O intuito da terapia é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente.
De forma equivocada, muitas pessoas ainda acreditam que a terapia é voltada apenas para o tratamento de “loucos”. Além de revelar preconceito, essa afirmação indica falta de conhecimento sobre o tema. Na verdade, o tratamento terapêutico é um ótimo meio de compreender nossos sentimentos e comportamentos enquanto seres sociais que somos.
No post de hoje, veremos alguns benefícios da terapia. Siga lendo o artigo e confira quais são eles.
Promove autoconhecimento
Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo, bem como seus valores e objetivos pessoais. A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos.
No tratamento terapêutico, o autoconhecimento é estimulado na identificação de falhas contínuas na vida da pessoa. Desse modo, ela fica mais preparada para lidar com ideias negativas e emoções adversas. O autoconhecimento ainda promove o fortalecimento da autoestima.
Ajuda a encontrar motivação
A motivação funciona como um impulso para atingir uma finalidade. Parte sempre de dentro da pessoa e, sem ela, torna-se extremamente difícil conquistar um objetivo pessoal ou profissional. A falta de motivação pode estar relacionada à depressão, dentre outros problemas.
O suporte profissional em uma terapia ajuda a levar à tona o que origina a falta de motivação do paciente. Uma pessoa desmotivada tem problemas recorrentes na sua vida pessoal e profissional, já que se sente inibida a executar certas ações. Por meio de tratamento, pode-se ajudar o paciente a impulsionar seus próprios motivos.
Melhora os relacionamentos interpessoais
Para ter uma vida plena e satisfatória é muito importante saber se relacionar bem com o próximo. As relações interpessoais fazem parte do cotidiano do ser humano e podem ser observadas em interações do dia a dia, como as estabelecidas no ambiente de trabalho com colegas, em casa com a família ou no contato com amigos.
A terapia promove o desenvolvimento de habilidades sociais com o intuito de melhorar os relacionamentos interpessoais. O tratamento é útil para os que têm dificuldades em se relacionar com outras pessoas, o que consequentemente evita o isolamento social.
O tratamento terapêutico é um meio de descobrir a fonte dos problemas do paciente e ajudá-lo a lidar melhor com aquilo que lhe gera desconforto. A terapia tem grande importância pelo fato de oferecer à pessoa um novo olhar sobre uma preocupação recorrente dela, de modo a guiá-la para uma solução.
Um psicólogo pode ser um excelente aliado para lhe ajudar a resolver problemas variados que parecem não ter solução. Isso envolve questões como depressão, ansiedade, transtornos alimentares e fobias diversas.
Acreditar nos benefícios da terapia já é um grande passo para quem busca mais qualidade de vida e quer ficar com a saúde mental em dia. É o seu caso? Então entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar você!
Referências:
Rashid, Tayyab, and Martin Seligman. Psicoterapia Positiva: Manual do Terapeuta. Artmed Editora, 2019.