambiente corporativo agradável. Confira!

O que é um bom ambiente de trabalho?

ambiente de trabalho mulher

De origem do latim ambiens, que significa “que rodeia”, esse termo se refere ao que está no entorno dos seres humanos. Ou seja, o ambiente é o espaço onde a pessoa está inserida, em casa, no lazer, ou no trabalho.

Portanto o ambiente de trabalho é o local onde o profissional presta seu serviço. Ele deve ser agradável, harmonioso, saudável, seguro e produtivo. Não há uma limitação de espaço para estes ambientes. Isso depende do tipo de atividade exercida, se é administrativa, produtiva, comercial, prestação de serviços.

Para promover um ambiente de trabalho saudável, o gestor precisa investir em boas ações de comunicação, benefícios corporativos, planos de carreira, espaço agradável, entre outras iniciativas.

Quais são os ambientes de trabalho?

Com o avanço tecnológico e novas carreiras, são muitas as opções de ambientes de trabalho. Alguns locais mantêm a formação formal, com estruturas rígidas de comando. Já outras são mais flexíveis, arejadas, igualitárias.

Esse formato pode ser determinante para a satisfação ou não da equipe. Reter talentos ou até gerar altos índices de absenteísmo e turnover. Abaixo separamos alguns modelos que estão despontando no mercado de trabalho.

Especialistas em ambientes do trabalho indicam alguns dos principais modelos, ideais para aumentar a produtividade e a satisfação dos funcionários.

– Praças: Espaços abertos ou fechados, aconchegantes, ideais para o trabalho, reuniões ou simplesmente bater papo nas horas vagas de trabalho.

Colmeia: Pelo seu formato promove maior integração e interação entre os colaboradores.

– Jump spaces: São pequenas estações criadas especialmente para funcionários que permanecem por pouco tempo no escritório. Atende também quem trabalha remoto ou em home office.

– Clubhouse: São ambientes ideais para pessoas que precisam realizar algum tio de trabalho juntas por um período maior de tempo. Sua estrutura oferece privacidade em relação aos demais funcionários da organização.

– Esconderijo: Ideal para encontro ou reuniões de menor porte, o esconderijo é reservado, com mesas individuais que atendem duas ou três pessoas com privacidade.

– Desembarque: Assim são denominados os ambientes, geralmente localizados próximo das salas de reuniões, que servem para um breve relaxamento ou concentração.

– Refúgio: Um ambiente mais isolado, onde o colaborador possa ter mais tranquilidade e privacidade para criar ou resolver um problema. Escritórios do tipo open space, podem optar por também ter um refúgio para momentos mais privativos.

Reuniões: Podem ser espaços mais amplos ou menores, usados somente para esse fim.

Qual a importância de criar um bom ambiente de trabalho?

ambiente de trabalho colaboradores

Empresas que valorizam a força de trabalho, como um precioso capital prioriza o bem estar de seus funcionários. E o primeiro passo para isso passa longe de bons salários. Claro que ser bem remunerado é o desejo de todo trabalhador.

Mas atuar em um ambiente salutar contribui para a saúde física e mental, além de já termos comprovação de aumento de produtividade.

Em 2020, dados publicados no Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil (SIT, 2020), apontaram mais de 38 mil fiscalizações de segurança e saúde do trabalho (SST), resultando em 42 mil irregularidades nos mais diferentes setores produtivos.

Um número expressivo e preocupante, que de uma forma ou de outra impacta negativamente na produtividade. No entanto, se as empresas autuadas se preocupassem em atender a legislação e promover ambientes mais saudáveis e seguros, o resultado com certeza seria diferente.

Um bom ambiente de trabalho gera colaboradores mais satisfeitos, saudáveis e seguros. Além disso, corporações que investem em motivação e capacitação contribuem para o crescimento profissional da equipe, despertando neles, um sentimento de pertencimento. 

Dicas para melhorar o ambiente de trabalho

ambiente de trabalho colaboradores reunidos

Para melhorar o ambiente de trabalho nada melhor que adotar iniciativas que motivem e integrem a equipe em busca de melhores resultados. Se o ambiente é tóxico o trabalhador se sente desanimado e isso pode até afetar sua saúde física e emocional.

Altos índices de absenteísmo e turnover também estão ligados a ambientes ruins de trabalho.

Para ter um bom ambiente de trabalho os gestores devem investir na estrutura; na comunicação interna; estimular a criatividade, oferecer segurança, entre outras dicas que seguem:

Construa locais descontraídos na empresa

Muitas vezes não é preciso grandes investimentos para tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Pequenas modificações, aproveitando espaços, como salas, áreas ao ar livre e até corredores fazem a diferença.

Plantas, bancos, poltronas e mesas de jogos, são alguns itens que transformam os ambientes, trazendo aconchego e relaxamento. Ambientes que podem ser usados nos intervalos de café ou refeições e melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores.

Estimule o respeito entre os funcionários

Fortalecer pilares importantes como confiança e transparência são fundamentais para estimular o respeito entre os colaboradores.

Juntamente com o setor de recursos humanos os gestores precisam desenvolver estratégias de comunicação que estimulem a melhor convivência, fazendo com se reconheçam como parte de um propósito comum.

Entre elas, entender as insatisfações e expectativas dos integrantes da equipe. Estabeleça prioridades, faça uma pesquisa interna de satisfação. Os gestores devem estar abertos ao diálogo, se mostrando próximos, disponíveis, para saber o grau de dificuldades e os projetos que os funcionários anseiam.

Estimular a liderança, promover a igualdade e a liberdade na realização dos trabalhos são pontos importantes que devem ser fortalecidos nas relações de trabalho.

Apoie à diversidade

Uma equipe de trabalho é composta por pessoas diversas em suas personalidades, habilidades, crenças, origens biótipo, entre outras características que merecem respeito. Incentivar a diversidade, estimulando a criatividade, com responsabilidade social é dever dos bons gestores.

O respeito às diferenças gera trocas positivas de experiências e, consequentemente, facilitam a resolução de problemas ou conflitos que possam surgir. Especialistas apontam que empresas que respeitam a diversidade nos ambientes corporativos reduzem em até 50% as discórdias.

Tenha horários e espaços flexíveis

A chegada da epidemia do coronavírus promoveu uma verdadeira revolução nas relações de trabalho. Para não encerrarem as atividades, muitas empresas se viram obrigadas a mudar as jornadas de trabalho. E isso, de certa forma, acabou sendo benéfico para os dois lados.

Para a empresa que reduziu custos e para o funcionário que ficou mais satisfeito, podendo realizar uma jornada de trabalho com horários e espaços mais flexíveis. Quem trabalha principalmente na área administrativa ou empresas de tecnologia conseguem uma flexibilização maior.

Seja pela redução de carga horária, trabalho remoto ou em home office, os funcionários conseguem gerenciar melhor o tempo. No entanto, isso não significa que não há cobrança por resultados e metas.

A tecnologia pode ser uma aliada para promover um melhor acompanhamento da equipe nesses casos.

Faça cursos e workshops com as equipes

Treinamentos por meio de cursos, palestras ou workshops refletem o quanto a empresa investe no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. Desta forma, eles se sentem valorizados e satisfeitos.

Consequentemente, funcionários bem treinados se mostram ainda mais comprometidos, estimulados e produtivos.

Ofereça feedbacks

Tão importante quanto os treinamentos, o feedback é essencial para que o funcionário se mantenha informado sobre o seu desempenho. A partir dessa resposta, gestores e equipe podem otimizar o trabalho.

Ajustes possíveis falhas e valorizar os pontos positivos das atividades e do desempenho individual ou em grupo. Os feedbacks devem ser sempre positivos e instrutivos para que colabore com o desenvolvimento profissional de toda equipe.

Reduza a desatenção dos colaboradore

Falta de concentração e desatenção são grandes problemas no ambiente laboral, independente do perfil da empresa. Problemas que afetam a produtividade e o nível de satisfação do trabalhador.

Isso porque, a equipe pode ser penalizada com trabalho e horas extras. Estimular hábitos saudáveis e a implantação de ferramentas tecnológicas podem contribuir para reduzir a desatenção dos colaboradores. Implantar softwares de gestão pode ser uma boa sugestão, tornando as atividades mais eficientes.

Em relação ao bem-estar e saúde, a empresa pode incentivar a prática de atividades físicas, criar espaços mais descontraídos para o descanso, melhorar a comunicação, entre outras iniciativas.

Elabore estratégias de endomarketing

Uma comunicação interna, ou endomarketing, efetiva e eficaz é fundamental para melhorar as relações internas e externas da empresa. Além disso, informa melhor o funcionário sobre produtos ou serviços que venha a comercializar.

Outra vantagem das ações de endomarketing bem planejadas é a valorização e as ações de pertencimento da equipe de trabalho. Isso pode ocorrer de diversas formas, como prêmios por reconhecimento de meta cumprida, bônus ou viagem, por exemplo.

Ações simples, como agradecimentos ou um simples cumprimento diário, também podem fazer a diferença.

Ofereça benefícios corporativos

Em troca da sua força de trabalho todo trabalhador busca uma boa remuneração, reconhecimento, ambiente agradável, benefícios corporativos, entre outros fatores. Este último gera grande impacto no funcionário em relação à empresa.

Quanto maior for o pacote de benefícios, maior a satisfação da equipe. Desta forma a organização atrai e mantém os talentos. Importante defini-los de acordo com os anseios e a necessidade dos trabalhadores.

Em geral os benefícios corporativos mais comuns são os vales-transportes e de alimentação; convênios médico e odontológico; participação nos lucros; parcerias comerciais; horários flexíveis, entre outros.

Promova eventos fora do trabalho como happy hour

Esta é uma excelente ferramenta na promoção de e melhorias do ambiente e das relações de trabalho. Promover eventos dentro ou fora do ambiente corporativo aproxima as pessoas naturalmente.

Isso pode elevar em até 50% o nível de satisfação profissional e aumentar em até sete vezes o envolvimento do profissional com suas tarefas. Esses eventos podem ser desde um happy hour no fim do expediente às festas de confraternizações ou almoços aos fins de semana.

Outra ideia produtiva é incrementar um coffee break antes ou depois de algum treinamento.

Aplique a gamificação

De origem inglesa (gamification) a gamificação nada mais é do que uma técnica que adota jogos em determinadas situações reais.

Ou seja, são estratégias e dinâmicas divertidas que o gestor pode aplicar em competição, iniciativas de cooperação ou até mesmo em busca de solucionar algum tipo de problema.

O conceito de gamificação possui quatro estratégias que visam melhorar a experiência dos participantes:

– Incentivar recomendações;

– Deixar o cliente ou participante escolher a forma de interação;

– Ajudar na solução de problemas;

– Ofertar programas de lealdade mais divertidos.

Benefícios de um bom ambiente de trabalho

ambiente de trabalho colaboradora

Um bom ambiente de trabalho gera acima de tudo motivação e produtividade da equipe. Mas, não é só isso. Os benefícios são inúmeros, dentro e fora da empresa.

Afinal, ambientes saudáveis e construtivos geram boas condições de trabalho; funcionários mais motivados e engajados; há estímulo à inovação; superação de crises com mais facilidade; redução na rotatividade. Vamos conferir outras vantagens:

1. Melhora da satisfação dos colaboradores

Especialistas já comprovaram que ambientes de trabalho agradáveis e saudáveis influenciam diretamente no humor e na forma como realizamos as tarefas diárias. O ambiente salutar estimula, desperta felicidade e motivação.

Portanto, funcionários mais satisfeitos trabalham melhor, elevando a produtividade e a qualidade do trabalho desempenhado. Ambientes de trabalho saudáveis elevam o nível de desenvolvimento do negócio.

2. Redução do número de afastamentos e absenteísmo

Assim como o nível de satisfação e de entrosamento interpessoal, um bom ambiente de trabalho reduz o número de afastamentos, de faltas e de atestados médicos. Como já sabemos boa parte destes problemas são gerados no próprio local de trabalho.

Condições inadequadas, como excesso de ruído ou falta de equipamentos de proteção individual (EPI) podem elevar o volume de absenteísmo e as taxas de turnover.

Para resolver a questão é preciso investir em boas instalações, equipamentos apropriados, ergonomia, treinamento e muito mais.

3. Promoção da imagem da empresa

Trabalhadores satisfeitos criam identidade com a empresa, contribuindo para elevar a sua imagem dentro e fora dela. Sendo parte importante do processo produtivo, o trabalhador busca por melhores resultados, valorizando ainda mais a marca no mercado.

Portanto, aplicar recursos em melhorias para tornar o ambiente de trabalho mais salutar e harmônico não é custo e sim investimento.

4. Aumento da produtividade

Funcionários mais satisfeitos, valorizados e com mais autonomia, trabalham melhor aumentando a produtividade. Afinal é no trabalho, onde passamos a maior parte do dia.

Nele precisamos nos sentir seguros, valorizados, estimulados e com maior liberdade para desenvolverem tarefas com mais criatividade.

Gestores que aproveitam melhor as habilidades e o conhecimento de seus colaboradores, potencializam o trabalho, contribuindo para o desenvolvimento profissional da equipe e da empresa.

5. Estimula o diálogo e a participação nas decisões da empresa

Essas são duas importantes missões de administradores que priorizam um ambiente de trabalho saudável. Estimular o diálogo e a participação do funcionário nas decisões da empresa mostra que a organização valoriza a força de trabalho da sua equipe.

Em ambientes mais harmoniosos os trabalhadores se sentem confortáveis para apresentar suas críticas e sugestões. São mais criativos, participativos e priorizam a melhoria dos resultados e o crescimento profissional e do empreendimento.

Conheça a Conexa Saúde

A Conexa Saúde oferece soluções completas em saúde digital, priorizando a prevenção e o tratamento. Especializada em telemedicina, por meio de sua moderna plataforma de atendimento está revolucionando a forma de acesso à saúde e a experiência do paciente.

Disponibiliza mais de 70 mil profissionais de saúde em mais de 30 especialidades, 24 horas em todos os dias da semana. Com atendimento humanizado a Conexa Saúde otimiza tempo, com consultas agendadas e seguras.

Oferece rapidez no tratamento, com custos menores e maior capacidade de serviços. Por meio da telemedicina todos os dados do paciente, como resultados de exames, são protegidos e armazenados, com acesso restrito.

A Conexa Saúde oferece produtos e serviços personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

Conexa Corporate

Criada especialmente para ambientes corporativos, a Conexa Corporate oferece inúmeras vantagens para a saúde e o bem-estar de todos os funcionários. Independentemente do perfil do negócio, os colaboradores se sentirão mais acolhidos, saudáveis e motivados.

Sem sair da empresa eles terão atendimento médico em diversas especialidades, com agendamento de consultas e também nos casos de urgência. Vantagens que reduzem em até 70%a ida a prontos socorros e clínicas médicas.

Além disso, a proteção de dados é uma das prioridades da Conexa, que mantém seus servidores na nuvem. Todas as informações geradas são criptografadas, seguindo padrões nacionais e internacionais de segurança.

Conclusão

ambiente de trabalho mulheres

Como vimos, o ambiente de trabalho é um dos maiores responsáveis pelos índices de produtividade e desempenho das equipes de uma organização.

Se ele for saudável e agradável produzirá índices positivos em bem-estar social entre os envolvidos no processo produtivo.

Ao contrário, pode trazer danos à saúde dos trabalhadores, gerar baixa produtividade, afastamentos e até desligamentos. Por isso os gestores precisam estar atentos em todos os detalhes.

Investir em programas que proporcionem melhorias na infraestrutura e também nos relacionamentos é fundamental para uma empresa que visa o desenvolvimento sustentável. Afinal, benefícios corporativos vão muito além de um salário atrativo.

É preciso criar espaços agradáveis de trabalho, melhorar o clima organizacional, tratar todos com respeito e valorização.

Boas relações de trabalho também contribuem para aumentar a produtividade e a criatividade dos colaboradores.

Continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content